Jump to content
  • 0

Bancões


Guilherme De Souza

Pergunta

Bom dia comunidade!

Estou finalizando o curso e pensando sobre a filosofia de "não vender jamais". Sobre isso eu tenho um problema particular, eu já sou investidor há pelo menos 2 anos e entrei na AUVP nesse ano deve fazer 2 meses, hoje o diagrama do Cerrado me manda investir mais em renda fixa então estou focado nisso, mas existe um fator que está me incomodando muito na minha carteira...

 

Temos 5 bancões tradicionais no nosso amado Brasil, e ao longo do meu aprendizado como investidor eu já estou exposto a 3 deles, tenho 70 ações de BBAS3, 212 de ITSA4 e minha aquisição mais recente dessa classe foi 300 de BBDC3 logo antes de entrar na AUVP, isso corresponde a 25% das minhas posições em ações nacionais (50% da minha carteira está em ações nacionais, estou corrigindo isso ao longo do tempo).

Como isso aconteceu? Fui acreditando em oportunidade atrás de oportunidade, e até me rendeu alguns lucros, exceto o Bradesco que foi muito recente e que eu só comprei porque caiu.

Pensando nesse caso estou pensando que estou muito pulverizado nesse setor, o que me impede até mesmo de analisar o BTG Pactual que me parece um negócio interessante, nem parei para ver afundo por conta do fato anterior. A minha ideia é só deixar a nota 0 no Diagrama do Cerrado e deixar esses ativos ali quietinhos e seguir com minha vida, mas gostaria de saber a visão de alguém mais experiente no mercado sobre essa situação, algum santo aí se dispõe?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
22 minutes ago, Guilherme De Souza disse:

Bom dia comunidade!

Estou finalizando o curso e pensando sobre a filosofia de "não vender jamais". Sobre isso eu tenho um problema particular, eu já sou investidor há pelo menos 2 anos e entrei na AUVP nesse ano deve fazer 2 meses, hoje o diagrama do Cerrado me manda investir mais em renda fixa então estou focado nisso, mas existe um fator que está me incomodando muito na minha carteira...

 

Temos 5 bancões tradicionais no nosso amado Brasil, e ao longo do meu aprendizado como investidor eu já estou exposto a 3 deles, tenho 70 ações de BBAS3, 212 de ITSA4 e minha aquisição mais recente dessa classe foi 300 de BBDC3 logo antes de entrar na AUVP, isso corresponde a 25% das minhas posições em ações nacionais (50% da minha carteira está em ações nacionais, estou corrigindo isso ao longo do tempo).

Como isso aconteceu? Fui acreditando em oportunidade atrás de oportunidade, e até me rendeu alguns lucros, exceto o Bradesco que foi muito recente e que eu só comprei porque caiu.

Pensando nesse caso estou pensando que estou muito pulverizado nesse setor, o que me impede até mesmo de analisar o BTG Pactual que me parece um negócio interessante, nem parei para ver afundo por conta do fato anterior. A minha ideia é só deixar a nota 0 no Diagrama do Cerrado e deixar esses ativos ali quietinhos e seguir com minha vida, mas gostaria de saber a visão de alguém mais experiente no mercado sobre essa situação, algum santo aí se dispõe?

Bom dia, Guilherme!

Você estudou estes bancos? Analisou relatórios, históricos, entendeu como eles estão no momento em especial o Bradescão das massas que passa por um momento bem complexo?

Essa na minha opinião seria o primeiro passo a se fazer pois dado seu comentário em investir "acreditando em oportunidade atrás de oportunidade" dá a entender que não houve uma análise qualitativa de fato dos ativos.

Se isso realmente não ocorreu, então sim, vale a pena congelar os aportes no momento para poder estudar os ativos e ver se eles fazem sentido na sua estratégia e estão de acordo com seus princípios.

Caso já tenha feito esses estudo e considerou bons ativos, não vejo motivos para parar de aportar neles.

 

Espero que ajude a pensar!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

Bom dia, Guilherme!

Você estudou estes bancos? Analisou relatórios, históricos, entendeu como eles estão no momento em especial o Bradescão das massas que passa por um momento bem complexo?

Pois então, no momento em que decidi investir eu não tinha sido tão criterioso como sou hoje e nem tinha o conhecimento que tenho agora. Vou manter os aportes congelados até pq estou muito exposto em ações nacionais, mas vou fazer essa análise mais profunda. Pelo que entendi do seu comentário, vender seria besteira do meu emocional, isso?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 minutes ago, Guilherme De Souza disse:

Pelo que entendi do seu comentário, vender seria besteira do meu emocional, isso?

Exatamente, Guilherme.

Você comprou nas emoções (sem estudar os ativos com os critérios que você possui hoje que comentou). Agora fica uma dúvida em saber se o ativo é bom para você ou não.

Vamos imaginar um caso hipotético. Você vende os 3 ativos. Depois de estudar percebe que os 3 são ativos bons e que você quer de fato se tornar sócio. Mas você já se desfez e para voltar agora os preços estão mais altos do que quando comprou antes. Fora o fato que as vendas geram um trabalhinho a mais no IR.

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 minutes ago, Guilherme De Souza disse:

Pois então, no momento em que decidi investir eu não tinha sido tão criterioso como sou hoje e nem tinha o conhecimento que tenho agora. Vou manter os aportes congelados até pq estou muito exposto em ações nacionais, mas vou fazer essa análise mais profunda. Pelo que entendi do seu comentário, vender seria besteira do meu emocional, isso?

Essas empresas são boas. O Bradesco está num momento difícil, acredito que vá melhorar, mas não entraria se estivesse de fora. Itausa pra mim é boa, mas é um Itaú piorado. BB é bom, mas sempre tem a sombra do governo, por isso seu valor de mercado é bem menor que Itaú mesmo entregando resultados semelhantes nos últimos anos. Se acha que não fazem parte de sua estratégia atual, deixe encostado aí em um canto. Quando comprei minhas primeiras ações foi de forma aleatória. Um mês depois vendi depois de estudar muito e fiz uma carteira com critérios. Dentre as ações que não faziam sentido, tinha Petrobras. Se tivesse deixado ela encostada, teria um lucro muito bom em valorização e dividendos desses últimos anos. Eu não vendo mais nada. Só encosto. 

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...