Jump to content
  • 0

Ações Ordinárias X Preferenciais X Units


Andre Machado

Pergunta

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
55 minutes ago, Andre Machado disse:

Pessoal, se uma empresa tem negociado ações ordinárias, preferenciais e uinits....existe alguma regra, alguma orientação sobre quais ações comprar de uma empresa, ou tanto faz?

Boa noite, Andre!

Comece avaliando o tag along. Temos muitos casos onde, por exemplo, as ações PN não possui tag along e acaba tendo apenas nas ações ON.

Isto leva a um segundo ponto que é verificar a liquidez dos papeis. No exemplo acima quando a PN não tem tag along e a ON tem, a ON normalmente tem baixíssima liquidez o que pode resultar em grandes oscilações de preço bem como dificultar a entrada e/ou saída do papel devido ao volume negociado.

Por fim, você verificar também o preço de qual está mais em conta.

Para avaliar units além de observar o tag along e a liquidez é importante também avaliar o preço mas avaliamos da seguinte forma:

Quando falamos das units de uma empresa elas representam um conjunto de ações tanto PN como ON a fins de a empresa aumentar a liquidez de alguns papéis que possuem poucas movimentações no mercado.

O fator principal para se observar em ações unit é seu preço. Uma vez que uma unit eu uma composição de ações ON e PN (é necessário olhar no estatuto da empresa como é a composição da unit dela, ou seja, quantas ações PN e quantas ações ON cada unit tem). Assim você poderá comparar os preços e ver se sai mais barato uma ação unit ou comprar as ações separadamente. Um exemplo fictício abaixo para entender a conta:

SARD3 R$10

SARD4 R$5

SARD11 (composta por 1 SARD3  e 3 SARD4) 

Se SARD11 estiver sendo negociada acima de R$ 25, você estaria pagando a mais do que comprar as ações separadamente ;

Agora se SARD11 estiver abaixo dos R$25, você estaria comprando um pacote de ações "com desconto".

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Lucas Melo disse:

Minha dúvida é mais técnica; sobre a ação unit de BPAC11

Verifiquei que no fundamentus ele informa:

FREE FLOAT

15,88% ON

54,00% PN

30,00% Total

Então a esse total de 30% seria apara ações Unit? Se não, qual seria e onde posso encontrar ou calcular?

Boa tarde @Lucas Melo. Sim, as ações units do BPAC possuem free float de 30%. Eu particularmente gosto de obter esta informação no fundamentei, mas acredito que a maioria dos sites de coleta de dados disponibilize, alem do ri da empresa

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...