Jump to content
  • 0

juros semestrais x anuais


Pergunta

Bom dia, Galera!

 

 

Estou com uma dúvida, na aula do Tesouro o Raul falou sobre os juros semestrais que não compensa, não deixaria agir juros compostos.

 

Nos casos de CRI e CRA, existem pagamentos trimestrais, semestrais e anual, essa ideia dos juros semestrais não deixar agir a mágica dos juros compostos serve aqui também, certo?  E aí seria melhor pensar nos pagamentos de juros anual?

 

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
8 minutes ago, Jose Antonio Victor Henrique Morgado disse:

Bom dia, Galera!

 

 

Estou com uma dúvida, na aula do Tesouro o Raul falou sobre os juros semestrais que não compensa, não deixaria agir juros compostos.

 

Nos casos de CRI e CRA, existem pagamentos trimestrais, semestrais e anual, essa ideia dos juros semestrais não deixar agir a mágica dos juros compostos serve aqui também, certo?  E aí seria melhor pensar nos pagamentos de juros anual?

 

 

Bom dia, Jose!

Quando falamos que os pagamentos semestrais não ajudam nos juros compostos é porque não acontece de forma automática por assim dizer.  Quando temos os títulos que pagam os juros, sejam trimestrais, semestrais ou anuais, significa que o valor rendido volta para você. Isso implica que você precisa reaplicar os valores para fazerem os juros compostos acontecerem.

O X da questão é que aqui mora um risco de se diminuir a rentabilidade.

Vamos a um exemplo fictício para ilustrar este ponto:

Suponha que você adquiriu um CRI com pagamento semestral que paga IPCA+ 8% com pagamento de juros semestrais.

Quando você recebe o valor dos juros, seria ideal reaplicar este valor em títulos que paguem pelo menos o IPCA+8%. Porém imagine que no momento de reaplicar os valores você só encontrou títulos pagando IPCA+ 6%. Em teoria você estaria fazendo os juros compostos mas perdendo a rentabilidade de IPCA+ 8% que o título inicial estava pagando.

 

 

Espero que tenha ficado claro e ajude no tema!

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 minutes ago, Jose Antonio Victor Henrique Morgado disse:

Valeu, Edison.    Entendi meu amigo, o risco seria achar títulos para não perder a rentabilidade inicial.

Exatamente, Jose! Isso pode dar uma atrasada nas rentabilidades.

Por isso dizemos que estes títulos com pagamentos de juros são mais voltados para quem já vive de renda pois não há essa necessidade de se reaplicar pois estaríamos usufruindo do valor e facilita a previsão pois se tem meses específicos para receber os valores.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Jose Antonio Victor Henrique Morgado somente complementando a resposta do @Edison Luis Paulini. Nos titulos do tesouro existe um outro problema que é a aliquota de IR. Como a aliquota é regressiva, nos primeiros pagamentos dos cupons irão incidir aliquotas maiores, diminuindo a sua rentabilidade caso voce recebesse principal +juros no vencimento acima de 2 anos

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...