Jump to content
  • 0

Reserva de oportunidade


Pergunta

Pessoal, boa noite. É feita a recomendação para que tenhamos um valor reservado para aproveitar as crises. Por exemplo, investi 100 mil reais na AURE3, houve uma valorização de 50%, então tenho um patrimônio de 150 mil nessa empresa, se de repente, vier uma crise e as ações caírem me deixando com um patrimônio de 75 mil (25% de prejuízo do valor aplicado), como fiz AUVP (rs), sei que esse é um bom momento para aplicar minha reserva de oportunidade nessa empresa, pois ela está muito barata graças a essa crise, porém fica a dúvida, para evitar essa perda de 25% do patrimônio e potencializar os lucros, o ideal não seria eu vender as ações no início da crise (embolsando o lucro de 50% ou próximo disso) e pegar todo esse montante (somado à reserva de oportunidade), esperar as ações caírem e comprar?!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
37 minutes ago, Wellington Lima Martins disse:

Pessoal, boa noite. É feita a recomendação para que tenhamos um valor reservado para aproveitar as crises. Por exemplo, investi 100 mil reais na AURE3, houve uma valorização de 50%, então tenho um patrimônio de 150 mil nessa empresa, se de repente, vier uma crise e as ações caírem me deixando com um patrimônio de 75 mil (25% de prejuízo do valor aplicado), como fiz AUVP (rs), sei que esse é um bom momento para aplicar minha reserva de oportunidade nessa empresa, pois ela está muito barata graças a essa crise, porém fica a dúvida, para evitar essa perda de 25% do patrimônio e potencializar os lucros, o ideal não seria eu vender as ações no início da crise (embolsando o lucro de 50% ou próximo disso) e pegar todo esse montante (somado à reserva de oportunidade), esperar as ações caírem e comprar?!

Boa noite, Wellington!

Apenas complementando a resposta do nosso amigo @Henrique Magalhães.

Um fator importante a se pensar na reserva de oportunidade é a compensação da reserva Vs aporte. Explico.

A reserva de oportunidade estará parada em algum lugar esperando o "momento certo". O X da questão é onde essa reserva estaria onde ela rendesse algo e tivesse uma boa liquidez para ser sacada para se aplicar o valor no momento oportuno? Hoje até poderíamos falar do tesouro Selic. Mas e há uns 4 anos atrás quando a Selic estava aos 2%. Perceba que seria um momento onde a reserva estaria se desvalorizando por assim dizer.

Dentro da filosofia do buy and hold nossa estratégia é estar sempre posicionado com aportes regulares em uma carteira com ativos de qualidade. Isso na minha opinião se torna matematicamente mais viável quando estamos construindo nosso patrimônio por estamos com nosso dinheiro sempre em uma posição de mais rendimento.

Quando já temos um patrimônio mais consolidado e ainda queremos algum tipo de ganho, aí acho mais viável pois seria um dinheiro que não abalaria nosso patrimônio ali parado esperando um tal oportunidade aparecer.

 

Espero que ajude a refletir!

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Wellington Lima Martins disse:

Pessoal, boa noite. É feita a recomendação para que tenhamos um valor reservado para aproveitar as crises. Por exemplo, investi 100 mil reais na AURE3, houve uma valorização de 50%, então tenho um patrimônio de 150 mil nessa empresa, se de repente, vier uma crise e as ações caírem me deixando com um patrimônio de 75 mil (25% de prejuízo do valor aplicado), como fiz AUVP (rs), sei que esse é um bom momento para aplicar minha reserva de oportunidade nessa empresa, pois ela está muito barata graças a essa crise, porém fica a dúvida, para evitar essa perda de 25% do patrimônio e potencializar os lucros, o ideal não seria eu vender as ações no início da crise (embolsando o lucro de 50% ou próximo disso) e pegar todo esse montante (somado à reserva de oportunidade), esperar as ações caírem e comprar?!

Quando você vende as que você lucrou sobre preço médio, você tem a falsa impressão que não teve prejuízo quando deu tudo certo. Mas as vendas geram os maiores prejuízos pelo que você deixou de ganhar. 100% de ganho é pouco. Vendendo você perde a possibilidade ganhos ilimitados. A perda é no máximo 100% e não é algo que costuma acontecer em boas empresas. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 horas atrás, Wellington Lima Martins disse:

Pessoal, boa noite. É feita a recomendação para que tenhamos um valor reservado para aproveitar as crises. Por exemplo, investi 100 mil reais na AURE3, houve uma valorização de 50%, então tenho um patrimônio de 150 mil nessa empresa, se de repente, vier uma crise e as ações caírem me deixando com um patrimônio de 75 mil (25% de prejuízo do valor aplicado), como fiz AUVP (rs), sei que esse é um bom momento para aplicar minha reserva de oportunidade nessa empresa, pois ela está muito barata graças a essa crise, porém fica a dúvida, para evitar essa perda de 25% do patrimônio e potencializar os lucros, o ideal não seria eu vender as ações no início da crise (embolsando o lucro de 50% ou próximo disso) e pegar todo esse montante (somado à reserva de oportunidade), esperar as ações caírem e comprar?!

Bom dia @Wellington Lima Martins. A reserva de oportunidade é um conceito que é explicado no curso mas que não faz sentido para a maioria dos investidores que estão na fase de crescimento de patrimonio. Teremos um ganho maior estando posicionado do que nas possiveis oportunidades que poderão surgir.

Existe um conceito chamado de Dollar Cost Averaging (DCA), ou investimento periódico constante, é uma estratégia de investimento que envolve a compra regular de um ativo, independentemente do seu preço, somente poderando em relação as metas estabelecidas na sua carteira. Em vez de tentar prever o melhor momento para investir (market timing), o investidor faz aportes periódicos, mensalmente .

Foi feito um estudo utilizando o SP500 a qual simulou um aporte mensal no indice de 1980 até quase 2020 seguindo o DCA e outra simulação a qual se aportava nas quedas do mercado, e mesmo sabendo onde eram os fundos (o que na realidade não acontece), a estratégia do DCA teve retornos maiores

Lembrando sempre que, o ponto base para esta estratégia é termos em carteira bons ativos que mostraram até o momento uma boa gestão e bons resultados e que mostram uma estratégia competitiva que aumentam as chances desta performance se manter no futuro.

 

Screenshot 2024-07-10 073937.png

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...