Jump to content
  • 0

Diagrama do Cerrado


Pergunta

Bom dia pessoal, tudo bem. 

Eh galera eu já mencionei numa dúvida anterior e ainda me sinto assim, nesse momento em que estamos está tendo muita muita oportunidade acredito eu, porém pra quem tem um filem maior com bolsa, mas eu ainda estou indo para 5 meses nisso. 

Questão! O diagrama do serrado impede ações ignorantes, porém ela indica compra de ações que nem sempre está num preço teto bom, mas sim fazer o balanceamento da carteira, cabe a mim depois da indicação dela ainda fazer um filtro e colocar em empresa mais descontadas mesmo saindo do balanço?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
32 minutes ago, JONATHAS THIAGO MENDES DA SILVA disse:

Bom dia pessoal, tudo bem. 

Eh galera eu já mencionei numa dúvida anterior e ainda me sinto assim, nesse momento em que estamos está tendo muita muita oportunidade acredito eu, porém pra quem tem um filem maior com bolsa, mas eu ainda estou indo para 5 meses nisso. 

Questão! O diagrama do serrado impede ações ignorantes, porém ela indica compra de ações que nem sempre está num preço teto bom, mas sim fazer o balanceamento da carteira, cabe a mim depois da indicação dela ainda fazer um filtro e colocar em empresa mais descontadas mesmo saindo do balanço?

Bom dia Jonathas!
 

O diagrama serve exatamente para te impedir de fazer essas coisas!
Se preço importa muito pra você, você pode colocar perguntas relacionadas a isso, de forma que você compre menos daquilo que está caro. O Raul já chegou a comentar também sobre algo que algumas pessoas fazem, que é tirar a nota de empresas mais caras pra parar de comprar.

Isso é um pouco pessoal, mas acho que o preço não tem que importar mais do que o risco - que é o que o diagrama mede. Se está barato, mas ele não te manda comprar, provavelmente você já está mais exposto do que deveria, e não é a hora de aportar mais naquele ativo. Lembra que Oi tem estado "barata" há anos, e WEGE tem estado "cara" há anos. Se você fosse se guiar pelo preço, estaria aportando mais na primeira do que na segunda. O diagrama te impede de cometer esses erros. Eu tenho seguido as recomendações bem à risca e tem dado certo.

Eu também tenho uns ativos médios em qualidade que eu tinha um valor bem grande aportado antes de ser aluno, e que caíram muito, mas enquanto o diagrama não me manda aportar, eu não aporto, hehe.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, JONATHAS THIAGO MENDES DA SILVA disse:

Questão! O diagrama do serrado impede ações ignorantes, porém ela indica compra de ações que nem sempre está num preço teto bom, mas sim fazer o balanceamento da carteira, cabe a mim depois da indicação dela ainda fazer um filtro e colocar em empresa mais descontadas mesmo saindo do balanço?

@JONATHAS THIAGO MENDES DA SILVA se voce começar a mudar o filtro usando um critério seu pessoal (mais descontadas) voce ja estaria praticamente desmontando a lógica que pontuou seus ativos... olhando no mes em especifico isso parace bem desconfortavel e estranho, mas se pararmos pra pensar que vamos aportar mes a mes, ano a ano, alguns 10 anos, outros 15, 20 25 30 anos, teremos sempre um preço médio tendendo a ser mais baixo la na frente, e teremos usado um método que nos tira a emoçao na hora do aporte... se mudarmos isso teremos que ficar calculando e tomando ações e criandos possiveis gaps em nossa carteira

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, JONATHAS THIAGO MENDES DA SILVA disse:

Bom dia pessoal, tudo bem. 

Eh galera eu já mencionei numa dúvida anterior e ainda me sinto assim, nesse momento em que estamos está tendo muita muita oportunidade acredito eu, porém pra quem tem um filem maior com bolsa, mas eu ainda estou indo para 5 meses nisso. 

Questão! O diagrama do serrado impede ações ignorantes, porém ela indica compra de ações que nem sempre está num preço teto bom, mas sim fazer o balanceamento da carteira, cabe a mim depois da indicação dela ainda fazer um filtro e colocar em empresa mais descontadas mesmo saindo do balanço?

Bom dia, Jonatas!

Dando uns centavinhos de contribuição junto de nossos amigos.

Acredito que quando entramos na bolsa d e valores somos muito enviesados na questão do preço seja por sempre ouvirmos a história de comprar na baixa e vender na alta ou porque não queremos ficar com aquela sensação de pagar caro idem como quando vamos comprar algo no mercado X e depois que no Y estava mais barato.

A grande questão é que quando estudamos para nossa estratégia de investimentos de longo prazo o que focamos é no valor e não no preço que são coisas totalmente diferentes. E ir pelo preço pode nos sujeitar a erros pois vamos muito mais pelo emocional do que pelo racional.

Por isso seguimos o diagrama do cerrado para evitar este viés emocional e seguir uma lógica racional a que ele se propõe.

Quando fazemos aportes constantes (mensalmente no nosso caso) tendemos a fazer compras em um bom preço médio. Não dá para negar que em algumas ocasiões pegaremos um preço um pouco mais elevado mas o volume de compra já será menor. O mesmo vale para quando compramos pois o preço estará mais baixo. Isso ainda já se baseando no risco dos ativos. Quanto menor o risco, maior o aporte.

Quando fazemos isso em boas empresas você colherá os benefícios no longo prazo. O preço médio estará sempre abaixo do valor da empresa e um bom preço médio também lhe beneficiará no futuro trazendo um bom YOC (Yield on Cost).

 

Espero que contribua!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...