Jump to content

Recommended Posts

Olá caros colegas, espero que estejam todos bem com a vida!

Gostaria de ler as palavras dos mais experientes sobre um questão curiosa que andei pensando nos últimos dias: como colocar ordem na minha vida agitada?

Vou explicar melhor. Quando as minhas aulas da faculdade voltaram, fiquei com o tempo bem apertado para dar atenção a outras coisas como estudar investimentos, cuidar da carteira, ler livros, fazer cursos de especialização, meus hobbys, etc.

Como vocês lidam com um tempo reduzido por causa das responsabilidades?

Qualquer ajuda é muito bem vinda. Agradeço a todos!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

1 minute ago, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse:

Olá caros colegas, espero que estejam todos bem com a vida!

Gostaria de ler as palavras dos mais experientes sobre um questão curiosa que andei pensando nos últimos dias: como colocar ordem na minha vida agitada?

Vou explicar melhor. Quando as minhas aulas da faculdade voltaram, fiquei com o tempo bem apertado para dar atenção a outras coisas como estudar investimentos, cuidar da carteira, ler livros, fazer cursos de especialização, meus hobbys, etc.

Como vocês lidam com um tempo reduzido por causa das responsabilidades?

Qualquer ajuda é muito bem vinda. Agradeço a todos!

Listar o que deve ser feito de útil no dia e na semana e não perder tempo com distrações. Saber que isso será temporário para atingir um objetivo. E não deixar faltar tempo para lazer e hobbys, nem que seja temporariamente reduzido.

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

22 minutes ago, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse:

Vocês usam alguma coisa, como papel e caneta, para se organizarem no que deve ser feito no dia ou na semana?

Obrigado pelas respostas @Rafael Antunes Teixeira Silva e @Edison Luis Paulini!!

Eu usei muito o Trello mas acabei desandando. É legal lá que dá pra fazer uma organização de prioridades legal também.

No geral é papel e caneta até porque gosto mais e dá pra colocar prioridades também   😅

Editado por Edison Luis Paulini
  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse:

Vocês usam alguma coisa, como papel e caneta, para se organizarem no que deve ser feito no dia ou na semana?

Obrigado pelas respostas @Rafael Antunes Teixeira Silva e @Edison Luis Paulini!!

Eu não costumo anotar, mas nunca fiz muitas atividades simultâneas. Costumo focar em um objetivo por vez e manter uma rotina. Por exemplo, quando tinha o objetivo de passar no vestibular, só estudava isso, assim como na faculdade. O máximo que fiz foi estudar após formado enquanto trabalhava para fazer concurso e prova de título. Igual agora que farei a AUVP, não farei mais nada simultâneo, além do trabalho e estudo de inglês que é diário e contínuo, focarei o máximo possível na AUVP, sem outros cursos simultâneos. Mas colocar no papel e visualizar é melhor, ainda mais se tiver um excesso de atividades simultâneas. 

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

12 minutes ago, Karolmara Paula Nunes disse:

Eu anoto no celular o que não pode ser adiado e precisa ser feito naquele dia. Vou apagando conforme vou realizando. Hábitos fixos eu não anoto, já que eu os faço sempre nos mesmos dias e mesmos horários, o que facilita demais a minha organização. 

Isso aí. A rotina ajuda muito a organizar a vida. 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

Cara vc pode tentar  criar uma rotina,   tipo chega domingão, vc pega senta manda uma agenda da semana, isso pode te  fazer "ganhar" algum tempo. Outro rolê  por exemplo se vc já tem uma carteira separa períodos tipo uma ou duas vezes no ano pra vc rever sua carteira, se ela ainda faz sentido se precisa acrescentar ou mudar algo.  Pra algo entrar na carteira leva tempo pra analisar e eventualmente vai ter que ser visto use  períodos de férias  para ajudar nisso.  

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Rafael Antunes Teixeira Silva disse:

não farei mais nada simultâneo

Queria poder fazer apenas uma coisa por vez 😂 Nas minhas férias no começo do ano, pude focar na AUVP. Valeu muito a pena.

Infelizmente, se eu focar só na faculdade, terei que deixar de fazer muita coisa que quero fazer, não acho interessante...

2 horas atrás, Karolmara Paula Nunes disse:

Eu anoto no celular o que não pode ser adiado e precisa ser feito naquele dia. Vou apagando conforme vou realizando. Hábitos fixos eu não anoto, já que eu os faço sempre nos mesmos dias e mesmos horários, o que facilita demais a minha organização. 

O meu maior problema está em inserir o hábito na minha vida 😭 Eu pensei em usar o "Reminder", um aplicativo da Samsung. É tipo uma agenda.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Felipe Rodrigues Yung disse:

Cara vc pode tentar  criar uma rotina,   tipo chega domingão, vc pega senta manda uma agenda da semana, isso pode te  fazer "ganhar" algum tempo.

Acho que vou fazer algo do tipo mesmo.

Como a galera mencionou, escrever no papel o que fazer durante a semana...

1 hora atrás, Felipe Rodrigues Yung disse:

Outro rolê  por exemplo se vc já tem uma carteira separa períodos tipo uma ou duas vezes no ano pra vc rever sua carteira, se ela ainda faz sentido se precisa acrescentar ou mudar algo.  Pra algo entrar na carteira leva tempo pra analisar e eventualmente vai ter que ser visto use  períodos de férias  para ajudar nisso

No meu caso, ainda estou montando a minha carteira kkkkkkk

Estou analisando empresa por empresa aos poucos, quando sobra tempo 😅

Link para compartilhar
Share on other sites

5 minutes ago, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse:

 O meu maior problema está em inserir o hábito na minha vida 😭 Eu pensei em usar o "Reminder", um aplicativo da Samsung. É tipo uma agenda.

Acredito que o mais importante é definir o dia e o horário e não fugir disso por nada, exceto por algo muito grave, o que não irá ocorrer. Hábito é uma construção diária. "O combinado não sai caro", hábito é combinar com você próprio e honrar esse combinado, eu penso assim hehe

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse:

Como vocês lidam com um tempo reduzido por causa das responsabilidades?

Prioridade.

 

E escrito no singular pra não ter margem de dúvida 😅

É difícil, mas se for prioridade a gente acha um tempo pra fazer.

 

Minha sugestão é assim como lá no módulo 1 o Raul te mandou anotar todos os seus gastos da semana em uma planilha aos domingos e colocar em categorias para descobrir onde o seu dinheiro está indo e pode priorizar, faça o mesmo com o seu tempo.

Anote onde está gastando o seu tempo e se isso é um "custo fixo", "conforto", "prazeres", "metas", "liberdade" e assim que descobrir o quanto está gastando e onde vai poder rebalancear sua agenda pra refletir a sua prioridade.

A única diferença é que a liberdade financeira que a gente deixa de usar agora para usar no futuro não vai existir com o tempo, não tem como você guardar tempo pra usar no futuro, então vai fazer uso desse tempo para alguma coisa que vai "te salvar tempo no futuro" ou qualquer outra analogia que faça sentido para você.

 

Se fizer um inventário do seu tempo, descobrir quais são seus ativos (coisas que te salvam tempo), seus passivos (coisas que te tomam tempo), e tratar o tempo da mesma forma que está aprendendo a tratar o seu dinheiro já vai dar uma boa melhorada.

 

Pode ser que realmente em alguns casos a pessoa não tenha tempo, e aí vai ter que priorizar de forma mais rigorosa, abrir mão de prazeres e confortos por algumas semanas para priorizar outras coisas. mas quase sempre dá certo.

 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

18 horas atrás, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse:

Olá caros colegas, espero que estejam todos bem com a vida!

Gostaria de ler as palavras dos mais experientes sobre um questão curiosa que andei pensando nos últimos dias: como colocar ordem na minha vida agitada?

Vou explicar melhor. Quando as minhas aulas da faculdade voltaram, fiquei com o tempo bem apertado para dar atenção a outras coisas como estudar investimentos, cuidar da carteira, ler livros, fazer cursos de especialização, meus hobbys, etc.

Como vocês lidam com um tempo reduzido por causa das responsabilidades?

Qualquer ajuda é muito bem vinda. Agradeço a todos!

Cara isso é um problema eterno e que acontece de forma micro também.
Por exemplo: vc poderia estar com o mesmo problema dentro do trabalho. Com muitas coisas pra fazer.

Uma coisa que é clichê, mas que demorei pra aprender: Quando tudo é prioridade, nada é prioridade.

Você vai continuar tendo mais coisas pra fazer do que você consegue. A questão não é como você faz tudo num tempo limitado, pq é impossível.

A questão é o que você precisa priorizar. Então tudo se resume a organização e priorização.
Você necessariamente vai abrir mão de algumas coisas em prol de outras. A prioridade varia, obviamente. Depende do seu momento de vida e seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...