Jump to content

Pergunta

Postado

Bom dia senhores(as)

Estou com as seguintes dúvidas.
Dúvida 01 - Se dentro de um mês eu tiver realizado vendas de FII´s e Ações. no valor total inferior a 20 mil reais, tenho que emitir e pagar DARF somente as FII´s correto?

Dúvida 02 - Se dentro de um mês eu tiver realizado vendas de FII´s e Ações no valor total superior a 20 mil reais, tenho que emitir e pagar DARF referente a todas elas correto?

Dúvida 03 - 

Para calcular o valor do Lucro, preciso do preço médio de venda correto?
Para calcular o preço médio de venda, como devo proceder para fazer a conta considerando a seguinte nota de corretagem?

Segue exemplo....
Devo somar todas as taxas e emolumentos inclusive o IRRF, obter o valor proporcional a cada negociação, e na compra eu somo, e na venda eu abato esses valores?

Ou para realizar o cálculo do preço médio de venda eu incluo somente o IRRF as taxas médias já levantadas, e abato do valor da negociação que foi realizada a venda?

Espero que tenha conseguindo me fazer entender. Pois estou tendo duvidas quanto a esse procedimento para poder gerar DARF.

image.png.cf85d4f9b390df3aaa48347db9862c12.png

• Brabo 1

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
  On 29/04/2024 at 14:20, Itrio Tronco Woods De Freitas disse:

Dúvida 01 - Se dentro de um mês eu tiver realizado vendas de FII´s e Ações. no valor total inferior a 20 mil reais, tenho que emitir e pagar DARF somente as FII´s correto?

Expand  

Correto, deve gerar para os FIIs caso tenha tido lucro na operação.

Dúvida 02 - Se dentro de um mês eu tiver realizado vendas de FII´s e Ações no valor total superior a 20 mil reais, tenho que emitir e pagar DARF referente a todas elas correto?

Expand  

Operação com FII - qq valor, teve lucro, gera DARF

Operacao com Acoes - até 20 mil (nao gera DARF), acima de 20 mil e com lucro, gera DARF

temos que tratar como sendo ativos e regras distintas

• Brabo 1
  • 0
Postado

Dúvida 03 - 

Para calcular o valor do Lucro, preciso do preço médio de venda correto?
Para calcular o preço médio de venda, como devo proceder para fazer a conta considerando a seguinte nota de corretagem?

Expand  

Vou exemplificar um caso real que eu tive ano passado, veja se te ajuda

Liquidei alguns FIIS que nao estavam mais fazendo sentido na minha estrategia e com isso temos

BCFF e HFOF, todas as compras me fizeram checar no PM e Montante total, e tenho o valor da venda (nestes 2 casos tive preju (inclusive anote-os), estas vendas foram em Abr/2023

image.png.4c99ccc5cfb6f91f355e8599ca24942f.png

Tive também outras vendas mas em Dezembro 2023 (aqui gerei DARF, porem)

image.png.33d93d90c24e0f06df7d72b68f7139ed.png

o que eu fiz, planilhei as operações para ver quando o saldo foi positivo para pagar o DARF mas abatendo o prejuízo que eu tive em Abr/2023

image.png.08be1f8f9b11c2b0511108164e6189e2.png

Gerei DARF com valor de 242,38 em Dezembro e paguei em Janeiro 2024

Aproveitando, como ficou esta operação no meu IR (lancei prejuízo de abri/23 e ganhos em dez/2023) e o calculo bateu 100% com o que paguei na DARF

image.png.5c0a7b70459f07c7b583a22eac7f3550.png

image.png

• Brabo 1
  • 0
Postado (edited)
  On 29/04/2024 at 16:07, Flavio Prado disse:

@Henrique Magalhães você precisa informar na última coluna o valor do DARF pago, lembrando que se pagou em atraso não incluir juros e multa na hora de informar.

Expand  

Mas eu paguei em 2024! Por isso não informei ! A data seria a do pagamento não seria ?  (Na verdade é uma dúvida real heheh primeira vez que gero a DARF e não ficou claro qual seria a data fato - data da venda ou data do pagto )

Editado por Henrique Magalhães
  • Brabo 1
  • 0
Postado
  On 29/04/2024 at 16:31, Henrique Magalhães disse:

Mas eu paguei em 2024! Por isso não informei ! A data seria a do pagamento não seria ?  (Na verdade é uma dúvida real heheh primeira vez que gero a DARF e não ficou claro qual seria a data fato - data da venda ou data do pagto )

Expand  

@Henrique Magalhães pela lógica é pela competência e não pelo caixa, pois estamos informando as ocorrências que tivemos em cada mês e o pagamento refere-se ao mês de dezembro/2023 (no seu caso).

• Brabo 1
  • 0
Postado

Boa tarde Henrique.

Então tenho que contabilizar cada tipo de ativo de forma separada. Contabilizando realização de Lucros somente de FII, e contabilizado lucro somente de Ações e quando estas forem superiores a 20 mil.

Então se eu tiver em um mês vendido por exemplo 21 mil de FII, e mais 19 mil de Ações. Não preciso emitir DARF para as ações pois estou a baixo dos 20 mil.

Mas em outro caso, se tiver vendido 19 mil de FII e 21 mil de ações vou precisar gerar DARF para as ações, e também para as FII´s.

• Brabo 1
  • 0
Postado
  On 29/04/2024 at 17:51, Flavio Prado disse:

@Henrique Magalhães pela lógica é pela competência e não pelo caixa, pois estamos informando as ocorrências que tivemos em cada mês e o pagamento refere-se ao mês de dezembro/2023 (no seu caso).

Expand  

Show vou corrigir, mas rapaiz a Receita bagunça nossa cabeça legal hein kkk devia ter uma coluna DARF gerada, DARF paga, pq caso eu tivesse esquecido e pago em FEV ia ter multa etc etc hehe

ainda bem que ainda não enviei o IR, revisei este final de semana, mas ainda quero olhar mais alguns detalhes, e ja estou corrigindo este

• Brabo 1
  • 0
Postado
  On 29/04/2024 at 17:57, Itrio Tronco Woods De Freitas disse:

Boa tarde Henrique.

Então tenho que contabilizar cada tipo de ativo de forma separada. Contabilizando realização de Lucros somente de FII, e contabilizado lucro somente de Ações e quando estas forem superiores a 20 mil.

Então se eu tiver em um mês vendido por exemplo 21 mil de FII, e mais 19 mil de Ações. Não preciso emitir DARF para as ações pois estou a baixo dos 20 mil.

Mas em outro caso, se tiver vendido 19 mil de FII e 21 mil de ações vou precisar gerar DARF para as ações, e também para as FII´s.

Expand  

eu geraria inclusive neste segundo cenário darfs separadas para evitar qq confusão, melhor pecar pelo excesso

• Brabo 1
  • 0
Postado
  On 29/04/2024 at 14:45, Henrique Magalhães disse:

Vou exemplificar um caso real que eu tive ano passado, veja se te ajuda

Liquidei alguns FIIS que nao estavam mais fazendo sentido na minha estrategia e com isso temos

BCFF e HFOF, todas as compras me fizeram checar no PM e Montante total, e tenho o valor da venda (nestes 2 casos tive preju (inclusive anote-os), estas vendas foram em Abr/2023

image.png.4c99ccc5cfb6f91f355e8599ca24942f.png

Tive também outras vendas mas em Dezembro 2023 (aqui gerei DARF, porem)

image.png.33d93d90c24e0f06df7d72b68f7139ed.png

o que eu fiz, planilhei as operações para ver quando o saldo foi positivo para pagar o DARF mas abatendo o prejuízo que eu tive em Abr/2023

image.png.08be1f8f9b11c2b0511108164e6189e2.png

Gerei DARF com valor de 242,38 em Dezembro e paguei em Janeiro 2024

Aproveitando, como ficou esta operação no meu IR (lancei prejuízo de abri/23 e ganhos em dez/2023) e o calculo bateu 100% com o que paguei na DARF

image.png.5c0a7b70459f07c7b583a22eac7f3550.png

image.png

Expand  

Vc faz essa tabela para todos seus ativos? Com número de nota e tal ? 

• 0
Postado
  On 11/05/2024 at 11:12, Károly Hunkár disse:

Vc faz essa tabela para todos seus ativos? Com número de nota e tal ? 

Expand  

@Károly Hunkár eu baixo na b3 e complemento com as bonificações e splits / inplits! Foi uma forma de calcular eu mesmo o PM, e também me ajudou a entender mais ! Deu um trabalho no primeiro ano que foi em 2023! ! E neste ano apesar de eu ter mais ativos foi até mais tranquilo ! 
como eu sempre fiz eu IR, preferi controlar de um jeito que eu entenda e  aprenda (ainda sou um pouco contra ficar contratando ferramenta que calcula tudo hehehe aí você paga e nem sabe se estar certo e no fim a responsabilidade da darf e ir é do seu cpf )! 
enfim horas bunda na cadeira como sempre 

• Aí cê deu aula... 1
  • Criar novo...