Jump to content
  • 0

Esse raciocínio está correto? (S&P 500 - IVVB11)


Leo Araujo

Pergunta

Olá, Sardinhas. Estou engasquetado com uma conta que fiz! Pensando em um investimento de longo prazo, de 10 anos, fiz o seguinte cálculo: se há 10 anos eu tivesse comprado dólares e investido no S&P 500 durante esse período, e hoje convertido o valor aplicado de volta para real, eu teria uma rentabilidade média de 20,3% ao ano. Ou seja, a valorização do S&P 500 somada à desvalorização do real perante o dólar. Uma excelente rentabilidade, certo? Agora, alguém me explica por que diabos vou manter o dinheiro aqui no Brasil? Comparei com o resultado dos fundos de investimento aqui no Brasil, com patrimônio acima de 1 bilhão, e não achei nenhum que superasse esse resultado. Sei que existe o risco país, mas qual país é mais arriscado, Brasil ou EUA? Acredito também que, para os próximos 10 anos, o real continuará desvalorizando perante o dólar. Alguém pode me dar uma luz se esse raciocínio está correto ou se esqueci de considerar algum fator?

 

vlw!!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
7 horas atrás, Leo Araujo disse:

que me irritou quando fiz essa conta é que nenhum desses bancos e corretoras, como XP, Warren, Nord e C6, os gerentes e consultores nunca me apresentaram essa conta simples. Com o tempo, passei a ter a sensação de que os produtos ofertados têm um viés de interesse pessoal e não o que é melhor para minha carteira.

Você tem razão. As indicações desses gerentes e consultores não são pensando em você e sim na comissão deles. Tenho conta na C6 e nunca me importunaram. Mas na XP só vivem me oferecendo furadas, até fundo cetipado já me ofereceram. Esses 24% de fundos de investimentos em sua carteira deve ser obra de seus acessores. 

7 horas atrás, Leo Araujo disse:

tinha reparado nas oscilações do S&P ao longo desses 10 anos. Sem dúvidas nenhuma, tem que ter sangue frio e estar com o psicológico preparado.

Eu passei justamente por essa oscilação nos EUA recente que foi quando comecei a investir. Mas a bolsa sobe caindo no longo prazo tanto aqui quanto nos EUA. Já cheguei a ficar 20% negativo lá e não me afetou em nada. Você vai se acostumando e vê que os ciclos se repetem. É só deixar o tempo agir. Minha carteira é a linha verde e o SP500 a azul. O prazo é curto ainda,  mas por simulações que fiz, em 10 anos o índice tende a perder. Screenshot_20240506_184002.jpg.c20b030fdaccd62b5b1965d0b3e39dd6.jpg

8 horas atrás, Leo Araujo disse:

Cara, quanto mais tempo passa e mais vou estudando, mais confiante fico com o mercado americano e mais indignado com o mercado brasileiro

Ambos os mercados são bons. Lógico que o americano tem muito mais empresas excelentes e oferece grande diversificação de setores. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 minutes ago, Leo Araujo disse:

Olá, Sardinhas. Estou engasquetado com uma conta que fiz! Pensando em um investimento de longo prazo, de 10 anos, fiz o seguinte cálculo: se há 10 anos eu tivesse comprado dólares e investido no S&P 500 durante esse período, e hoje convertido o valor aplicado de volta para real, eu teria uma rentabilidade média de 20,3% ao ano. Ou seja, a valorização do S&P 500 somada à desvalorização do real perante o dólar. Uma excelente rentabilidade, certo? Agora, alguém me explica por que diabos vou manter o dinheiro aqui no Brasil? Comparei com o resultado dos fundos de investimento aqui no Brasil, com patrimônio acima de 1 bilhão, e não achei nenhum que superasse esse resultado. Sei que existe o risco país, mas qual país é mais arriscado, Brasil ou EUA? Acredito também que, para os próximos 10 anos, o real continuará desvalorizando perante o dólar. Alguém pode me dar uma luz se esse raciocínio está correto ou se esqueci de considerar algum fator?

 

vlw!!

Boa noite @Leo Araujo. Existem algumas variaveis que devem ser tambem consideradas neste contexto. Se voce ira usufruir do patrimonio aqui no BRasil deverá considerar tambem o spread de compra e venda do dolar e a tributação (IOF e IR)

Um outro fator a se considerar é a diversificação. Por mais que tenhamos hoje uma situação em que, pelo seu ponto de vista o mercado americano é um mercado mais seguro que o brasileiro, não seria prudente colocar todos os ovos em uma unica cesta. 

Na minha opinião, se voce ira usufruir do seu patrimonio aqui no BRasil, o motivo de voce ter investimentos no exterior estaria relacionado a diversificação, ou seja, um percentual do seu patrimonio podera estar alocado em uma moeda historicamente mais forte do que o real, mas a maior parte deveria estar alocado no Brasil.

Quando iniciamos nos investimentos os nossos olhos se voltam somente para a rentabilidade, mas um bom investidor ira considerar primeiramente os riscos no processo de formação da sua carteira.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Leo Araujo disse:

Olá, Sardinhas. Estou engasquetado com uma conta que fiz! Pensando em um investimento de longo prazo, de 10 anos, fiz o seguinte cálculo: se há 10 anos eu tivesse comprado dólares e investido no S&P 500 durante esse período, e hoje convertido o valor aplicado de volta para real, eu teria uma rentabilidade média de 20,3% ao ano. Ou seja, a valorização do S&P 500 somada à desvalorização do real perante o dólar. Uma excelente rentabilidade, certo? Agora, alguém me explica por que diabos vou manter o dinheiro aqui no Brasil? Comparei com o resultado dos fundos de investimento aqui no Brasil, com patrimônio acima de 1 bilhão, e não achei nenhum que superasse esse resultado. Sei que existe o risco país, mas qual país é mais arriscado, Brasil ou EUA? Acredito também que, para os próximos 10 anos, o real continuará desvalorizando perante o dólar. Alguém pode me dar uma luz se esse raciocínio está correto ou se esqueci de considerar algum fator?

 

vlw!!

Só tem que tomar cuidado com as certezas do passado... a unica certeza que deveríamos ter é que diversificar é bom rsrs

Usando seu exemplo... Se tivesse comprado o S&P em janeiro de 2022 ... lá se vão 2 anos e meio quase... e estaria no 0 a 0 ainda... tendo passado por períodos de -30% ... estaria tudo bem pra você uma situação assim ?

image.png.57f2a0dc0cd03b1db34e1b4baa88a9cc.png

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Leo Araujo disse:

Olá, Sardinhas. Estou engasquetado com uma conta que fiz! Pensando em um investimento de longo prazo, de 10 anos, fiz o seguinte cálculo: se há 10 anos eu tivesse comprado dólares e investido no S&P 500 durante esse período, e hoje convertido o valor aplicado de volta para real, eu teria uma rentabilidade média de 20,3% ao ano. Ou seja, a valorização do S&P 500 somada à desvalorização do real perante o dólar. Uma excelente rentabilidade, certo? Agora, alguém me explica por que diabos vou manter o dinheiro aqui no Brasil? Comparei com o resultado dos fundos de investimento aqui no Brasil, com patrimônio acima de 1 bilhão, e não achei nenhum que superasse esse resultado. Sei que existe o risco país, mas qual país é mais arriscado, Brasil ou EUA? Acredito também que, para os próximos 10 anos, o real continuará desvalorizando perante o dólar. Alguém pode me dar uma luz se esse raciocínio está correto ou se esqueci de considerar algum fator?

 

vlw!!

Moeda e mercado americanos são tão fortes e estáveis que em minha carteira 50% está lá no momento. Mas vejo o pessoal falando que o patrimônio deve estar em sua maior parte onde for usufruir que me questiono pra quanto devo reduzir esse percentual, mas lógico, sem vender. Apenas deixando de aportar nos EUA por um tempo e aportando aqui até rebalancear.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Boa noite @Leo Araujo. Existem algumas variaveis que devem ser tambem consideradas neste contexto. Se voce ira usufruir do patrimonio aqui no BRasil deverá considerar tambem o spread de compra e venda do dolar e a tributação (IOF e IR)

Um outro fator a se considerar é a diversificação. Por mais que tenhamos hoje uma situação em que, pelo seu ponto de vista o mercado americano é um mercado mais seguro que o brasileiro, não seria prudente colocar todos os ovos em uma unica cesta. 

Na minha opinião, se voce ira usufruir do seu patrimonio aqui no BRasil, o motivo de voce ter investimentos no exterior estaria relacionado a diversificação, ou seja, um percentual do seu patrimonio podera estar alocado em uma moeda historicamente mais forte do que o real, mas a maior parte deveria estar alocado no Brasil.

Quando iniciamos nos investimentos os nossos olhos se voltam somente para a rentabilidade, mas um bom investidor ira considerar primeiramente os riscos no processo de formação da sua carteira.

Bom dia, @Adriano Umemura. Obrigado pelo tempo em responder. Sem dúvidas, a diversificação é fundamental para a composição de uma carteira equilibrada, com um nível de risco aceitável. Na conta, considerei o spread cambial. Concordo plenamente em "nunca colocar todos os ovos em uma única cesta".

Na verdade, este post foi mais um desabafo. O que me irritou quando fiz essa conta é que nenhum desses bancos e corretoras, como XP, Warren, Nord e C6, os gerentes e consultores nunca me apresentaram essa conta simples. Com o tempo, passei a ter a sensação de que os produtos ofertados têm um viés de interesse pessoal e não o que é melhor para minha carteira. Este é um dos motivos pelos quais comecei o curso aqui na AVUP, para aprender e desenvolver essa capacidade de avaliar os riscos envolvidos em cada investimento. Estou no terceiro módulo e até agora o conteúdo tem sido bastante esclarecedor.

@Marcelo Ribeiro, tinha reparado nas oscilações do S&P ao longo desses 10 anos. Sem dúvidas nenhuma, tem que ter sangue frio e estar com o psicológico preparado. Se a gente tivesse um botão para desligar as nossas emoções quando se trata de investimento, seria tudo mais fácil. kkkk... Valeu pelo seu tempo.

@Rafael Antunes Teixeira Silva, minha carteira atual está dividida assim: 20% em ações e ETFs americanos, 24% em fundos de investimento, 10% em ações e 46% em renda fixa. Cara, quanto mais tempo passa e mais vou estudando, mais confiante fico com o mercado americano e mais indignado com o mercado brasileiro. rsrsr... Sem dúvidas nenhuma, vou aumentar minhas posições fora do país. Valeu por responder.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...