Jump to content
  • 1

Duvidas - Modulo 3 [Tesouro Direto] Contrafluxo


Pergunta

Uma duvida que eu fiquei, caso a inflação esteja alta o que seria interessante a pegar ?

No meu raciocínio seria SELIC, porque IPCA influencia direto na SELIC  mas como estou apenas no mundo das ideias eu não sei se  caso a inflação esteja alta iram emitir títulos da SELIC com um deságio alto, mas certamente uma Inflação alta vai ter um prefixado maior ainda.

Mas ai vem a duvida SELIC ou PREFIXADO ? o que é o contra fluxo em relação a uma inflação alta ?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Recommended Posts

  • 0
2 horas atrás, Lucas Mateus Fernandes disse:

Uma duvida que eu fiquei, caso a inflação esteja alta o que seria interessante a pegar ?

No meu raciocínio seria SELIC, porque IPCA influencia direto na SELIC  mas como estou apenas no mundo das ideias eu não sei se  caso a inflação esteja alta iram emitir títulos da SELIC com um deságio alto, mas certamente uma Inflação alta vai ter um prefixado maior ainda.

Mas ai vem a duvida SELIC ou PREFIXADO ? o que é o contra fluxo em relação a uma inflação alta ?

Boa noite @Lucas Mateus Fernandes. Voce teria que avaliar alem da inflação como esta a selic e qual a sua tendencia. Feito isto ira determinar quais os melhores titulos a serem aportados.

Falando somente dos titulos indexados ao IPCA "provavelmente" em um cenario de inflação alta, os titulos IPCA estarão sendo bastante procurados e consequentemente com taxas menores a serem oferecidas.

Mas teriamos que avaliar o contexto geral para determinarmos o titulo indicado pelo contrafluxo.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Boa noite @Lucas Mateus Fernandes. Voce teria que avaliar alem da inflação como esta a selic e qual a sua tendencia. Feito isto ira determinar quais os melhores titulos a serem aportados.

Falando somente dos titulos indexados ao IPCA "provavelmente" em um cenario de inflação alta, os titulos IPCA estarão sendo bastante procurados e consequentemente com taxas menores a serem oferecidas.

Mas teriamos que avaliar o contexto geral para determinarmos o titulo indicado pelo contrafluxo.

Em um mundo hipotético em que provavelmente os titulos indexados ao IPCA estejam com taxas menores qual seria a análise para acertar no contra fluxo ? SELIC ou prefixado ?


Qual seria o raciocínio para escolher SELIC e qual seria a análise para escolher PREFIXADO ?

 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Então neste momento, conforme o Focus, temos IPCA com tendência de alta e Selic também (https://comunidade.auvp.com.br/topic/14771-focus-relat%C3%B3rio-de-mercado-20052024/).

O foco hoje seria então títulos IPCA+. Títulos pré-fixados ficam fora porque não há expectativa de baixa da Selic, e títulos vinculados ao CDi também ficariam fora porque a Selic não está baixa (ou seja, está alta com expectativa de mais alta).

Faz sentido?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Matheus Passos Silva disse:

Então neste momento, conforme o Focus, temos IPCA com tendência de alta e Selic também (https://comunidade.auvp.com.br/topic/14771-focus-relat%C3%B3rio-de-mercado-20052024/).

O foco hoje seria então títulos IPCA+. Títulos pré-fixados ficam fora porque não há expectativa de baixa da Selic, e títulos vinculados ao CDi também ficariam fora porque a Selic não está baixa (ou seja, está alta com expectativa de mais alta).

Faz sentido?

Vi na corretora btg que temos Tesouro com índice em ipca, cdbs e lca mas a maioria são pré fixados, creio que vi somente os tesouros que não são pré fixados, como devo analisar?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
18 horas atrás, Priscila Andreia disse:

Vi na corretora btg que temos Tesouro com índice em ipca, cdbs e lca mas a maioria são pré fixados, creio que vi somente os tesouros que não são pré fixados, como devo analisar?

Procure analisar renda fixa em geral durante o período da manhã.

Por serem produtos, pode ser que tenham sido esgotados ou retirados e você acabou vendo a "sobra"

Editado por Fernando Rocha
  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, Priscila Andreia disse:

LCI e LCA com índice em ipca+ porém todos pré fixado, irei olhar amanhã pela manhã para ver se encontro pós fixado 

Olá @Priscila Andreia,

Quando você fala em pré-fixado, o que você quer dizer com isso?

No caso, ontem eu estava olhando algumas LCAs com IPCA+ e elas indicavam algo como "LCA IPCA+ 5% a.a.".

Se for isso, e pelo que entendi das aulas, este é um título pré-fixado, mas com rentabilidade meio que pós-fixada. É pré-fixado porque sabemos que será a inflação mais 5% ao ano (no exemplo que indiquei). Mas por outro lado, de certa forma seria pós-fixado porque não sabemos como será a inflação daqui para a frente (especificamente este título era de 2 anos).

Espero ter ajudado de alguma forma! 🚀

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
36 minutes ago, Matheus Passos Silva disse:

Olá @Priscila Andreia,

Quando você fala em pré-fixado, o que você quer dizer com isso?

No caso, ontem eu estava olhando algumas LCAs com IPCA+ e elas indicavam algo como "LCA IPCA+ 5% a.a.".

Se for isso, e pelo que entendi das aulas, este é um título pré-fixado, mas com rentabilidade meio que pós-fixada. É pré-fixado porque sabemos que será a inflação mais 5% ao ano (no exemplo que indiquei). Mas por outro lado, de certa forma seria pós-fixado porque não sabemos como será a inflação daqui para a frente (especificamente este título era de 2 anos).

Espero ter ajudado de alguma forma! 🚀

Faz sentido mesmo já que é uma porcentagem, obrigado pela ajuda!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Matheus Passos Silva e @Priscila Andreia

Um título como no exemplo de IPCA+ 5% é na verdade um título pós fixado.

Apesar de sabermos que está sendo contrata já uma rentabilidade de 5% o título também pagará o IPCA que sofre flutuação. Hoje o IPCA acumulado no ano de 2023 está em 4,62 o que faz com que o título do exemplo pague 9,62%a.a. (IPCA de 4,62 + taxa de 5% vide informe do título).

Um título que paga um percentual do CDI também é um título pós fixado em vista que a Selic que é a base do cálculo do CDI também sofre variação. Ou seja, hoje a Selic está está 10,5% o que faz com que o CDI seja de 10,4%. Na próxima reunião do COPOM

Um título prefixado é um título o qual é pago apenas uma rentabilidade já contratada sem estar atrelado a algum índice que sofra variação que são os casos do IPCA e do CDI como exemplificado acima.

Um título prefixado irá aparecer da seguinte forma como exemplo:

image.png.58caf6d9a719df3a0fc63df4a778fda0.png

 

Notem que o prefixado irá pagar a taxa contratada (13,3%a.a. como no exemplo acima) independente das variações da Selic ou do IPCA.

 

Espero que tenha ficado claro!

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

@Matheus Passos Silva e @Priscila Andreia

Um título como no exemplo de IPCA+ 5% é na verdade um título pós fixado.

Apesar de sabermos que está sendo contrata já uma rentabilidade de 5% o título também pagará o IPCA que sofre flutuação. Hoje o IPCA acumulado no ano de 2023 está em 4,62 o que faz com que o título do exemplo pague 9,62%a.a. (IPCA de 4,62 + taxa de 5% vide informe do título).

Um título que paga um percentual do CDI também é um título pós fixado em vista que a Selic que é a base do cálculo do CDI também sofre variação. Ou seja, hoje a Selic está está 10,5% o que faz com que o CDI seja de 10,4%. Na próxima reunião do COPOM

Um título prefixado é um título o qual é pago apenas uma rentabilidade já contratada sem estar atrelado a algum índice que sofra variação que são os casos do IPCA e do CDI como exemplificado acima.

Um título prefixado irá aparecer da seguinte forma como exemplo:

image.png.58caf6d9a719df3a0fc63df4a778fda0.png

 

Notem que o prefixado irá pagar a taxa contratada (13,3%a.a. como no exemplo acima) independente das variações da Selic ou do IPCA.

 

Espero que tenha ficado claro!

Entendi, e porque fica escrito pré fixado? Isso porque a taxa continua a mesma ? Outra dúvida eu só posso resgatar antes do vencimento os com liquidez diária? 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

@Matheus Passos Silva e @Priscila Andreia

Um título como no exemplo de IPCA+ 5% é na verdade um título pós fixado.

Apesar de sabermos que está sendo contrata já uma rentabilidade de 5% o título também pagará o IPCA que sofre flutuação. Hoje o IPCA acumulado no ano de 2023 está em 4,62 o que faz com que o título do exemplo pague 9,62%a.a. (IPCA de 4,62 + taxa de 5% vide informe do título).

Um título que paga um percentual do CDI também é um título pós fixado em vista que a Selic que é a base do cálculo do CDI também sofre variação. Ou seja, hoje a Selic está está 10,5% o que faz com que o CDI seja de 10,4%. Na próxima reunião do COPOM

Um título prefixado é um título o qual é pago apenas uma rentabilidade já contratada sem estar atrelado a algum índice que sofra variação que são os casos do IPCA e do CDI como exemplificado acima.

Um título prefixado irá aparecer da seguinte forma como exemplo:

image.png.58caf6d9a719df3a0fc63df4a778fda0.png

 

Notem que o prefixado irá pagar a taxa contratada (13,3%a.a. como no exemplo acima) independente das variações da Selic ou do IPCA.

 

Espero que tenha ficado claro!

Deixa eu fazer a pergunta melhor, tem muitos com índice que fica escrito pré fixado, neste casa oque é que fica pré fixado então?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
32 minutes ago, Priscila Andreia disse:

Deixa eu fazer a pergunta melhor, tem muitos com índice que fica escrito pré fixado, neste casa oque é que fica pré fixado então?

Só se eles estão se referindo ao percentual a frente como aqueles 5% do exemplo do IPCA+ 

Mas é importante saber que títulos com pagamentos envoltos de CDI e IPCA são pós fixados.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Edison Luis Paulini disse:

@Matheus Passos Silva e @Priscila Andreia

Um título como no exemplo de IPCA+ 5% é na verdade um título pós fixado.

Apesar de sabermos que está sendo contrata já uma rentabilidade de 5% o título também pagará o IPCA que sofre flutuação. Hoje o IPCA acumulado no ano de 2023 está em 4,62 o que faz com que o título do exemplo pague 9,62%a.a. (IPCA de 4,62 + taxa de 5% vide informe do título).

Um título que paga um percentual do CDI também é um título pós fixado em vista que a Selic que é a base do cálculo do CDI também sofre variação. Ou seja, hoje a Selic está está 10,5% o que faz com que o CDI seja de 10,4%. Na próxima reunião do COPOM

Um título prefixado é um título o qual é pago apenas uma rentabilidade já contratada sem estar atrelado a algum índice que sofra variação que são os casos do IPCA e do CDI como exemplificado acima.

Um título prefixado irá aparecer da seguinte forma como exemplo:

image.png.58caf6d9a719df3a0fc63df4a778fda0.png

 

Notem que o prefixado irá pagar a taxa contratada (13,3%a.a. como no exemplo acima) independente das variações da Selic ou do IPCA.

 

Espero que tenha ficado claro!

Daí a importância do contrafluxo, correto?

Porque numa dessa vc tem um pré-fixado a 13,3%, mas a Selic vai para os 13%, e ficamos na vantagem rsrsrs.

Ainda que um pré de 13,3% parece ser meio imbatível por enquanto (a não ser que a inflação aumente ainda mais).

Correto este raciocínio?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 minutes ago, Matheus Passos Silva disse:

Daí a importância do contrafluxo, correto?

Porque numa dessa vc tem um pré-fixado a 13,3%, mas a Selic vai para os 13%, e ficamos na vantagem rsrsrs.

Ainda que um pré de 13,3% parece ser meio imbatível por enquanto (a não ser que a inflação aumente ainda mais).

Correto este raciocínio?

Certíssimo o raciocínio, amigo!

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Edison Luis Paulini disse:

Só se eles estão se referindo ao percentual a frente como aqueles 5% do exemplo do IPCA+ 

Mas é importante saber que títulos com pagamentos envoltos de CDI e IPCA são pós fixados.

Só mais uma dúvida,quando sei que posso tirar meu dinheiro quando eu quiser ? É quando tem liquidez diária somente? Ou quando pode fazer amortização ?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Priscila Andreia disse:

Só mais uma dúvida, quando sei que posso tirar meu dinheiro quando eu quiser ? É quando tem liquidez diária somente? Ou quando pode fazer amortização ?

Priscila, em suma os de liquidez diária são os que garantem a venda bem como os títulos do tesouro que o governo garante a liquidez. 

Quanto a quaisquer outros títulos existem um risco de não conseguir fazer o resgate antecipado. Para se antecipar, é necessário você vender seu título no mercado secundário. para que isso seja feito, você deve comunicar para a sua corretora qual título você deseja vender. A corretora por sua vez irá avaliar se aquele título possui liquidez. Caso não possua, eles não disponibilizam o título para venda. E em caso de se ter liquidez as corretoras cobram um rebate para dispor seu título a venda e esse rebate pode eventualmente consumir uma parte significativa do lucro obtido até então.

 

Espero que tenha ficado claro e estamos aí para mais dúvidas!

  • Brabo 1
  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...