Jump to content
  • 0

Dúvida sobre compensação de lucro & perdas


Fernando Falci Largura

Pergunta

Imagine esse cenário:

Investi na empresa A e tive um lucro (realizado) de R$ 100,00.

Sem relação com isso, a empresa B anuncia que vai pagar 10% de dividendos. Então eu compro R$ 1.000,00. Logo, recebo R$ 100,00 de dividendos. 

Mas como sabemos quando a empresa paga dividendos, esse dinheiro não aparece do nada, e no dia seguinte o valor da ação da empresa vai cair exatamente a mesma quantia. Então no dia que o preço cai eu vendo minha ações da empresa B, realizando uma perca de R$100,00.

No fim, eu fiquei com:

Empresa A: lucro de R$ 100,00

Empresa B: perda de R$ 100,00, e dividendo de R$ 100,00.

Como dividendo não é tributável, é possível fazer essa manobra para não pagar imposto?

Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hour ago, Fernando Falci Largura disse:

Empresa A: lucro de R$ 100,00

Empresa B: perda de R$ 100,00, e dividendo de R$ 100,00.

Como dividendo não é tributável, é possível fazer essa manobra para não pagar imposto?

Mas a vontade de pecar bate forte no coração hein heheh

como a apuração do seu PM é com base em suas compras e a apurados do lucro na realização é calculado com o valor de venda , entendo que sim a ideia acima seria possível ! Massssssss não seria uma prática muito inteligente , mas como curiosidade sim ! Hehehe olha a ideia 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Fernando Falci Largura disse:

Imagine esse cenário:

Investi na empresa A e tive um lucro (realizado) de R$ 100,00.

Sem relação com isso, a empresa B anuncia que vai pagar 10% de dividendos. Então eu compro R$ 1.000,00. Logo, recebo R$ 100,00 de dividendos. 

Mas como sabemos quando a empresa paga dividendos, esse dinheiro não aparece do nada, e no dia seguinte o valor da ação da empresa vai cair exatamente a mesma quantia. Então no dia que o preço cai eu vendo minha ações da empresa B, realizando uma perca de R$100,00.

No fim, eu fiquei com:

Empresa A: lucro de R$ 100,00

Empresa B: perda de R$ 100,00, e dividendo de R$ 100,00.

Como dividendo não é tributável, é possível fazer essa manobra para não pagar imposto?

@Fernando Falci Largura são algumas variáveis que precisariam acontecer para a "manobra" funcionar. No campo teórico é possível. No mundo real, acho bem improvável dar certo. Fora isto, vender vai contra a filosofia que temos aqui. E mesmo que você compre em seguida para repor a posição na carteira você pode comprar mais caro.

Como disse o @Henrique Magalhães, vá e não peques mais.

  • HAHAHAHA 2
Link para compartilhar
Share on other sites

invest
×
×
  • Criar novo...