Jump to content
  • 0

diagrama do cerrado


Natalia Pastore

Pergunta

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
3 minutes ago, Natalia Pastore disse:

vejo voces citando sobre o diagrama do cerrado aqui na comunidade e na ultima aula do modulo 3- contrafulxo, o Raul citou o nome mas nao explicou . Onde encontro essa explicacao?

Bom dia, Natalia!

No módulo 4 você verá mais detalhes sobre essa ferramenta que servirá para controlar sua carteira, medir o risco dos ativos que escolher investir depois de os ter estudado e seguir as sugestões de aporte.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Olá Natália, se você está falando do contra fluxo ele chegou a explicar sim, 

Deixa eu ver se sintetizo para você com um exemplo:

Suponha o cenário - Brasil estável - Inflação e Juros dentro do previsto - Mercado aquecido - Contas Governamentais em ordem. Neste caso a Selic está baixa, uns 2%.  Vamos encontrar os títulos do Tesouro Selic pagando 150% da Selic(ou seja 3%a.a. que são os 150% de 2%). 

O cenário com algum tempo depois muda, pois sabemos que a estabilidade é uma ilusão e por algum motivo interno ou externo o Governo perde o controle da economia e precisa captar mais dinheiro, os juros começam a subir e a inflação também e tudo mais que a gente está acostumado a ver. Então a Selic vai a 13,75%, como chegou a pouco tempo atrás, sendo assim aquele título que você comprou a alguns anos atrás a 150% da Selic que pagava pouco(3%) agora estará pagando 20,625% (que são os 150% de 13,75% que é a Selic atual).

Em resumo o contra Fluxo seria isso: Seria aproveitar as oportunidades nos momentos que muitos  não querem por acreditar que seja uma má oportunidade de momento, que na cabeça faz sentido mas que no longo prazo "pode"(pois nada na vida é garantido), te dar um retorno extraordinário. 

Este mesmo pensamento pode ser feito com Selic pré fixada em momentos de inflação alta, eu consegui em 2015 um pré fixado até 2022 de 14,4% da época. Eu não sabia na época o que eu estava fazendo pelos fundamentos, aprendi os fundamentos agora no curso, mas pela lógica e pelo que eu estava acompanhando eu via que isso ia acontecer, uma pena que foi pouco dinheiro pois eu não tinha a organização e renda de hoje, mas fiz um contra fluxo sem saber.

 

A equipe AUVP fique a vontade de corrigir meu comentário se me equivoquei em algum momento sobre o entendimento da explicação sobre o tema.  

 

 

 

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
47 minutes ago, Natalia Pastore disse:

vejo voces citando sobre o diagrama do cerrado aqui na comunidade e na ultima aula do modulo 3- contrafulxo, o Raul citou o nome mas nao explicou . Onde encontro essa explicacao?

Ja ja vc vai ter acesso. Fica tranquila que vc vai usar ele sempre. Vai até cansar de ver o diagrama do cerrado rs 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 horas atrás, Natalia Pastore disse:

vejo voces citando sobre o diagrama do cerrado aqui na comunidade e na ultima aula do modulo 3- contrafulxo, o Raul citou o nome mas nao explicou . Onde encontro essa explicacao?

Boa noite @Natalia Pastore. A aula sobre contrafluxo é a aula 17 do modulo 3 e o diagrama do cerrado na aula 8 do modulo 4

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...