Jump to content
  • 0

Dúvidas sobre marcação a mercado.


Pergunta

Galerinha primeiramente não me julguem, pois isso aqui foi feito antes de começar o curso, então não entendia muito bem o que era pré-fixado, pós fixado, dentre outras "n" coisas.

image.png.d55bdcba224d5443aba5d094bf4a15a5.png


Guys aqui é ideia não é vender tudo bem? é apenas ver se eu soube pegar um investimento que eu tenho, olhar para ele e colocar o conceito que eu aprendi na prática.

Mas vamos lá para os questionamentos, vejam se eu entendi corretamente.

Esse tesouro direto considerando o conceito de marcação a mercado ele não deveria ser vendido, pois como a taxa de juros aumentou acabou que o título se desvalorizou sendo assim não é hora de vender ele. (Confere?)

Meu segundo questionamento seria o seguinte:

Como ter certeza que estou lucrando ou posso estar perdendo na marcação a mercado? Lá na aula está mostrando um gráfico no qual é possível ver essa diferença dentre o preço teórico e o preço real, existe alguma forma de calcular isso? Uma ferramenta que nos auxilie a visualização desse conteúdo?

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

14 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hour ago, Hermivaldo Braga Oliveira Júnior disse:

Galerinha primeiramente não me julguem, pois isso aqui foi feito antes de começar o curso, então não entendia muito bem o que era pré-fixado, pós fixado, dentre outras "n" coisas.

image.png.d55bdcba224d5443aba5d094bf4a15a5.png


Guys aqui é ideia não é vender tudo bem? é apenas ver se eu soube pegar um investimento que eu tenho, olhar para ele e colocar o conceito que eu aprendi na prática.

Mas vamos lá para os questionamentos, vejam se eu entendi corretamente.

Esse tesouro direto considerando o conceito de marcação a mercado ele não deveria ser vendido, pois como a taxa de juros aumentou acabou que o título se desvalorizou sendo assim não é hora de vender ele. (Confere?)

Meu segundo questionamento seria o seguinte:

Como ter certeza que estou lucrando ou posso estar perdendo na marcação a mercado? Lá na aula está mostrando um gráfico no qual é possível ver essa diferença dentre o preço teórico e o preço real, existe alguma forma de calcular isso? Uma ferramenta que nos auxilie a visualização desse conteúdo?

 

Boa tarde @Hermivaldo Braga Oliveira Júnior. Ao olhar o vencimento do titulo me surgiu uma dúvidas. Este titulo é com pagamento de juros semestrais?

  • Brabo 1
  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Boa tarde @Hermivaldo Braga Oliveira Júnior. Ao olhar o vencimento do titulo me surgiu uma dúvidas. Este titulo é com pagamento de juros semestrais?

Sim ele é de pagamentos semestrais, eu já vi a outra aula depois da aula de marcação a mercado e já vi que fiz merda kkkk

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 minutes ago, Hermivaldo Braga Oliveira Júnior disse:

Sim ele é de pagamentos semestrais, eu já vi a outra aula depois da aula de marcação a mercado e já vi que fiz merda kkkk

Os titulos com pagamentos de juros semestrais podem ser uma alternativa na fase de usufruir do patrimonio. Na fase de crescimento e construção do patrimonio, devido ao fato de que nos primeiros pagamentos as aliquotas de IR serão maiores, eles não seriam os mais indicados.

Em relação a sua duvida de como avaliar se voce esta tendo ganho ou perda com a marcação, a forma mais pratica seria comparando taxas. Por exemplo, o titulo IPCA 2029 esta oferecendo hoje a taxa de IPCA+6,13%. Caso voce compre este titulo hoje e daqui a 1 ano a taxa oferecida no mesmo titulo esteja menor (IPCA + 3% por exemplo) significa que voce ja esta tendo ganho com a marcação. O inverso da mesma forma

Contudo isso não seria suficiente para voce vender o titulo. Voce teria que calcular o IR e verificar se ao resgatar voce conseguiria aportar em outro investimentos que lhe gerasse uma rentabilidade superior ao de IPCA+3% do exemplo acima.

Eu geralmente deixo o titulo entrar na aliquota minima de IR para começar a avaliar se posso ter ganhos com a marcação, a não se em situações que vejo um movimento muito brusco de queda nas taxas oferecidas.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Adriano Umemura até literalmente a 2 horas atrás eu não entendia muito bem esse produto.
Minha carteira foi montada com ajuda de uma galera da XP, porém a turma lá me deu um pé na bunda (eles mudaram algumas políticas internas) e eu fiquei chupando dedo sem entender qual o motivo de cada coisa estar ali.
Então eu vim para a AUVP para que eu mesmo chegue ali e entenda, pesquise e monte algo ou pelo menos saiba questionar aquilo que está me sendo ofertado.

Muito obrigado ai sobre os conselhos. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Hermivaldo Braga Oliveira Júnior disse:

@Adriano Umemura até literalmente a 2 horas atrás eu não entendia muito bem esse produto.
Minha carteira foi montada com ajuda de uma galera da XP, porém a turma lá me deu um pé na bunda (eles mudaram algumas políticas internas) e eu fiquei chupando dedo sem entender qual o motivo de cada coisa estar ali.
Então eu vim para a AUVP para que eu mesmo chegue ali e entenda, pesquise e monte algo ou pelo menos saiba questionar aquilo que está me sendo ofertado.

Muito obrigado ai sobre os conselhos. 

Não se preocupe que estamos aqui para te auxiliar. Qualquer duvida fique a vontade para postar.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 minutes ago, Hermivaldo Braga Oliveira Júnior disse:

@Adriano Umemura até literalmente a 2 horas atrás eu não entendia muito bem esse produto.
Minha carteira foi montada com ajuda de uma galera da XP, porém a turma lá me deu um pé na bunda (eles mudaram algumas políticas internas) e eu fiquei chupando dedo sem entender qual o motivo de cada coisa estar ali.
Então eu vim para a AUVP para que eu mesmo chegue ali e entenda, pesquise e monte algo ou pelo menos saiba questionar aquilo que está me sendo ofertado.

Muito obrigado ai sobre os conselhos. 

Hermivaldo, apenas com um complemento ao tema.

Mesmo que a marcação não esteja favorável neste momento, no "pior" dos casos basta levar o título até o vencimento para receber a rentabilidade contratada em vista que o título terá valer R$1000 no vencimento. 

Claro que por ser um título com pagamento de juros, o ideal é ir reaplicando os valores recebidos.

 

E já fica a dica de pular fora das dicas dos assessores. Nada melhor do que a sensação de liberdade de investir por si sem um assessor buzinando aplicações duvidosas na nossa orelha   😅

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Hermivaldo Braga Oliveira Júnior disse:

Minha carteira foi montada com ajuda de uma galera da XP, porém a turma lá me deu um pé na bunda (eles mudaram algumas políticas internas) e eu fiquei chupando dedo sem entender qual o motivo de cada coisa estar ali.

O motivo de cada coisa em sua carteira é o que era melhor para os acessores que a montaram. Não tem um COE ou um fundo cetipado ou uma OI na carteira? rsrs

Também sou cliente XP e sei como são.

  • Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
36 minutes ago, Jefferson Paz disse:

pessoal voces estão comprando esse título IPCA+6,15% 2035?

estou pensando em comprar um pequeno valor, como primeiro investimento.

Jefferson, se você ainda está estudando e fazendo o cvrso, o melhor seria você aportar no tesouro Selic até concluir os estudos para posteriormente aportar em títulos que façam sentido para sua carteira e para a estratégia que você for montar.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
17 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

Jefferson, se você ainda está estudando e fazendo o cvrso, o melhor seria você aportar no tesouro Selic até concluir os estudos para posteriormente aportar em títulos que façam sentido para sua carteira e para a estratégia que você for montar.

pois é, estou na metade do módulo 3. pelo que entendi das aulas de marcação a mercado, esse titulo que citei me pareceu uma boa pedida, mas obg pela sua dica.
qual titulo de Tesouro Selic vc vê atualmente com bons olhos?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Jefferson Paz disse:

qual titulo de Tesouro Selic vc vê atualmente com bons olhos?

Boa noite @Jefferson Paz. Como o tesouro selic voce pode resgatar a qualquer momento sem risco de perda com a marcação a mercado, voce pode optar por aquele titulo com o maior desagio. Hoje seria o tesouro selic 2029 que esta pagando SELIC + 0,1460%

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 horas atrás, Jefferson Paz disse:

pois é, estou na metade do módulo 3. pelo que entendi das aulas de marcação a mercado, esse titulo que citei me pareceu uma boa pedida, mas obg pela sua dica.
qual titulo de Tesouro Selic vc vê atualmente com bons olhos?

Bom dia, Jefferson!

Como dito pelo @Adriano Umemura, eu sempre olho neste caso o tesouro que está com o maior deságio que normalmente são os com prazos de vencimento maiores. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...