Jump to content

Mogno Africano - Alguém pra compartilhar a experiência?


Recommended Posts

Boa tarde!

Estes dias vi o @Raul Sena respondendo à pergunta se ele já tinha plantado uma árvore e ele citou o Mogno Africano

Em 2021 eu cheguei a pesquisar sobre isso e cheguei até o IBF(instituto brasileiro de florestas) que faz um trabalho de gerenciar áreas para investidores interessados.

Na época, recebi uma planilha deles com uma projeção de plantio de 6hectares que era indecente de bom, mas como parecia bom demais e eu não conhecia(e continuo não conhecendo) este mercado, deixei de lado pensando: "é uma cilada bino" (planilha que recebi em 2021 em anexo. Não tenho a mais atual)

Alguém por aqui que conheça este mercado e investe pode compartilhar experiência conosco?

1603214097PDF_-_6_hectares_10-2020.pdf

Editado por Islan Rocha
pontuação no título
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Islan Rocha mudou o título para Mogno Africano - Alguém pra compartilhar a experiência?
1 hour ago, Islan Rocha disse:

Boa tarde!

Estes dias vi o @Raul Sena respondendo à pergunta se ele já tinha plantado uma árvore e ele citou o Mogno Africano

Em 2021 eu cheguei a pesquisar sobre isso e cheguei até o IBF(instituto brasileiro de florestas) que faz um trabalho de gerenciar áreas para investidores interessados.

Na época, recebi uma planilha deles com uma projeção de plantio de 6hectares que era indecente de bom, mas como parecia bom demais e eu não conhecia(e continuo não conhecendo) este mercado, deixei de lado pensando: "é uma cilada bino" (planilha que recebi em 2021 em anexo. Não tenho a mais atual)

Alguém por aqui que conheça este mercado e investe pode compartilhar experiência conosco?

1603214097PDF_-_6_hectares_10-2020.pdf 73.39 kB · 1 download

@Islan Rocha provavelmente o Raul estava se referindo ao Rodrigo Azevedo, aluno da Turma 9. Ele tem fazenda de plantio de mogno africano em Goiás. O perfil da empresa no Instagram é @salvaflorestalreflorestamento. Eu o conheci em 2022 e ele estava estruturando a operação para receber investimentos. Na época achei bem interessante.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia!

Vou tentar manter este tópico atualizado com o que eu conseguir sobre o assunto.

Entrei em contato com o IBF perguntando se eles tinham material publicitário com pessoas que já passaram por um ciclo completo(corte raso), já que o instituto parece existir há mais de 20 anos. A resposta foi que os plantios mais antigos tem entre 4 e 5 anos 🤦‍♂️

Fiz um novo questionamento e postarei a resposta assim que responderem.

O questionamento:

Quote

Pra fazer as projeções de rentabilidade que vcs enviam aos interessados, imagino q tenham pesquisado sobre a demanda neste mercado. Qual a fonte vcs usam pra estimar a demanda por esta madeira no mercado europeu, que é um dos que vcs citam como destino do material?

 

Vcs também estão rentabilizando estas áreas de reflorestamento com créditos de carbono ou algo do tipo? Se sim, dá pra fornecer também uma estimativa de rentabilidade neste sentido?

 

ótima semana pra todos!

Link para compartilhar
Share on other sites

Respostas pras perguntas que fiz ao pessoal do IBF e postei na msg anterior:

Quote

Usamos o ITTO como fonte para os valores do m³.

 

Por momento ainda não exploramos o crédito de carbono.

Vou desencanar disso novamente. Pode ser um ótimo negócio mas ao menos pra mim tá paracendo que todo mundo está "apostando"  na ideia e ninguém ainda passou pelo ciclo completo da cultura pra provar a teoria

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

48 minutes ago, Islan Rocha disse:

Respostas pras perguntas que fiz ao pessoal do IBF e postei na msg anterior:

Vou desencanar disso novamente. Pode ser um ótimo negócio mas ao menos pra mim tá paracendo que todo mundo está "apostando"  na ideia e ninguém ainda passou pelo ciclo completo da cultura pra provar a teoria

 

Não entendo nada disso, mas geralmente a galera elogia as pesquisas que faço, haha. Então assim que postou eu fui pesquisar e esse instituto me parece os "coachs" modernos vendedores de curso, parece que eles só fazem o meio campo, mas não auxiliam e nem tem ninguém "de sucesso" como case. Em algum lugar até vi alguém perguntando da venda, eles passaram um link de um site tipo um mercadolivre para venda de madeira lá na europa e disse que geralmente vendem para fora do brasil (mas novamente instrução e apoio, nada).

Vi que o @Rodrigo Azevedo esta como "ex-aluno", imagino que tenha terminado o período do curso e ele não tenha seguido com a auvp pra sempre, mas procurei e achei o insta dele https://www.instagram.com/selvaflorestalreflorestamento/ ele da várias dicas, fez um oferta pública da floresta, pelo que vi começou em 2015 com 40 hectares. Se está com real interesse eu acho que vale mais você chamar ele pelo insta mesmo e ter mais informações, em alguma postagem ele chega a falar que já produziu outros tipos de madeira e o que mais vale o investimento é o mogno africano mesmo. Esse instituto ai não me passou confiança nenhuma, haha.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 02/05/2024 at 12:19, Islan Rocha disse:

Boa tarde!

Estes dias vi o @Raul Sena respondendo à pergunta se ele já tinha plantado uma árvore e ele citou o Mogno Africano

Em 2021 eu cheguei a pesquisar sobre isso e cheguei até o IBF(instituto brasileiro de florestas) que faz um trabalho de gerenciar áreas para investidores interessados.

Na época, recebi uma planilha deles com uma projeção de plantio de 6hectares que era indecente de bom, mas como parecia bom demais e eu não conhecia(e continuo não conhecendo) este mercado, deixei de lado pensando: "é uma cilada bino" (planilha que recebi em 2021 em anexo. Não tenho a mais atual)

Alguém por aqui que conheça este mercado e investe pode compartilhar experiência conosco?

1603214097PDF_-_6_hectares_10-2020.pdf 73.39 kB · 4 downloads

Parece bom demais pra ser verdade. Isso já me liga um alerta. Por que algo tão bom estaria dando sopa? Se fosse tão garantido e rentável, pode ter certeza que grandes empresas estariam nesse ramo. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Boa! @Levy Anesi Py Júnior,

Vou consumir o material do perfil do Rodrigo Azevedo. Porém, se for na mesma vibe do IBF vou desencanar também. Vender o sonho é até bom, mas pra quem tem muito capital e pode se dar ao luxo de "apostar" em projetos com maior risco.

Conversando com um amigo sobre esta proposta ele lembrou da época em que esteve em alta também a criação de avestruz. Que parece ter sido um fiasco. A proposta foi bem parecida. Vendiam o sonho e coletavam os investimentos mas a execução deixou muito a desejar.

Enfim, eu não posso me dar ao luxo de arriscar assim. Bora seguir com o "feijão com arroz"

Obrigado pela ajuda

 

Concordo plenamente contigo, @Rafael Antunes Teixeira Silva

Se um dia alguém passar pelo ciclo completo e o negócio se provar viável aí sim será um caso a ser pensado

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 minute ago, Islan Rocha disse:

Boa! @Levy Anesi Py Júnior,

Vou consumir o material do perfil do Rodrigo Azevedo. Porém, se for na mesma vibe do IBF vou desencanar também. Vender o sonho é até bom, mas pra quem tem muito capital e pode se dar ao luxo de "apostar" em projetos com maior risco.

Conversando com um amigo sobre esta proposta ele lembrou da época em que esteve em alta também a criação de avestruz. Que parece ter sido um fiasco. A proposta foi bem parecida. Vendiam o sonho e coletavam os investimentos mas a execução deixou muito a desejar.

Enfim, eu não posso me dar ao luxo de arriscar assim. Bora seguir com o "feijão com arroz"

Obrigado pela ajuda

 

Concordo plenamente contigo, @Rafael Antunes Teixeira Silva

Se um dia alguém passar pelo ciclo completo e o negócio se provar viável aí sim será um caso a ser pensado

Avestruz gerou até uma pirâmide de tão bom que foi, Avestruz Master. rsrs

  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...