Jump to content

Carreira profissional


Recommended Posts

3 horas atrás, Matheus Passos Silva disse:

@Rafael Antunes Teixeira Silva vc sabe mais especificamente a respeito da diferença entre CEA e CPA-10? Eu dei uma olhada no site da ANBIMA, mas dei uma viajada rsrsrs

Tinha visto por alto. Estou analisando ainda. Mas os colegas já nos responderam muito bem. Vou terminar esse curso aqui e ver se faço outro depois ou estudo por conta para a prova. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Lucas Da Silva disse:

Bom dia!!

 

Estou gostando, muita coisa o Raul ja tinha falado nas aulas e lives, mas acaba apronfundando um pouco mais principalmente na questão do sistema financeiro e na matemática financeira, mas to gostando.

Não sei se pode passar por aqui qual o contato desse curso. Se não puder, envie no privado por gentileza. Obrigado. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Lucas Da Silva disse:

Já pensei nisso, inclusive fiz inglês para isso, mas nunca tive a "coragem" de meter a cara e ir para fora. Mas não discartei essa opção para o futuro, minha noiva é psicologa e também tem vontade de ir pra fora trabalhar la.

Vale a pena trabalhar fora. Só fico pensando na questão dos investimentos em si, já q as taxas de juro na Europa são beeeeem baixas.

Editado por Matheus Passos Silva
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Lucas Da Silva disse:

Já pensei nisso, inclusive fiz inglês para isso, mas nunca tive a "coragem" de meter a cara e ir para fora. Mas não discartei essa opção para o futuro, minha noiva é psicologa e também tem vontade de ir pra fora trabalhar la.

Cara cria coragem e vem. Sinceramente o que eu evolui como pessoa e tbm profissionalmente morando e trabalhando em outro pais é imensurável. É uma experiencia que nao tem preço.

Tem perrengue (muito menos do que quem vem ilegal) e nos primeiros meses vai querer abandonar e voltar, mas é normal. Todos passam por isso. Mas depois fica de boa. Sem contar que viaja mais barato (investimento kkkk)  foi um dos motivos que escolhemos a europa, pois aqui conseguimos fazer 3 viagens por ano que no Brasil fariamos somente a cada dois anos.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Matheus Passos Silva disse:

Somos 2 então. Estou pensando nisso também.

Vi um vídeo agora. Além dessas 3 certificações citadas, tem CFP, CNPI, CGA. Uma confusão. Ainda tem prova da Ancor. Tem que avaliar qual melhor para o objetivo. 

Editado por Rafael Antunes Teixeira Silva
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 minutes ago, Rafael Antunes Teixeira Silva disse:

Vi um vídeo agora. Além dessas 3 certificações citadas, tem CFP, CNPI, CGA. Uma confusão. Ainda tem prova da Ancor. Tem que avaliar qual melhor para o objetivo. 

Eu focaria no CEA, porque CFP e CNPI já é algo mais específico que consegue fazer depois com mais facilidade se desejar. Da ancor é pra AAI, acessor.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Adriano Umemura disse:

De forma simplificada

CFP é para ser planejador financeiro
CNPI analista
CGA gestor de fundos

Estas acima juntamente com CPA10,20 e CEA são certificações da Anbima, com exceção do CFP que é uma certificação internacional. A Ancord é uma outra associação com certificações diferentes como o de AI (Assessor de Investimentos)

AAI eram os Agentes autonomos de invetsimentos que hoje são os AI (assessores de investimentos) conhecidos por todos. Geralmente o segundo esta vinculado a uma corretora e basicamente vende os produtos de investimento ganhando no rebate.

Ja o CEA não precisa estar vinculado a uma instituição financeira. Quando vinculado pode trabalhar como consultor e ser remunerado por fee based que é o caso dos consultores da AUVP Capital. Eles não ganham pelo produto mas sim pela gestão do patrimonio.

Muito obrigado pelo esclarecimento. Essa CEA parece a mais interessante pra mim. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

On 06/05/2024 at 19:00, Lucas Da Silva disse:

Fala sardinhas!!

Gostaria da opinião dos senhores sobre carreira profissional. Tenho 25 anos, engenheiro mecânico, fazendo MBA de gestão de projetos pela FGV e trabalho como Analista Junior  de engenharia de produto na empresa Librelato (fabricante de implementos rodoviários), basicamente faço projetos. Ganho em torno de 4k/mes mas algo que me coloca meio pra baixo é ver que a escalada vertical é muito demorada, cerca de 10 anos pra uma remuneração de no máximo uns 10k (isso falando de salário bruto). Gosto do que faço hoje, mas essa questão da escalada me desanima.

Penso em 3 caminhos diferentes:

Abrir um escritório e trabalhar fazendo laudos e projetos como CREA;

Buscar mais capacitação e tentar algo na área de gestão, seja nessa área de projetos mecânicos ou não;

Tirar certificações da área do mercado financeiro e virar consultor. Gosto muito dessa área e me anima muito poder trabalhar nesta área, atualmente estou fazendo um curso preparatório para CEA, e gostaria de tirar a certificação ainda neste semestre.

 

Enfim, quem puder dar uma luz, alguém que ja passou por isso, trabalha nessas áreas, ou só quiser dar pitaco mesmo kkk, estarei ouvindo.

Obrigado!

Cara, vamos lá, sou engenheiro civil e o responsavel por contratar gente pra empresa. 

O MBA é legal, mas tu é recém formado e parece feliz fazendo projetos (infeliz com o valor). Termina o MBA pq começou, mas foca em aprender a projetar, inclusive fazer pós na área técnica. 

Eu vivo recebendo CV de "gestor", "gerente de projetos" e etc.. todo mundo com essa faixa de idade, querendo ser gerente e coordenador de projetos pq acha que dá mais dinheiro, mas na real, bons projetistas faltam muito mais do que "coordenadores de projeto recém formados" e portanto ganham mais. 

As vezes todo trabalho é de projetista, em empresa boa e o cara procurando uma vaga que ninguém tá precisando pq tem essa ilusão que a carreira só existe na gestão. 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 06/05/2024 at 19:33, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse:

Olá @Lucas Da Silva! Muito prazer.

Só bateu uma curiosidade em mim e gostaria de perguntar kkkkkkkkkkk

Tenho 26 anos e cursando Engenharia Mecânica (olha que beleza né kkkk). E já passou pela minha cabeça de cursar algo na FGV para aprimorar a minha carreira. Dito isso, gostaria de saber o que fez você a fazer o MBA de gestão de projetos?

Se puder compartilhar a sua experiência para um cara que está entrando no mundo da Engenharia, ficaria muito grato 😅

Olha a resposta que dei pro autor da pergunta.. 

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@Rafael Antunes Teixeira Silva e @Matheus Passos Silva. Veja que as certificações tem como objetivo a regulação para profissionais do mercado financeiro. O conteudo introduz informações que agregam em relação aos investimentos, mas na minha opinião se voces não tem como objetivo atuar na area não faria sentido prestar a prova. Ate pelo fato que cada prova possui um custo e validade. Depois de um periodo de tempo algumas delas necessitam de novos exames para serem renovadas.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

8 horas atrás, Habib Georges Jarrouge Neto disse:

Cara, vamos lá, sou engenheiro civil e o responsavel por contratar gente pra empresa. 

O MBA é legal, mas tu é recém formado e parece feliz fazendo projetos (infeliz com o valor). Termina o MBA pq começou, mas foca em aprender a projetar, inclusive fazer pós na área técnica. 

Eu vivo recebendo CV de "gestor", "gerente de projetos" e etc.. todo mundo com essa faixa de idade, querendo ser gerente e coordenador de projetos pq acha que dá mais dinheiro, mas na real, bons projetistas faltam muito mais do que "coordenadores de projeto recém formados" e portanto ganham mais. 

As vezes todo trabalho é de projetista, em empresa boa e o cara procurando uma vaga que ninguém tá precisando pq tem essa ilusão que a carreira só existe na gestão. 

Boa, Habib! Na real que comecei o MBA pra criar um networking e abrir portas, além de ser um "pré-requisito" pelo mapa de competencias pra virar analista sr.

Uma pergunta, és de onde?

Sou de criciuma/sc e minha noiva de florianopolis, um dos motivos do MBA tbm foi pra tentar algo em fln mais fácil, pq nessa área de projetos mecanicos la é ta meio difícil...

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Time AUVP (Admin)
On 06/05/2024 at 19:00, Lucas Da Silva disse:

Fala sardinhas!!

Gostaria da opinião dos senhores sobre carreira profissional. Tenho 25 anos, engenheiro mecânico, fazendo MBA de gestão de projetos pela FGV e trabalho como Analista Junior  de engenharia de produto na empresa Librelato (fabricante de implementos rodoviários), basicamente faço projetos. Ganho em torno de 4k/mes mas algo que me coloca meio pra baixo é ver que a escalada vertical é muito demorada, cerca de 10 anos pra uma remuneração de no máximo uns 10k (isso falando de salário bruto). Gosto do que faço hoje, mas essa questão da escalada me desanima.

Penso em 3 caminhos diferentes:

Abrir um escritório e trabalhar fazendo laudos e projetos como CREA;

Buscar mais capacitação e tentar algo na área de gestão, seja nessa área de projetos mecânicos ou não;

Tirar certificações da área do mercado financeiro e virar consultor. Gosto muito dessa área e me anima muito poder trabalhar nesta área, atualmente estou fazendo um curso preparatório para CEA, e gostaria de tirar a certificação ainda neste semestre.

 

Enfim, quem puder dar uma luz, alguém que ja passou por isso, trabalha nessas áreas, ou só quiser dar pitaco mesmo kkk, estarei ouvindo.

Obrigado!

Se você gosta da área mais comercial, relacionamento com o cliente e tal, pode ser uma boa virar consultor, mas não é uma área técnica como as outras que você está analisando.

Envolve muita paciência, drinks, ligações, almoços e visitas presenciais.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

4 minutes ago, Raul Sena disse:

Se você gosta da área mais comercial, relacionamento com o cliente e tal, pode ser uma boa virar consultor, mas não é uma área técnica como as outras que você está analisando.

Envolve muita paciência, drinks, ligações, almoços e visitas presenciais.

Entao, considero que tenho certa habilidade em relações interpessoais, algo da minha característica de perfil, por isso considerei essa opção.

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Lucas Da Silva disse:

Boa, Habib! Na real que comecei o MBA pra criar um networking e abrir portas, além de ser um "pré-requisito" pelo mapa de competencias pra virar analista sr.

Uma pergunta, és de onde?

Sou de criciuma/sc e minha noiva de florianopolis, um dos motivos do MBA tbm foi pra tentar algo em fln mais fácil, pq nessa área de projetos mecanicos la é ta meio difícil...

Cara eu sou de São Paulo. 

Tipo, curta o MBA, aprende, faz contato, mas se tu qusier fazer projeto, a area técnica é carente real! Boa sorte querido!

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

invest
×
×
  • Criar novo...