Jump to content

Estava querendo trabalhar fora (Europa) por um tempo, alguém tem dicas?


Recommended Posts

3 horas atrás, Matheus Passos Silva disse:

Olá @Joao Matheus Lopes Tazinafo, bom dia,

Cara, eu vejo da seguinte forma: o melhor jeito de conseguir é mesmo via LinkedIn. Sei que você disse que sua experiência não foi positiva, mas talvez seja alguma coisa referente à estrutura do CV, ou talvez do próprio perfil no LinkedIn, ou talvez sejam as vagas para as quais você esteja aplicando. Digo isso porque meu emprego anterior e o atual foram conseguidos via LinkedIn, então (pelo menos para mim) sempre funcionou. E antes de conseguir o emprego atual eu estava participando de cinco processos seletivos ao mesmo tempo, todos eles iniciados via LinkedIn, e aí escolhi o atual. E nestas duas empresas contratamos pessoas também via LinkedIn.

Outra opção seria você entrar direto nos sites das empresas nas quais você quer trabalhar e ver as vagas, aplicando diretamente. Também já apliquei desse jeito e o pessoal responde, mas sinceramente achei que o feedback foi menos positivo do que via LinkedIn.

Por fim, outra opção é o querido QI - "Quem Indica". Não sei se você tem conhecidos na Europa, mas se tiver talvez seja uma possibilidade.

Se precisar de alguma ajuda específica me diga, moro por aqui há 10 anos e posso contribuir um pouco. Abraços!

Bom dia, muito obrigado pela resposta. Então eu estava tentando no começo do ano no momento em que eu estava mais desesperado, meu antigo chefe queria aumentar meu salário de R$ 1.100,00 para R$ 1.700,00 e estava atirando para todo lado. O psicológico pesou muito pois não me sentia valorizado e nenhuma empresa me aceitava também.

Consegui meu emprego atual, mas gostaria de mais, sempre buscando mais. Vi que no Linkedin tem várias vagas que não existem, elas estão lá, mas não existem na realidade, você sabe alguma maneira de contornar isso? 

Por QI eu acho que seria o mais fácil kkk, porém eu só conheço uma pessoa que mora na Suíça e lá é bem mais complicado, estão está um pouco fora do alcance atualmente.

 

Vou tentando pelo Linkedin por enquanto, sem pressa. Sobre o CV você tem alguma dica de tamplate ou estrutura? Eu havia criado o meu a muito tempo e fui apenas atualizando ele, vou refazê-lo 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Joao Matheus Lopes Tazinafo disse:

Bom dia, muito obrigado pela resposta. Então eu estava tentando no começo do ano no momento em que eu estava mais desesperado, meu antigo chefe queria aumentar meu salário de R$ 1.100,00 para R$ 1.700,00 e estava atirando para todo lado. O psicológico pesou muito pois não me sentia valorizado e nenhuma empresa me aceitava também.

Consegui meu emprego atual, mas gostaria de mais, sempre buscando mais. Vi que no Linkedin tem várias vagas que não existem, elas estão lá, mas não existem na realidade, você sabe alguma maneira de contornar isso? 

Por QI eu acho que seria o mais fácil kkk, porém eu só conheço uma pessoa que mora na Suíça e lá é bem mais complicado, estão está um pouco fora do alcance atualmente.

 

Vou tentando pelo Linkedin por enquanto, sem pressa. Sobre o CV você tem alguma dica de tamplate ou estrutura? Eu havia criado o meu a muito tempo e fui apenas atualizando ele, vou refazê-lo 

Então, sobre essa questão das vagas que não existem... Complicado! Eu felizmente nunca me deparei com isso, mas o jeito é ter aquela mentalidade dos 30 dias, como vc mencionou, e continuar tentando (já q vc tem seu emprego atual, este é o melhor momento de procurar, como diz o Raul). E não se deixar vencer pelo desânimo (eu demorei 7 meses para conseguir esse novo emprego - e de repente vieram as 5 vagas como falei acima).

Sobre modelo de currículo, procura pelo Europass, tem modelos disponíveis online. Você não precisa fazer exatamente igual, mas este modelo te dá um bom direcionamento. E no máximo duas páginas hehehe.

Aproveita q vc tem o passaporte italiano e pode ir pra qualquer país da União Europeia, então é só ir procurando as vagas que te interessam com calma.

Qualquer coisa vamos nos falando!

Editado por Matheus Passos Silva
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

João, pelo q eu tenho visto as vagas de tech de um modo geral estão escassas… principalmente pra júnior e pleno. Emprego fora é naturalmente mais difícil, vc acaba competindo com quem já está lá. Mas o segredo é não desanimar, ajustar seu LinkedIn pra cair nos filtros certos dos recrutadores (YouTube e chat gpt podem te ajudar nisso) e ir aprimorando o portfólio. Aproveite que vc está empregado e não tenha pressa, isso te ajuda a fazer uma boa escolha considerando um salário que te de uma vida confortável e condições de investir.

Pelo q tenho visto as melhores janelas de oportunidades pra tech são as vagas sênior, onde os salários são bons, as ofertas de vagas maiores e a chance de virar gerência depende do seu desempenho. Vagas de gestão existem, mas são mais escassas e vagas junior e pleno tbm existem, mas tbm são mais escassas e talvez não sejam o suficiente pra te dar a vida q vc espera lá fora.

Uma hora acontece, persistência nos objetivos faz toda diferença. 

 

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Valeu!!
Muito obrigada! @Murilo Klug
Estamos fazendo um trabalho de assessoria muito bom para o pessoal que quer ir para Portugal, e tem dado muito certo, o pessoal tem conseguido os vistos todos!
Estamos muito felizes com o resultado, então realmente se alguém precisar eu indico conseguir uma assessoria pois é muito mais seguro e rápido para quem tem que mudar! 

 

Abraços

Editado por Greice Carvalho Brondani
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

@Joao Matheus Lopes Tazinafo

Tudo certo?!

Eu vivi em Portugal por 10 anos, tenho um canal no youtube que ensina o pessoal a ir para Portugal de maneira legal e conseguir emprego. 

www.youtube.com/@canaldazuca

Também tenho meu insta que posto sempre novidades:

instagram.com/canaldazuca

 

E além disso prestamos serviço de assessoria para você conseguir ir de maneira legal e segura (tá cada vez mais dificil entrar na Europa).

Eu trabalho apenas com Portugal, mas como você sabe, Portugal é uma porta de entrada para drogas mais pesadas o resto da Europa, com a residência portuguesa você pode ir tranquilamente para outros países da UE.

Eu já ajudei um aluno aqui da AUVP, ele me chamou no insta e conversamos e arrumamos uma boa estratégia para ele, se quiser me manda uma DM lá no instagram mesmo que eu sempre respondo, as vezes posso demorar um pouco mas respondo haha. 

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@Joao Matheus Lopes Tazinafo

Que bom que curtiu!

Se você quer apenas experimentar Portugal, eu recomendaria você pedir o visto de procura de trabalho, que te dá direito a ficar em Portugal por 4 meses e caso você não encontre emprego mais 2 meses, então seriam 6 meses no total.

Você pode ficar esse tempo e ver como se sente, o bom é que é relativamente pouco tempo caso você veja que não é para você, e também não é um tempo que você vai sentir que perdeu muita coisa caso não goste, e caso goste pode ficar até quando você quiser, pois se ficar empregado em Portugal você vai poder ter a sua autorização de residência e assim ter a liberdade de ir para qualquer lugar da europa e voltar para o Brasil quando quiser.

 

Eu fui com 23 anos, exatamente a tua idade, fui estudar, fiz mestrado, acabei ficando porque sempre consegui emprego e fui me adaptando. 

E eu vejo que Portugal é muito bom para quem consegue se adaptar, mas você só vai saber se tentar.

Se quiser é só vir falar comigo no meu insta ou me chama por aqui mesmo nas mensagens! Pensa e quando decidir me diz, entretanto se tiver dúvidas é só perguntar, o que eu souber responder eu respondo! 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

22 horas atrás, Cézar Busato disse:

Cara, na real, 23 anos, recém formado, aproveita para entrar em qualquer vaga e se mata pra ser promovido rápido, ai você forma um bom currículo e as portas se abrem. O começo da vida profissional é geralmente uma merda, mas é o começo né. 

Eu sou engenheiro agrônomo e agricultor, meu LinkedIn é bem mal feito, acredito pelo tempo de carreira ou pelo perfil que eles me encaixam, acabo recebendo ofertas de emprego toda semana. 

Funciona muito bem o sistema.

Bom dia @Cézar Busato, eu vou reformular o Linkedin, e começar a usar mais ele. Eu havia refeito ele uma vez no fim do ano passado, mas não atualizei mais ele.

Então como eu sou novo eu penso nisso mesmo, em arriscar bastante, mas o medo fica kkkkk

  • Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

8 horas atrás, Greice Carvalho Brondani disse:

@Joao Matheus Lopes Tazinafo

Que bom que curtiu!

Se você quer apenas experimentar Portugal, eu recomendaria você pedir o visto de procura de trabalho, que te dá direito a ficar em Portugal por 4 meses e caso você não encontre emprego mais 2 meses, então seriam 6 meses no total.

Você pode ficar esse tempo e ver como se sente, o bom é que é relativamente pouco tempo caso você veja que não é para você, e também não é um tempo que você vai sentir que perdeu muita coisa caso não goste, e caso goste pode ficar até quando você quiser, pois se ficar empregado em Portugal você vai poder ter a sua autorização de residência e assim ter a liberdade de ir para qualquer lugar da europa e voltar para o Brasil quando quiser.

 

Eu fui com 23 anos, exatamente a tua idade, fui estudar, fiz mestrado, acabei ficando porque sempre consegui emprego e fui me adaptando. 

E eu vejo que Portugal é muito bom para quem consegue se adaptar, mas você só vai saber se tentar.

Se quiser é só vir falar comigo no meu insta ou me chama por aqui mesmo nas mensagens! Pensa e quando decidir me diz, entretanto se tiver dúvidas é só perguntar, o que eu souber responder eu respondo! 

Bom dia @Greice Carvalho Brondani, então eu acredito que para mim essa parte de documentação esteja tranquila até, me falta a coragem mesmo rs. Pois minha cidadania europeia saiu no ano passado e na faculdade que eu me formei havia um plano de parceria com uma universidade de Porto, que me permite vincular o CREA com Portugal e ser um Engenheiro credenciado na Europa, me permitindo trabalhar por lá. Ainda tenho que ver certinho essa questão pois meu CREA saiu recentemente, mas se for realmente assim já me ajudaria muito. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

@Joao Matheus Lopes Tazinafo

Ah! Perfeito então, você tem tudo o que precisa haha.

Eu acho que pra facilitar você tomar essa decisão, tenta projetar tua vida daqui 5 anos, tomando a decisão de ir e tomando a decisão de não ir.

Se você for, você vai se arrepender? O que seria o pior que poderia acontecer?

Se você não for, você vai ser arrepender? O que seria o pior que poderia acontecer se você ficar no Brasil e não ter essa experiência?

O que a experiência de morar fora tem para te acrescentar? 

Reflete um pouco, deixa os sentimentos de lado e tenta pensar mais friamente pro melhor pro teu futuro mesmo. 

Espero ter ajudado!

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...