Post popular Arthur Santos Oliveira Postado 26 de Maio Post popular Compartilhar Postado 26 de Maio Controle financeiro excessivo, dificuldades de aceitar perdas financeiras (mesmo que pequenas), grande resistência de se expor a riscos e de confiar em pessoas para negócios. Além de uma insegurança quase constante de um olhar pessimista em relação ao futuro financeiro. Ponderado os exageros, é possível ter sucesso na gestão patrimonial e desenvolvimento de carreira apesar desses traços dominantes, ou é algo que via de regra tende trazer prejuízos devendo ser "combatido"? Mto obg investidores! 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Felipe Gabriel Ferraz Corrêa Postado 26 de Maio Post popular Compartilhar Postado 26 de Maio Olá, @Arthur Santos Oliveira! Boa noite. Assim como em muitos aspectos da vida, devemos buscar um equilíbrio entre as coisas. Você mencionou o "controle financeiro", que é essencial para construir nosso patrimônio, como ensinado na obra "O homem mais rico da Babilônia". Devemos evitar gastos impulsivos e desnecessários, mas sem nos privarmos de pequenos prazeres que trazem satisfação no dia a dia. Afinal, nunca ouvi falar de alguém que enriqueceu por deixar de comprar um cafezinho ocasional. Quanto à "grande resistência de se expor a riscos", a cautela é importante, especialmente em investimentos. No entanto, é possível calcular os riscos de forma que, mesmo se perdermos o dinheiro investido em opções mais arriscadas, isso não cause danos significativos ao nosso patrimônio. Como mencionei no começo, o segredo é buscar um equilíbrio na sua vida financeira. Exageros podem sim atrapalhar a construção do patrimônio, mas uma abordagem balanceada permite crescimento com segurança. Abraços! 6 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Edison Paulini Postado 26 de Maio Post popular Compartilhar Postado 26 de Maio 1 hour ago, Arthur Santos Oliveira disse: Controle financeiro excessivo, dificuldades de aceitar perdas financeiras (mesmo que pequenas), grande resistência de se expor a riscos e de confiar em pessoas para negócios. Além de uma insegurança quase constante de um olhar pessimista em relação ao futuro financeiro. Ponderado os exageros, é possível ter sucesso na gestão patrimonial e desenvolvimento de carreira apesar desses traços dominantes, ou é algo que via de regra tende trazer prejuízos devendo ser "combatido"? Mto obg investidores! Boa noite, Arthur! Como nosso amigo @Felipe Gabriel Ferraz Corrêa comentou, é necessário equilíbrio nas coisas. Receio em dizer que existem dois tipos de pessoas na vida: as que já perderam dinheiro e as que vão perder. Isso é inevitável. Mas o que nos conforta é que podemos minar muito essas perdas e exposição aos riscos e vice aprenderá isso ao longo do cvrso no quesito de investimentos, classes de ativos bem como ver ao longo do anos um retorno dessa dedicação nos estudos e nos aportes. O resultado real não vem rápido. É necessário de fato tempo, trabalho e muita paciência. Não só nos investimentos como na vida mesmo. Somos feitos de erros e acertos e se negar a perder não faz parte do jogo. A única forma de não perder penso que é em não se expor a nada. Porém não se expor a nada e não dar a cara a tapa não nos leva a lugar nenhum. Ademais, conte aqui com nosso cardume nesses desafios em muitos aspectos: nos estudos, nas trocas de ideias sobre temas financeiros e de empreendimento, negócios e afins. Tem muita gente aqui que tem a oferecer e pode ir quebrando essas barreiras. E por fim, gostaria de deixar uma indicação de leitura sobre um dos pontos que comentou. "Os segredos da mente milionária" para você pensar mais sobre esses vieses sobre dinheiro. Espero que seja de valia! 5 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Mikhail Koslowski Postado 27 de Maio Post popular Compartilhar Postado 27 de Maio 3 horas atrás, Arthur Santos Oliveira disse: Ponderado os exageros, é possível ter sucesso na gestão patrimonial e desenvolvimento de carreira apesar desses traços dominantes, ou é algo que via de regra tende trazer prejuízos devendo ser "combatido"? Acredito que são coisas ortogonais. Você pode ser bem rigoroso com seus controles financeiros, evitar a todo custo riscos desconhecidos, não confiar em ninguém e achar que o mundo vai sempre piorar e montar uma estratégia pra se defender disso e "ter sucesso". Agora, se está perguntando eu diria que é por que algo está te incomodando. Então talvez valha a pena explorar um pouco mais esse seu incômodo e entender de onde ele vem e se ele está te atrapalhando ou não. Se estiver, resolva. Se não estiver e quiser conviver com isso, deixa lá. Além da sugestão do @Edison Luis Paulini, sugiro também que refaça o módulo 1. Leia o ebook, refaça o módulo sem a pressão de concluir mas com o foco em refletir mais sobre cada item. talvez isso te ajude a entender o que está te incomodando mais. E especificamente sobre aceitar perdas tenho 2 pontos: 1. A vários anos atrás quando eu comecei a trabalhar e consegui juntar alguma coisa, fiz uma cagada e perdi tudo o que tinha guardado (equivalente a uns 35k hoje). Fiquei remoendo isso por um tempo, procurando uma forma de recuperar tão rápido quanto perdi. E me custou entender que ficar remoendo não me ajudaria. Muitas vezes não tem como recuperar o que perdeu, o que da pra fazer é continuar construindo seu patrimônio e cuidar pra não errar mais da mesma forma. 2. Cuidado se isso tiver a ver com ficar olhando o valor dos ativos. Tipo "comprei X e caiu Y%". Se você vender, na emoção, a perda é certa. Porém se segurar pode ser que nunca perca. Então o ponto aqui é deixar a emoção de lado, traçar uma estratégia e seguir ela. Esquece ficar lendo notícia e agindo por impulso (comprar e vender quando e o que não deve) que isso já vai te ajudar com mais da metade dos problemas de "aceitar perdas" pois elas não vão existir. 6 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Arthur Santos Oliveira Postado 27 de Maio Author Compartilhar Postado 27 de Maio Caros sardinhas, boa noite! @Felipe Gabriel Ferraz Corrêa, varias vezes vejo a referência da obra: "O homem mais rico da Babilônia" nos conteúdos de finanças que consumo mas eu nunca li a obra, vou fazer isso assim que possível! Mto obg pela indicação e por sua resposta! Concordo totalmente contigo que o ouro seja a capacidade de encontrarmos o nosso próprio equilíbrio. @Edison Luis Paulini, há muito tempo li e até participei de uma imersão do "Segredos de uma mente milionária" foi um das principais fontes onde aprendi o pouco que sei em relação a finanças e agora espero ampliar esse conhecimento por meio da AUVP. Você menciona que "não se expor a nada, não nos leva a lugar nenhum" e isso me faz refletir o poder que a inércia está exercendo em mim. Te agradeço pelas palavras e conhecimento repassado, o conteúdo do fórum tem sido de enorme apoio! @Mikhail Koslowski, sua abordagem me pareceu bastante prática e eu gostei disso! No fim das contas, tá na minha mão decidir o quanto isso vai me incomodar... e é uma ótima notícia saber desse conteúdo no módulo 1 que terei ferramentas pra explorar essa situação, minha turma inicia dia 31/05! Te agradeço por opinar e expor essas vivências, racionalmente percebo agora que tenho dado muito valor as essas perdas do passado, e que remoer isso tem me causado ainda mais prejuízos. Vou trabalhar com foco em conseguir mudar essa perspectiva o quanto mais breve possível! Novamente obg a todos! 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Edison Paulini Postado 28 de Maio Compartilhar Postado 28 de Maio 12 minutes ago, Arthur Santos Oliveira disse: Caros sardinhas, boa noite! @Felipe Gabriel Ferraz Corrêa, varias vezes vejo a referência da obra: "O homem mais rico da Babilônia" nos conteúdos de finanças que consumo mas eu nunca li a obra, vou fazer isso assim que possível! Mto obg pela indicação e por sua resposta! Concordo totalmente contigo que o ouro seja a capacidade de encontrarmos o nosso próprio equilíbrio. @Edison Luis Paulini, há muito tempo li e até participei de uma imersão do "Segredos de uma mente milionária" foi um das principais fontes onde aprendi o pouco que sei em relação a finanças e agora espero ampliar esse conhecimento por meio da AUVP. Você menciona que "não se expor a nada, não nos leva a lugar nenhum" e isso me faz refletir o poder que a inércia está exercendo em mim. Te agradeço pelas palavras e conhecimento repassado, o conteúdo do fórum tem sido de enorme apoio! @Mikhail Koslowski, sua abordagem me pareceu bastante prática e eu gostei disso! No fim das contas, tá na minha mão decidir o quanto isso vai me incomodar... e é uma ótima notícia saber desse conteúdo no módulo 1 que terei ferramentas pra explorar essa situação, minha turma inicia dia 31/05! Te agradeço por opinar e expor essas vivências, racionalmente percebo agora que tenho dado muito valor as essas perdas do passado, e que remoer isso tem me causado ainda mais prejuízos. Vou trabalhar com foco em conseguir mudar essa perspectiva o quanto mais breve possível! Novamente obg a todos! Rapaz, ficamos todos contentes sempre em ajudar de alguma forma, seja com dicas, trocando uma idéia, enfim. Aqui na comunidade queremos crescer juntos sempre pois no final das contas temos um objetivo em comum mesmo que cada um esteja em um momento diferente. Conte com o cardume e vamos sempre trocando uma idéia! 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Mikhail Koslowski Postado 28 de Maio Compartilhar Postado 28 de Maio 16 horas atrás, Arthur Santos Oliveira disse: minha turma inicia dia 31/05! Ahh, tá explicado então :) Vai com calma, estuda tudo com atenção e qualquer coisa posta aí que o pessoal te ajuda! 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Henrique Magalhães Postado 28 de Maio Compartilhar Postado 28 de Maio On 26/05/2024 at 19:22, Arthur Santos Oliveira disse: Controle financeiro excessivo, dificuldades de aceitar perdas financeiras (mesmo que pequenas), grande resistência de se expor a riscos e de confiar em pessoas para negócios. Além de uma insegurança quase constante de um olhar pessimista em relação ao futuro financeiro. Ponderado os exageros, é possível ter sucesso na gestão patrimonial e desenvolvimento de carreira apesar desses traços dominantes, ou é algo que via de regra tende trazer prejuízos devendo ser "combatido"? Mto obg investidores! Nem tanto ao céu e nem tanto ao inferno. Busque um equilíbrio. Tudo em excesso tende a dar merda. Se tem um olhar pessimista, voce já esta praticamente jogando contra si mesmo. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Franco Junqueira Postado 29 de Maio Compartilhar Postado 29 de Maio @Arthur Santos Oliveira, você descreveu as características de uma personalidade do tipo anancástica. Sendo assim, você terá que trabalhar muito a parte emocional para vencer esse padrão cognitivo. Sugiro uma boa psicoterapia e assim aos poucos você vai entendendo que abrir mão da falsa sensação de que precisa controlar tudo para sentir-se confortável não é o único caminho de sucesso, afinal já não controlamos nada, não é mesmo?! 2 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts