Jump to content
  • 0

CAGR negativo em fundos imobiliários é preocupante?


Eliane Cunha

Pergunta

Olá investidores, estudando alguns fundos em sites diferentes, encontrei algumas informações que não aparecem em todos os sites, como o CAGR. Como muitos sites de FIIs não trazem esse dado, fiquei me perguntando qual a significância dele, no caso dos FIIs. Alguém sabe me dizer se um Fundo Imobiliário ter um CAGR (5 anos) negativo é preocupante? O quê esse indicador representa nos FIIs?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
34 minutes ago, Eliane Cunha disse:

Olá investidores, estudando alguns fundos em sites diferentes, encontrei algumas informações que não aparecem em todos os sites, como o CAGR. Como muitos sites de FIIs não trazem esse dado, fiquei me perguntando qual a significância dele, no caso dos FIIs. Alguém sabe me dizer se um Fundo Imobiliário ter um CAGR (5 anos) negativo é preocupante? O quê esse indicador representa nos FIIs?

Boa tarde @Eliane Cunha. Como os fiis tem a obrigação de distribuir no minimo 95% dos seus rendimentos, a unica forma deles crescerem de forma consistente seria através de novas emissões. Contudo, mesmo considerando este fato, um CAGR negativo significa que o fundo esta tendo queda no valor da receita ou do lucro. Esta queda de receita ou do lucro pode estar relacionada a fatores como aumento de inadimplencia, vacancia ou algum outro problema de gestão.

Um outro CAGR que pode ser avaliado é tambem em relação ao valor patrimonial do fundo. Um CAGR negativo pode estar relacionado com uma desvalorização dos imóveis que compoem o fundo, seja devido a caracteristicas do proprio imovel ou mesmo um reflexo do mercado imobiliario a qual eles estão inseridos.

Veja se esta explicação atende sua dúvida. Caso tenha algo mais a questionar, poste aqui na comunidade para podermos auxiliar.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
43 minutes ago, Eliane Cunha disse:

Obrigada Adriano, então esse dado é relevante. Vou focar em investir em FIIs com CAGR positivo!

Seria indicado vender um FII que está com CAGR negativo? Quanto tempo esperar avaliando?

@Eliane Cunha não é porque um indicador não está performando que vamos vender. O indicado é congelar os aportes no ativo e ir acompanhando. Verificar se é algo pontual, ou sazonal. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...