Jump to content
  • 0

Quando gerar DARF? E como calcular Lucro para geração de DARF?


Pergunta

Bom dia senhores(as)

Estou com as seguintes dúvidas.
Dúvida 01 - Se dentro de um mês eu tiver realizado vendas de FII´s e Ações. no valor total inferior a 20 mil reais, tenho que emitir e pagar DARF somente as FII´s correto?

Dúvida 02 - Se dentro de um mês eu tiver realizado vendas de FII´s e Ações no valor total superior a 20 mil reais, tenho que emitir e pagar DARF referente a todas elas correto?

Dúvida 03 - 

Para calcular o valor do Lucro, preciso do preço médio de venda correto?
Para calcular o preço médio de venda, como devo proceder para fazer a conta considerando a seguinte nota de corretagem?

Segue exemplo....
Devo somar todas as taxas e emolumentos inclusive o IRRF, obter o valor proporcional a cada negociação, e na compra eu somo, e na venda eu abato esses valores?

Ou para realizar o cálculo do preço médio de venda eu incluo somente o IRRF as taxas médias já levantadas, e abato do valor da negociação que foi realizada a venda?

Espero que tenha conseguindo me fazer entender. Pois estou tendo duvidas quanto a esse procedimento para poder gerar DARF.



image.png.cf85d4f9b390df3aaa48347db9862c12.png

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
12 minutes ago, Itrio Tronco Woods De Freitas disse:

Dúvida 01 - Se dentro de um mês eu tiver realizado vendas de FII´s e Ações. no valor total inferior a 20 mil reais, tenho que emitir e pagar DARF somente as FII´s correto?

Correto, deve gerar para os FIIs caso tenha tido lucro na operação.

13 minutes ago, Itrio Tronco Woods De Freitas disse:

Dúvida 02 - Se dentro de um mês eu tiver realizado vendas de FII´s e Ações no valor total superior a 20 mil reais, tenho que emitir e pagar DARF referente a todas elas correto?

Operação com FII - qq valor, teve lucro, gera DARF

Operacao com Acoes - até 20 mil (nao gera DARF), acima de 20 mil e com lucro, gera DARF

temos que tratar como sendo ativos e regras distintas

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Itrio Tronco Woods De Freitas disse:

Dúvida 03 - 

Para calcular o valor do Lucro, preciso do preço médio de venda correto?
Para calcular o preço médio de venda, como devo proceder para fazer a conta considerando a seguinte nota de corretagem?

Vou exemplificar um caso real que eu tive ano passado, veja se te ajuda

Liquidei alguns FIIS que nao estavam mais fazendo sentido na minha estrategia e com isso temos

BCFF e HFOF, todas as compras me fizeram checar no PM e Montante total, e tenho o valor da venda (nestes 2 casos tive preju (inclusive anote-os), estas vendas foram em Abr/2023

image.png.4c99ccc5cfb6f91f355e8599ca24942f.png

Tive também outras vendas mas em Dezembro 2023 (aqui gerei DARF, porem)

image.png.33d93d90c24e0f06df7d72b68f7139ed.png

 

o que eu fiz, planilhei as operações para ver quando o saldo foi positivo para pagar o DARF mas abatendo o prejuízo que eu tive em Abr/2023

image.png.08be1f8f9b11c2b0511108164e6189e2.png

Gerei DARF com valor de 242,38 em Dezembro e paguei em Janeiro 2024

Aproveitando, como ficou esta operação no meu IR (lancei prejuízo de abri/23 e ganhos em dez/2023) e o calculo bateu 100% com o que paguei na DARF

 

image.png.5c0a7b70459f07c7b583a22eac7f3550.png

 

 

 

 

 

 

 

image.png

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
26 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Henrique Magalhães você precisa informar na última coluna o valor do DARF pago, lembrando que se pagou em atraso não incluir juros e multa na hora de informar.

Mas eu paguei em 2024! Por isso não informei ! A data seria a do pagamento não seria ?  (Na verdade é uma dúvida real heheh primeira vez que gero a DARF e não ficou claro qual seria a data fato - data da venda ou data do pagto )

Editado por Henrique Magalhães
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Henrique Magalhães disse:

Mas eu paguei em 2024! Por isso não informei ! A data seria a do pagamento não seria ?  (Na verdade é uma dúvida real heheh primeira vez que gero a DARF e não ficou claro qual seria a data fato - data da venda ou data do pagto )

@Henrique Magalhães pela lógica é pela competência e não pelo caixa, pois estamos informando as ocorrências que tivemos em cada mês e o pagamento refere-se ao mês de dezembro/2023 (no seu caso).

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa tarde Henrique.



Então tenho que contabilizar cada tipo de ativo de forma separada. Contabilizando realização de Lucros somente de FII, e contabilizado lucro somente de Ações e quando estas forem superiores a 20 mil.

Então se eu tiver em um mês vendido por exemplo 21 mil de FII, e mais 19 mil de Ações. Não preciso emitir DARF para as ações pois estou a baixo dos 20 mil.

Mas em outro caso, se tiver vendido 19 mil de FII e 21 mil de ações vou precisar gerar DARF para as ações, e também para as FII´s.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Henrique Magalhães pela lógica é pela competência e não pelo caixa, pois estamos informando as ocorrências que tivemos em cada mês e o pagamento refere-se ao mês de dezembro/2023 (no seu caso).

Show vou corrigir, mas rapaiz a Receita bagunça nossa cabeça legal hein kkk devia ter uma coluna DARF gerada, DARF paga, pq caso eu tivesse esquecido e pago em FEV ia ter multa etc etc hehe

ainda bem que ainda não enviei o IR, revisei este final de semana, mas ainda quero olhar mais alguns detalhes, e ja estou corrigindo este

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 minutes ago, Itrio Tronco Woods De Freitas disse:

Boa tarde Henrique.



Então tenho que contabilizar cada tipo de ativo de forma separada. Contabilizando realização de Lucros somente de FII, e contabilizado lucro somente de Ações e quando estas forem superiores a 20 mil.

Então se eu tiver em um mês vendido por exemplo 21 mil de FII, e mais 19 mil de Ações. Não preciso emitir DARF para as ações pois estou a baixo dos 20 mil.

Mas em outro caso, se tiver vendido 19 mil de FII e 21 mil de ações vou precisar gerar DARF para as ações, e também para as FII´s.

eu geraria inclusive neste segundo cenário darfs separadas para evitar qq confusão, melhor pecar pelo excesso

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 29/04/2024 at 11:45, Henrique Magalhães disse:

Vou exemplificar um caso real que eu tive ano passado, veja se te ajuda

Liquidei alguns FIIS que nao estavam mais fazendo sentido na minha estrategia e com isso temos

BCFF e HFOF, todas as compras me fizeram checar no PM e Montante total, e tenho o valor da venda (nestes 2 casos tive preju (inclusive anote-os), estas vendas foram em Abr/2023

image.png.4c99ccc5cfb6f91f355e8599ca24942f.png

Tive também outras vendas mas em Dezembro 2023 (aqui gerei DARF, porem)

image.png.33d93d90c24e0f06df7d72b68f7139ed.png

 

o que eu fiz, planilhei as operações para ver quando o saldo foi positivo para pagar o DARF mas abatendo o prejuízo que eu tive em Abr/2023

image.png.08be1f8f9b11c2b0511108164e6189e2.png

Gerei DARF com valor de 242,38 em Dezembro e paguei em Janeiro 2024

Aproveitando, como ficou esta operação no meu IR (lancei prejuízo de abri/23 e ganhos em dez/2023) e o calculo bateu 100% com o que paguei na DARF

 

image.png.5c0a7b70459f07c7b583a22eac7f3550.png

 

 

 

 

 

 

 

image.png

Vc faz essa tabela para todos seus ativos? Com número de nota e tal ? 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Károly Hunkár disse:

Vc faz essa tabela para todos seus ativos? Com número de nota e tal ? 

@Károly Hunkár eu baixo na b3 e complemento com as bonificações e splits / inplits! Foi uma forma de calcular eu mesmo o PM, e também me ajudou a entender mais ! Deu um trabalho no primeiro ano que foi em 2023! ! E neste ano apesar de eu ter mais ativos foi até mais tranquilo ! 
como eu sempre fiz eu IR, preferi controlar de um jeito que eu entenda e  aprenda (ainda sou um pouco contra ficar contratando ferramenta que calcula tudo hehehe aí você paga e nem sabe se estar certo e no fim a responsabilidade da darf e ir é do seu cpf )! 
enfim horas bunda na cadeira como sempre 

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...