Jump to content
  • 0

Tesouro Selic


Ana Claudia Derio

Pergunta

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
11 minutes ago, Ana Claudia Derio disse:

Boa tarde 

Minha dúvida é:

Se ao comprar o tesouro Selic posso resgatar a qualquer momento, com isso seria o certo procurar sempre o tesouro Selic que estiver pagando mais?

@Ana Claudia Derio todos os títulos do Tesouro Direto são de liquidez diária, no entanto eles sofrem com a marcação a mercado, principalmente o Tesouro Prefixado e o Tesouro IPCA+. No caso do Tesouro Selic a marcação a mercado é muito pequena e acaba sendo imperceptível. Nos outros dois, a marcação a mercado é bem significativa e em um resgate antecipado o valor ser menor que o valor investido, mas se levar até o vencimento você receberá a rentabilidade contratada, portanto sem perdas.

Com relação a qual Tesouro Selic escolher, a diferença é pequena. Normalmente a sugestão é que seja no Tesouro Selic com o vencimento mais longo.

No post do @Edison Luis Paulini ele explica sobre a marcação a mercado.

https://comunidade.auvp.com.br/topic/14479-entendendo-sobre-marcação-a-mercado/

 

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 minutes ago, Ana Claudia Derio disse:

Boa tarde 

Minha dúvida é:

Se ao comprar o tesouro Selic posso resgatar a qualquer momento, com isso seria o certo procurar sempre o tesouro Selic que estiver pagando mais?

Boa tarde, Ana Claudia!

Apenas um complemento a resposta do @Flavio Prado. Apenas atente-se a tabela regressiva do IOF do tesouro. Nos 30 primeiros dias não é muito interessante realizar um resgate pois a rentabilidade seria praticamente consumida inteira.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Flavio Prado disse:

@Ana Claudia Derio todos os títulos do Tesouro Direto são de liquidez diária, no entanto eles sofrem com a marcação a mercado, principalmente o Tesouro Prefixado e o Tesouro IPCA+. No caso do Tesouro Selic a marcação a mercado é muito pequena e acaba sendo imperceptível. Nos outros dois, a marcação a mercado é bem significativa e em um resgate antecipado o valor ser menor que o valor investido, mas se levar até o vencimento você receberá a rentabilidade contratada, portanto sem perdas.

Com relação a qual Tesouro Selic escolher, a diferença é pequena. Normalmente a sugestão é que seja no Tesouro Selic com o vencimento mais longo.

No post do @Edison Luis Paulini ele explica sobre a marcação a mercado.

https://comunidade.auvp.com.br/topic/14479-entendendo-sobre-marcação-a-mercado/

 

Boa tarde!

Em relação a sua sugestão de escolher o vencimento mais longo em títulos com marcação a mercado não elevaria o risco? caso tenha um titulo com vencimento mais curto e com rendimento igual, não seria essa a prioridade de compra ?

Abraços.

Editado por Leonardo Paula
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 minutes ago, Leonardo Paula disse:

Boa tarde!

Em relação a sua sugestão de escolher o vencimento mais longo em títulos com marcação a mercado não elevaria o risco? caso tenha um titulo com vencimento mais curto e com rendimento igual, não seria essa a prioridade de compra ?

Abraços.

@Leonardo Paula no Tesouro Selic não há diferença significativa entre os dois vencimentos oferecidos. O Governo coloca um vencimento mais próximo e outro mais longo somente para agradar os investidores que não gostam de vencimentos curtos e os que não gostam de vencimentos mais longos, mas na prática ambos são de liquidez diária, a marcação a mercado é insignificante. 

Basicamente usamos o Tesouro Selic para parte da reserva de emergência, então um vencimento mais longo demora mais para precisarmos reinvestir no Tesouro Selic novamente, ou então para quando estamos estudando e ainda não sabemos onde alocar o valores que temos e os aportes que vão surgindo enquanto estudamos, e muitas vezes este valor acaba ficando como parte da reserva de emergência quando finalizamos os estudos.

Porém para os demais títulos de Renda Fixa, quando temos a mesma rentabilidade para vencimentos diferentes, normalmente o melhor é o mais curto.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...