Felipe Naves Silva#5207 Postado 4 de Julho Compartilhar Postado 4 de Julho Assisti as aulas de marcação a mercado e o exemplo está relacionado há alguns anos atrás. Estou com dificuldade de compreender em relação ao cenário atual. Alguém poderia explicar um pouco mais sobre marcação a mercado? 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Post popular Flavio Prado Postado 4 de Julho Post popular Compartilhar Postado 4 de Julho 37 minutes ago, Felipe Naves Silva#5207 disse: Assisti as aulas de marcação a mercado e o exemplo está relacionado há alguns anos atrás. Estou com dificuldade de compreender em relação ao cenário atual. Alguém poderia explicar um pouco mais sobre marcação a mercado? @Felipe Naves Silva#5207 basicamente a marcação a mercado é uma gangorra. Se você compra um título do Tesouro Direto, por exemplo, Tesouro Pré 2031 pagando 12,21%aa. Conforme os meses vão passando o mercado vai subindo e descendo a taxa de juros. Daqui 1 ano você olha o mesmo título e o Tesouro está vendendo ele a 14,00%aa. Isto significa que o preço real estará menor que o preço teórico do seu título. Por outro lado, se ao invés de estar 14,00%aa o título está sendo vendido por 10,00%aa isto significa que o preço real está maior que o preço teórico do seu título e portanto se você vender neste momento a sua rentabilidade estará maior que os 12,21%aa que você contratou no dia do aporte. É o efeito gangorra, Taxa aumenta - Preço cai. Taxa cai - Preço sobre. Isto acontece porque no vencimento o título obrigatoriamente valerá R$1mil brutos. No Portal do Tesouro Direto você consegue verificar os seus títulos. Veja no print abaixo que tem o PREÇO TEÓRICO (quanto estaria valendo o meu título corrigido pela taxa contratada), e o PREÇO REAL (quanto está valendo o título no momento da consulta e se vender será o valor a ser recebido). Neste título se eu vender estarei recebendo uma rentabilidade maior que a que contratei. É a marcação a mercado. Espero ter ajudado. 6 2 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Felipe Naves Silva#5207 Postado 10 de Julho Author Compartilhar Postado 10 de Julho Muitíssimo obrigado. Ajudou bastante. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Fabio H Russo Postado 11 de Julho Compartilhar Postado 11 de Julho @Flavio Prado eu tenho um título do Tesouro IPCA+ 2026 que eu comprei em 28/12/2020. Como eu faço para gerar um gráfico igual ao que você mostrou em sua resposta acima? Obrigado! 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Adriano Umemura Postado 11 de Julho Compartilhar Postado 11 de Julho Just now, Fábio Russo disse: @Flavio Prado eu tenho um título do Tesouro IPCA+ 2026 que eu comprei em 28/12/2020. Como eu faço para gerar um gráfico igual ao que você mostrou em sua resposta acima? Obrigado! Boa tarde @Fábio Russo. Este grafico é disponivel na area logada do tesouro direto. Em casa titulo que voce comprou, no lado esquerdo existe um pequeno botão que abre o grafico de preço teorico e preço real do titulo. 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Edison Paulini Postado 12 de Julho Compartilhar Postado 12 de Julho 2 horas atrás, Fábio Russo disse: @Flavio Prado eu tenho um título do Tesouro IPCA+ 2026 que eu comprei em 28/12/2020. Como eu faço para gerar um gráfico igual ao que você mostrou em sua resposta acima? Obrigado! Boa noite, Fábio! Apenas para ajudar a localizar o botão que o @Adriano Umemura comentou, segue imagem abaixo. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Klinsman Maia Goncalves Postado 12 de Julho Compartilhar Postado 12 de Julho Uma analogia que me fez entender como funciona a marcação a mercado é a da tabela FIPE (tabela que informa os preços de carros no mercado a cada mês). Imagina que você comprou um carro em 2020 por 100k reais e a montadora diz que em 2025 te compra o carro de volta por 105k reais. Ou seja. o preço teórico aumentaria 1k por ano. No entanto a tabela FIPE avalia o que o mercado tem pago, e é diferente do valor teórico até a data do vencimento. 2020: 100k - Fipe 100k 2021: 101k - Fipe 100.5k ---> aqui você uma PERDA de marcação a mercado vendendo o título 2022: 102k - Fipe 104k ---> aqui você tem um GANHO de marcação a mercado vendendo o título 2023: 103k - Fipe 104k 2024: 104k - Fipe 104k 2025: 105k - Fipe 105k É exatamente assim que funcionam os títulos do tesouro, em alguns casos "a FIPE" do tesouro vai avaliar seu carro a mais do que ele valeria teoricamente, nesses casos você pode ter lucros bem acima do contratado, e.g.: 30% ao ano em um título que pagaria 10% ao ano. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Fabio H Russo Postado 14 de Julho Compartilhar Postado 14 de Julho On 11/07/2024 at 21:31, Edison Paulini disse: Boa noite, Fábio! Apenas para ajudar a localizar o botão que o @Adriano Umemura comentou, segue imagem abaixo. Boa noite pessoal! Obrigado @Adriano Umemura e @Edison Paulini pelas respostas. Consegui acessar o gráfico no site do Tesouro Direto, porém fiquei com uma outra dúvida... Pelo site do Tesouro Direto a aplicação aparece no extrato até a data de 30/12/201 (gráfico abaixo): e a partir de FEV/22 ela aparece zerada (imagem abaixo): Porém, eu ainda tenho este título comprado em 28/12/2020, como aparece no meu extrato da RICO de hoje (imagem abaixo): Tem algum motivo para não aparecer mais esta aplicação no site do Tesouro Direto? Ou tem algum erro aqui e devo entrar em contato com o Banco RICO, ou com o Tesouro Direto? Obrigado por ajudarem a solucionar as dúvidas. Abraços! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Adriano Umemura Postado 14 de Julho Compartilhar Postado 14 de Julho 21 horas atrás, Fábio Russo disse: Boa noite pessoal! Obrigado @Adriano Umemura e @Edison Paulini pelas respostas. Consegui acessar o gráfico no site do Tesouro Direto, porém fiquei com uma outra dúvida... Pelo site do Tesouro Direto a aplicação aparece no extrato até a data de 30/12/201 (gráfico abaixo): e a partir de FEV/22 ela aparece zerada (imagem abaixo): Porém, eu ainda tenho este título comprado em 28/12/2020, como aparece no meu extrato da RICO de hoje (imagem abaixo): Tem algum motivo para não aparecer mais esta aplicação no site do Tesouro Direto? Ou tem algum erro aqui e devo entrar em contato com o Banco RICO, ou com o Tesouro Direto? Obrigado por ajudarem a solucionar as dúvidas. Abraços! Boa noite @Fábio Russo. Acredito que a melhor conduta seria voce entrar em contato com a Rico questionando o porque o titulo não aparece no site do tesouro. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pergunta
Felipe Naves Silva#5207
Assisti as aulas de marcação a mercado e o exemplo está relacionado há alguns anos atrás. Estou com dificuldade de compreender em relação ao cenário atual. Alguém poderia explicar um pouco mais sobre marcação a mercado?
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
2
2
2
1
DIAS POPULARES
12/Jul
2
14/Jul
2
4/Jul
2
11/Jul
2
Top Posters For This Question
Adriano Umemura 2 posts
Fabio H Russo 2 posts
Felipe Naves Silva#5207 2 posts
Edison Paulini 1 post
DIAS POPULARES
12/Jul 2024
2 posts
14/Jul 2024
2 posts
4/Jul 2024
2 posts
11/Jul 2024
2 posts
Os mais famosos desse tópico
Flavio Prado
@Felipe Naves Silva#5207 basicamente a marcação a mercado é uma gangorra. Se você compra um título do Tesouro Direto, por exemplo, Tesouro Pré 2031 pagando 12,21%aa. Conforme os meses vão passando o m
Adriano Umemura
Boa tarde @Fábio Russo. Este grafico é disponivel na area logada do tesouro direto. Em casa titulo que voce comprou, no lado esquerdo existe um pequeno botão que abre o grafico de preço teorico e preç
Felipe Naves Silva#5207
Assisti as aulas de marcação a mercado e o exemplo está relacionado há alguns anos atrás. Estou com dificuldade de compreender em relação ao cenário atual. Alguém poderia explicar um pouco mais sobre
Posted Images
8 respostas para essa pergunta
Recommended Posts