Jump to content
  • 0

Declarando venda no GCAP e IRPF


Pergunta

fala pesoal boa noite, estou com duas duvidas comigo aqui.

A primeira é o seguinte. no video de declaração de ações no exterior o Raul ensina utilizar o GCAP para declarar venda de ativos no exterior. porem o exemplo que ele usa é como se ele tivesse comprado a ação apenas uma vez e depois vendido. no meu caso eu tenho diversas datas de compra do mesmo ativo, porem vendi tudo o que tinha numa data só. dessa maneira como ficaria para declarar isso no GCAP? eu teria que declarar todas as datas de compra uma por uma, e a de venda eu declararia uma vez só? no caso seriam por exemplo 5 lançamentos de aquisição e 1 de alienação (venda) no meu caso que vendi a posição total??? Um detalhe tambem é que tenho aquisições feitas em dezembro do ano passado, que foram adiquiridas mais esse ano, porem eu vendi tudo. Nesse caso posso declarar as aquisições de dezembro do ano passado no GCAP desse ano, pois fiz aquisições do mesmo ativo esse ano. Ou devo informar somente as aquisições desse ano? mas ai seria estranho quando eu fosse vender pois informaria um valor de alienação condizente com uma quantidade , sendo que o valor de aquisição seria condizente a outra quantidade

 

 

a segunda duvida é o seguinte, no programa IRPF estão aparecendo essas duas caixas de tickagem que não aparecem nos vídeos:

image.png.2272f088e2cc3b979d1ebed8dc8893d3.png

 

devo marcar algumas delas para os investimentos internacionais????

Editado por Vinicius Costa De Abreu
Link para compartilhar
Share on other sites

13 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hora atrás, Vinicius Costa De Abreu disse:

fala pesoal boa noite, estou com duas duvidas comigo aqui.

A primeira é o seguinte. no video de declaração de ações no exterior o Raul ensina utilizar o GCAP para declarar venda de ativos no exterior. porem o exemplo que ele usa é como se ele tivesse comprado a ação apenas uma vez e depois vendido. no meu caso eu tenho diversas datas de compra do mesmo ativo, porem vendi tudo o que tinha numa data só. dessa maneira como ficaria para declarar isso no GCAP? eu teria que declarar todas as datas de compra uma por uma, e a de venda eu declararia uma vez só? no caso seriam por exemplo 5 lançamentos de aquisição e 1 de alienação (venda) no meu caso que vendi a posição total??? Um detalhe tambem é que tenho aquisições feitas em dezembro do ano passado, que foram adiquiridas mais esse ano, porem eu vendi tudo. Nesse caso posso declarar as aquisições de dezembro do ano passado no GCAP desse ano, pois fiz aquisições do mesmo ativo esse ano. Ou devo informar somente as aquisições desse ano? mas ai seria estranho quando eu fosse vender pois informaria um valor de alienação condizente com uma quantidade , sendo que o valor de aquisição seria condizente a outra quantidade

 

 

a segunda duvida é o seguinte, no programa IRPF estão aparecendo essas duas caixas de tickagem que não aparecem nos vídeos:

image.png.2272f088e2cc3b979d1ebed8dc8893d3.png

 

devo marcar algumas delas para os investimentos internacionais????

@Vinicius Costa De Abreu são algumas etapas, então vamos lá.

Primeiro você precisa baixar o programa GACP 2023 no link https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/download/pgd/gcap (cuidado, é o GCAP 2023 e não o GCAP 2024. Ele está mais para baixo na página). 

Depois você vai lançar a alienação das ações na aba "Direitos/Bens Móveis". Lá tem os campos com as informações a serem declaradas e como você vendeu dentro do mês menos de R$35mil, então os ganhos são isentos.

Aí na declaração anual você vai na aba "Ganho de Capital" no submenu Direitos/Bens Móveis e vai importar a informação do programa GCAP 2023.

 

Com relação aos dois itens "ticáveis", em 99% dos casos não vai marcá-los, e me parece que é o seu caso (de não marcar as opções).

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, Flavio Prado disse:

Depois você vai lançar a alienação das ações na aba "Direitos/Bens Móveis". Lá tem os campos com as informações a serem declaradas e como você vendeu dentro do mês menos de R$35mil, então os ganhos são isentos

Bom dia @Flavio Prado, entendi o ponto, mas por exemplo eu fiz compra do ativo 3 vezes em datas diferentes, e depois vendi ele todo em uma data só. Nesse caso como lanço a data de compra? Eu coloco a última data de compra e informo o valor total das 3 compras? Ou eu devo lançar as 3 compras em itens separados? Por exemplo comprei dia 12/12/2023, dia 04/02/2024 e dia 07/03/2024. Aí depois vendi ele todo no dia 10/05/2024. A data da venda é uma só, mas da compra são três dias diferentes, como informo isso no gcap?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 horas atrás, Vinicius Costa De Abreu disse:

Bom dia @Flavio Prado, entendi o ponto, mas por exemplo eu fiz compra do ativo 3 vezes em datas diferentes, e depois vendi ele todo em uma data só. Nesse caso como lanço a data de compra? Eu coloco a última data de compra e informo o valor total das 3 compras? Ou eu devo lançar as 3 compras em itens separados? Por exemplo comprei dia 12/12/2023, dia 04/02/2024 e dia 07/03/2024. Aí depois vendi ele todo no dia 10/05/2024. A data da venda é uma só, mas da compra são três dias diferentes, como informo isso no gcap?

Bom dia @Vinicius Costa De Abreu. Voce lançara as 3 datas de compra e a unica data de venda no gcap.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Vinicius Costa De Abreu. Voce lançara as 3 datas de compra e a unica data de venda no gcap.

Bom dia @Adriano Umemura, entendi, eu estava pensando nisso só que não tinha certeza se era dessa forma. Então farei 3 lançamentos e dentro do ultimo lançamento de compra coloco a mesma data de alienação com o valor total de alienação certo?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Vinicius Costa De Abreu disse:

Bom dia @Adriano Umemura, entendi, eu estava pensando nisso só que não tinha certeza se era dessa forma. Então farei 3 lançamentos e dentro do ultimo lançamento de compra coloco a mesma data de alienação com o valor total de alienação certo?

As compras serão lançadas em direitos e bens moveis / identificação aquisição

Ja as venda são lançadas em direitos e bens moveis / operação / alienação em bolsa de valores

Voce ira colocar as respectivas datas que as operações foram realizadas.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Adriano Umemura disse:

As compras serão lançadas em direitos e bens moveis / identificação aquisição

Ja as venda são lançadas em direitos e bens moveis / operação / alienação em bolsa de valores

Voce ira colocar as respectivas datas que as operações foram realizadas.

@Adriano Umemura Sim sim, mas como no vídeo do curso mostra, a aquisição e alienação e informada no mesmo bem móvel declarado, nesse caso como terei que declarar 3 vezes a aquisição de um bem móvel, por ter sido adiquirido ao longo de três datas diferentes, eu terei que colocar alienação em cada declaração? Ou posso informar alienação somente na última declaração, informando a alienação total do bem?

Editado por Vinicius Costa De Abreu
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Em pesquisa aqui verifiquei um método de fazer. quando faço compra diversas do mesmo ativo em datas diferentes, e depois é totalmente alienado numa data só, eu declaro apenas a data de aquisição da ultima compra, com o valor total de compras no ativo e o dolar ptax medio das respectivas datas de compra.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Gente, me tirem uma dúvida.
Eu vendi alguns Fiis, mas não anotei o meu preço médio que estava no dia de venda.
Como faço pra saber?

 

Além disso, eu faço a conta do lucro é o valor de venda - o valor médio, isso?

Não consegui ver essas informações na nota de corretagem da corretora Rico, vejo apenas o valor da venda.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa noite, Andressa!

2 horas atrás, Andressa Castelo Branco Guaitolini disse:

Eu vendi alguns Fiis, mas não anotei o meu preço médio que estava no dia de venda.
Como faço pra saber?

Neste caso creio que o melhor a se fazer é pegar os relatórios da B3 e ir debulhando suas compras e calcular o preço médio que você tinha quando fez a venda. 

2 horas atrás, Andressa Castelo Branco Guaitolini disse:

Além disso, eu faço a conta do lucro é o valor de venda - o valor médio, isso?

Exatamente.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Andressa Castelo Branco Guaitolini disse:

Gente, me tirem uma dúvida.
Eu vendi alguns Fiis, mas não anotei o meu preço médio que estava no dia de venda.
Como faço pra saber?

 

Além disso, eu faço a conta do lucro é o valor de venda - o valor médio, isso?

Não consegui ver essas informações na nota de corretagem da corretora Rico, vejo apenas o valor da venda.

@Andressa Castelo Branco Guaitolini o controle do preço médio é responsabilidade do investidor. Basicamente temos duas maneiras de ter o preço médio.

1) pelos relatórios da B3, porém você vai precisar gerar os relatórios de cada ano separadamente e calcular o preço médio, pois a B3 tem limite de 12 meses para gerar o relatório. Além disto, se tiver bonificação você vai precisar pegar a informação do preço da bonificação no RI da empresa.

2) pegar todas as notas de corretagem e calcular o preço médio de cada ticker da primeira compra até a data da venda.

Lembrando que no caso de Ações se você vendeu no total dentro do mês menos de R$20mil e teve lucro, você está isenta de pagar IR. Se vendeu no total mais de R$20mil e teve lucro, você precisa pagar o DARF. No caso dos FIIs não tem isenção, teve lucro na venda, recolhe o DARF.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 18/06/2024 at 16:38, Andressa Castelo Branco Guaitolini disse:

Passei 2 dias em cima dos relatórios, mas consegui!
Nunca mais deixo de anotar nada! hahah

Outra pergunta! 
Vc retiram o valor do 0,03% da taxa da B3 ?
E retiram o IRRF de 0,005%?
Vi alguns videos que retiram, mas na aula de IR, o Raul nao falou isso.

@Andressa Castelo Branco Guaitolini eu acho que o valor não compensa o trabalho rsrsrs

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...