Jump to content
  • 0

Declarando venda no GCAP e IRPF


Vinicius Costa De Abreu

Pergunta

fala pesoal boa noite, estou com duas duvidas comigo aqui.

A primeira Ć© o seguinte. no video de declaraĆ§Ć£o de aƧƵes no exterior o Raul ensina utilizar o GCAP para declarar venda de ativos no exterior. porem o exemplo que ele usa Ć© como se ele tivesse comprado a aĆ§Ć£o apenas uma vez e depois vendido. no meu caso eu tenho diversas datas de compra do mesmo ativo, porem vendi tudo o que tinha numa data sĆ³. dessa maneira como ficaria para declarar isso no GCAP? eu teria que declarar todas as datas de compra uma por uma, e a de venda eu declararia uma vez sĆ³? no caso seriam por exemplo 5 lanƧamentos de aquisiĆ§Ć£o e 1 de alienaĆ§Ć£o (venda) no meu caso que vendi a posiĆ§Ć£o total??? Um detalhe tambem Ć© que tenho aquisiƧƵes feitas em dezembro do ano passado, que foram adiquiridas mais esse ano, porem eu vendi tudo. Nesse caso posso declarar as aquisiƧƵes de dezembro do ano passado no GCAP desse ano, pois fiz aquisiƧƵes do mesmo ativo esse ano. Ou devo informar somente as aquisiƧƵes desse ano? mas ai seria estranho quando eu fosse vender pois informaria um valor de alienaĆ§Ć£o condizente com uma quantidade , sendo que o valor de aquisiĆ§Ć£o seria condizente a outra quantidade

Ā 

Ā 

a segunda duvida Ć© o seguinte, no programa IRPF estĆ£o aparecendo essas duas caixas de tickagem que nĆ£o aparecem nos vĆ­deos:

image.png.2272f088e2cc3b979d1ebed8dc8893d3.png

Ā 

devo marcar algumas delas para os investimentos internacionais????

Editado por Vinicius Costa De Abreu
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 7
  • Criado
  • ƚltima resposta

Top Posters For This Question

Top Posters For This Question

Posted Images

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hora atrƔs, Vinicius Costa De Abreu disse:

fala pesoal boa noite, estou com duas duvidas comigo aqui.

A primeira Ć© o seguinte. no video de declaraĆ§Ć£o de aƧƵes no exterior o Raul ensina utilizar o GCAP para declarar venda de ativos no exterior. porem o exemplo que ele usa Ć© como se ele tivesse comprado a aĆ§Ć£o apenas uma vez e depois vendido. no meu caso eu tenho diversas datas de compra do mesmo ativo, porem vendi tudo o que tinha numa data sĆ³. dessa maneira como ficaria para declarar isso no GCAP? eu teria que declarar todas as datas de compra uma por uma, e a de venda eu declararia uma vez sĆ³? no caso seriam por exemplo 5 lanƧamentos de aquisiĆ§Ć£o e 1 de alienaĆ§Ć£o (venda) no meu caso que vendi a posiĆ§Ć£o total??? Um detalhe tambem Ć© que tenho aquisiƧƵes feitas em dezembro do ano passado, que foram adiquiridas mais esse ano, porem eu vendi tudo. Nesse caso posso declarar as aquisiƧƵes de dezembro do ano passado no GCAP desse ano, pois fiz aquisiƧƵes do mesmo ativo esse ano. Ou devo informar somente as aquisiƧƵes desse ano? mas ai seria estranho quando eu fosse vender pois informaria um valor de alienaĆ§Ć£o condizente com uma quantidade , sendo que o valor de aquisiĆ§Ć£o seria condizente a outra quantidade

Ā 

Ā 

a segunda duvida Ć© o seguinte, no programa IRPF estĆ£o aparecendo essas duas caixas de tickagem que nĆ£o aparecem nos vĆ­deos:

image.png.2272f088e2cc3b979d1ebed8dc8893d3.png

Ā 

devo marcar algumas delas para os investimentos internacionais????

@Vinicius Costa De AbreuĀ sĆ£o algumas etapas, entĆ£o vamos lĆ”.

Primeiro vocĆŖ precisa baixar o programa GACP 2023 no linkĀ https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/download/pgd/gcap (cuidado, Ć© o GCAP 2023 e nĆ£o o GCAP 2024. Ele estĆ” mais para baixo na pĆ”gina).Ā 

Depois vocĆŖ vai lanƧar a alienaĆ§Ć£o das aƧƵes na aba "Direitos/Bens MĆ³veis". LĆ” tem os campos com as informaƧƵes a serem declaradas e como vocĆŖ vendeu dentro do mĆŖs menos de R$35mil, entĆ£o os ganhos sĆ£o isentos.

AĆ­ na declaraĆ§Ć£o anual vocĆŖ vai na aba "Ganho de Capital" no submenu Direitos/Bens MĆ³veis e vai importar a informaĆ§Ć£o do programa GCAP 2023.

Ā 

Com relaĆ§Ć£o aos dois itens "ticĆ”veis", em 99% dos casos nĆ£o vai marcĆ”-los, e me parece que Ć© o seu caso (de nĆ£o marcar as opƧƵes).

Ā 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrƔs, Flavio Prado disse:

Depois vocĆŖ vai lanƧar a alienaĆ§Ć£o das aƧƵes na aba "Direitos/Bens MĆ³veis". LĆ” tem os campos com as informaƧƵes a serem declaradas e como vocĆŖ vendeu dentro do mĆŖs menos de R$35mil, entĆ£o os ganhos sĆ£o isentos

Bom dia @Flavio Prado, entendi o ponto, mas por exemplo eu fiz compra do ativo 3 vezes em datas diferentes, e depois vendi ele todo em uma data sĆ³. Nesse caso como lanƧo a data de compra? Eu coloco a Ćŗltima data de compra e informo o valor total das 3 compras? Ou eu devo lanƧar as 3 compras em itens separados? Por exemplo comprei dia 12/12/2023, dia 04/02/2024 e dia 07/03/2024. AĆ­ depois vendi ele todo no dia 10/05/2024. A data da venda Ć© uma sĆ³, mas da compra sĆ£o trĆŖs dias diferentes, como informo isso no gcap?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 horas atrƔs, Vinicius Costa De Abreu disse:

Bom dia @Flavio Prado, entendi o ponto, mas por exemplo eu fiz compra do ativo 3 vezes em datas diferentes, e depois vendi ele todo em uma data sĆ³. Nesse caso como lanƧo a data de compra? Eu coloco a Ćŗltima data de compra e informo o valor total das 3 compras? Ou eu devo lanƧar as 3 compras em itens separados? Por exemplo comprei dia 12/12/2023, dia 04/02/2024 e dia 07/03/2024. AĆ­ depois vendi ele todo no dia 10/05/2024. A data da venda Ć© uma sĆ³, mas da compra sĆ£o trĆŖs dias diferentes, como informo isso no gcap?

Bom dia @Vinicius Costa De Abreu. Voce lanƧara as 3 datas de compra e a unica data de venda no gcap.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrƔs, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Vinicius Costa De Abreu. Voce lanƧara as 3 datas de compra e a unica data de venda no gcap.

Bom dia @Adriano Umemura, entendi, eu estava pensando nisso sĆ³ que nĆ£o tinha certeza se era dessa forma. EntĆ£o farei 3 lanƧamentos e dentro do ultimo lanƧamento de compra coloco a mesma data de alienaĆ§Ć£o com o valor total de alienaĆ§Ć£o certo?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrƔs, Vinicius Costa De Abreu disse:

Bom dia @Adriano Umemura, entendi, eu estava pensando nisso sĆ³ que nĆ£o tinha certeza se era dessa forma. EntĆ£o farei 3 lanƧamentos e dentro do ultimo lanƧamento de compra coloco a mesma data de alienaĆ§Ć£o com o valor total de alienaĆ§Ć£o certo?

As compras serĆ£o lanƧadas em direitos e bens moveis / identificaĆ§Ć£o aquisiĆ§Ć£o

Ja as venda sĆ£o lanƧadas em direitos e bens moveis / operaĆ§Ć£o / alienaĆ§Ć£o em bolsa de valores

Voce ira colocar as respectivas datas que as operaƧƵes foram realizadas.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrƔs, Adriano Umemura disse:

As compras serĆ£o lanƧadas em direitos e bens moveis / identificaĆ§Ć£o aquisiĆ§Ć£o

Ja as venda sĆ£o lanƧadas em direitos e bens moveis / operaĆ§Ć£o / alienaĆ§Ć£o em bolsa de valores

Voce ira colocar as respectivas datas que as operaƧƵes foram realizadas.

@Adriano Umemura Sim sim, mas como no vĆ­deo do curso mostra, a aquisiĆ§Ć£o e alienaĆ§Ć£o e informada no mesmo bem mĆ³vel declarado, nesse caso como terei que declarar 3 vezes a aquisiĆ§Ć£o de um bem mĆ³vel, por ter sido adiquirido ao longo de trĆŖs datas diferentes, eu terei que colocar alienaĆ§Ć£o em cada declaraĆ§Ć£o? Ou posso informar alienaĆ§Ć£o somente na Ćŗltima declaraĆ§Ć£o, informando a alienaĆ§Ć£o total do bem?

Editado por Vinicius Costa De Abreu
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Em pesquisa aqui verifiquei um mĆ©todo de fazer. quando faƧo compra diversas do mesmo ativo em datas diferentes, e depois Ć© totalmente alienado numa data sĆ³, eu declaro apenas a data de aquisiĆ§Ć£o da ultima compra, com o valor total de compras no ativo e o dolar ptax medio das respectivas datas de compra.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...