Jump to content

Recommended Posts

Olá @Ademilton Carvalho,

Não entendi muito bem sua pergunta. Você quer incluir a reserva de emergência em qual carteira? De investimentos? Ou orçamento doméstico?

De toda forma, pelo que entendi a reserva de emergência não entra nem em uma, nem em outra, já que ela não se confunde com orçamento doméstico e não deve ser utilizada para investimentos. Ou seja, é um dinheiro "à parte" para solucionar os problemas que eventualmente surgirem.

Espero ter ajudado!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Ademilton Carvalho disse:

Posso considerar a reserva de emergência na hora de fazer o balanceamento da carteira? Eu penso que não, mas se eu não considerar, o gráfico não permite que eu faça aportes em nada da renda variável e os preços estão se tornando interessante. O que eu faço

Bom dia, Ademilton!

Apenas complementando nossos amigos.

A reserva de emergência não entra no patrimônio cadastrado do diagrama do cerrado. Essa ferramenta é um gestor de riscos de ativos que compõem nosso patrimônio para usufruto na fase de se viver de renda. Logo, ela é um valor a parte que não tem como objetivo gerar rentabilidade.

Pensando nos percentuais de metas que você inseriu por classe de ativo, você provavelmente deverá estar com a carteira desequilibrada conforme indicado pelo Adriano e de fato o melhor seguir o diagrama e não fazer ajustes para "burlar" o diagrama pois é justamente o objetivo da ferramenta e não nos deixar tomar pelas emoções que podemos ter ao longo dos aportes.

 

Espero que agregue!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

23 horas atrás, Ademilton Carvalho disse:

Posso considerar a reserva de emergência na hora de fazer o balanceamento da carteira? Eu penso que não, mas se eu não considerar, o gráfico não permite que eu faça aportes em nada da renda variável e os preços estão se tornando interessante. O que eu faço

Olá Ademilton.

Reserva de emergência voce nem deve considerar como parte da carteira de investimentos. Nao inclua ela no diagrama nem nos apps consolidadores. Sao coisas totalmente separadas.

 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

On 26/06/2024 at 03:45, Ademilton Carvalho disse:

Posso considerar a reserva de emergência na hora de fazer o balanceamento da carteira? Eu penso que não, mas se eu não considerar, o gráfico não permite que eu faça aportes em nada da renda variável e os preços estão se tornando interessante. O que eu faço

A reserva de emergência tem um propósito específico que é o de garantir que você tenha um montante de dinheiro disponível imediatamente para cobrir despesas inesperadas ou emergências, como desemprego, problemas de saúde ou reparos urgentes. Por isso, é importante manter essa reserva em um investimento líquido e de baixo risco, como uma conta corrente, poupança, ou fundos do mercado monetário, onde você possa acessar o dinheiro rapidamente quando necessário, sem perdas significativas de capital.

Quando se trata de balancear a carteira de investimentos, a reserva de emergência geralmente não deve ser considerada como parte dos investimentos planejados para objetivos de longo prazo, como aposentadoria, educação dos filhos, compra de imóveis, entre outros. Isso porque a reserva de emergência deve ser mantida separadamente e não deve estar sujeita a riscos de mercado ou a oscilações de valor.

Portanto, ao fazer o balanceamento da carteira, é recomendável que você mantenha a reserva de emergência intacta e fora dos cálculos para alocação de ativos destinados a investimentos de longo prazo. A reserva de emergência deve ser uma prioridade financeira à parte, garantindo sua segurança financeira imediata independentemente das condições do mercado.

No entanto, é importante revisar periodicamente sua reserva de emergência para garantir que ela esteja alinhada com suas necessidades atuais e fazer ajustes conforme necessário, mas sem comprometer sua liquidez ou segurança.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...