Jump to content
  • 0

Reserva de emergência


Pergunta

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
8 horas atrás, Alianise Da Silva Meira disse:

No caso de aplicar a reserva de emergência no tesouro e que tenha que retirar antes do vencimento, devido a marcação do mercado posso ter perdas, o título estar valendo menos que na compra ou não obter o rendimento até o momento?

Como o @Mikhail Koslowski já indicou, reserva de emergência, idealmente, deve estar dividida entre Tesouro Selic (não pré-fixado ou IPCA+), e CDB com liquidez diária.

Isso é essencial considerando-se que se alguma emergência ocorrer na parte da tarde, você não conseguirá sacar o dinheiro do Tesouro Selic. Já em um CDB de liquidez diária isso é possível. Mas mesmo nestes casos é bom verificar se o dinheiro cai exatamente na hora em que você precisar, ou se apenas ao fim do dia.

Espero ter ajudado!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
22 minutes ago, Alianise Da Silva Meira disse:

Considero como opção, além das citadas, carteira digital com liquidez diária, no caso a que uso de 102% de CDI, que possui flexibilidade de PIX e transferências, o que acham? 

Se atender ao que o @Edison Luis Paulini falou: Liquidez, está valendo.

Não se preocupe com rendimento da tua reserva, se tiver algum ótimo mas se não tiver isso não é o foco dela mesmo. Pode usar até a poupança de bancão pra reserva se for o caso, sabendo que se precisar você pode ir em uma agência e sacar.

 

Um ponto sobre a liquidez que as vezes a gente não observa, veja se os teus limites de transferência e saques fazem sentido também. não adianta ter uma reserva com liquidez diária e não poder sacar ou transferir esse valor ou parte dele em caso de emergência.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Alianise Da Silva Meira disse:

Considero como opção, além das citadas, carteira digital com liquidez diária, no caso a que uso de 102% de CDI, que possui flexibilidade de PIX e transferências, o que acham? 

Alianise, eu sou um pouco mais saudosista com este tema. Prefiro deixar de ter esses 102% e preferir por uma instituição sólida.

A pensar no extremo de ficar sem internet ou sem meu celular, eu poderia ainda ir a uma agência ou caixa eletrônico.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa tarde, @Alianise Da Silva Meira

Espero que esteja tudo bem por ai (:

Reserva de emergência não deve ser utilizada como investimento, ideal inclusive é você ter uma parte dela em espécie em casa, para que mesmo que você tenha algum problema, possa utilizar parte da reserva.

ela deve estar disponível para uso imediato.

Como a maioria acaba não seguindo isso 100%, então pelo menos tenha a metade com disponibilidade imediata.

Como por exemplo o valor de 1 mês de gastos mensais em casa, metade em um CDB de liquidez imediata, e a outra parte em Tesouro Selic, por exemplo(que não sofre marcação a mercado). 

eu nunca investi em Tesouro Selic... prefiro deixar uma parte em um CDB de liquidez diária mesmo, ao invés de Tesouro.

Se você sofrer algum bloqueio de corretora, ou se for assaltada, pode utilizar a parte em espécie para os gastos imediatos, até resolver os problemas de documentação.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...