Jump to content
  • 0

Carteira de FIIs com foco total em Proteção Patrimonial e Renda Previsível


Pergunta

Boa noite a todos!

Quando o Raul nos ensinou na aula sobre FIIs, o que me fez ser atraído imediatamente pra esse tipo de ativo foi quando ele falou sobre "proteção do patrimônio" com "renda passiva previsível". 

Achei uma excelente combinação para se ter com ações e RF.

E foi por isso que decidi: Terei apenas FIIs de tijolo. Com FIIs, quero me manter totalmente dentro da proteção de patrimônio + previsibilidade, e acho que são os FIIs de tijolo que mais garantem isso, mesmo perdendo uma ou outra oportunidade mais rentável.

Até o momento. de todos que analisei, me decidi (e já comprei um pouco), desses:

GTWR11
XPLG11
VISC11
TRXF11
BRCR11 

Para quem não é familiarizado com esses FIIs: tem imóveis comerciais, lajes corporativas, imóveis para centros de distribuição e armazenamento, shoppings centers e imóveis voltados para varejo...

Além da pergunta previsível sobre o que acham desses que já possuo, queria também perguntar sobre como acham que eu deveria diversificar mais?

Quero ter pelo menos 10 diferentes ativos em FIIs. Quais segmentos do tipo TIJOLO me recomendariam buscar agora, visando diversificar e mitigar o risco para o longo prazo? Acho que até já escolhi os segmentos mais seguros...então fica a dúvida se devo procurar outros ativos de mesmo segmento ou não...

PS: Talvez estranhem o GTWR11 na lista, por ser um "mono-tudo"...mas ele foi o único que encontrei fundamentos que justificassem o risco (ao meu ver, claro). E tem uma nota menor no diagrama que o resto. Aliás sugiro que conheçam, muito interessante pelo imóvel / contrato / cliente...

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Legal sua visão @Nelson Pimentel Carriati mas tenha em mente sempre que FIIs são RENDA VARIÁVEL também...

Buscando fundo de tijolo você esta reduzindo o risco etc... mas o risco continua existindo, e a renda previsível varia um pouco, mas não muito.

Eu gosto de ideia de ter de 15 a 20 FIIs (atualmente tenho 20) ... com isso ajuda a manter o risco controlado... mesmo que 1 ou 2 FIIs ao longo do tempo deem problema ( e vão dar!! ) o impacto acaba sendo um pouco diluído.

Tem alguns clássicos que vi que você ainda não estudou... por exemplo o HGLG, ALZR

Vi que já tem um de Shoppings... eu gosto do XPML também... ( tenho os 2... VISC e XPML )

Gosto do TVRI , GGRC e BTLG também... 

É isso... vamos trocando umas ideias...

Importante ter em mente qual balanceamento de carteira vai seguir e usar no diagrama, atualmente a minha é assim:

image.png.8f972917effd6084f8c00f67e899f309.png

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 minutes ago, Nelson Pimentel Carriati disse:

Boa noite a todos!

Quando o Raul nos ensinou na aula sobre FIIs, o que me fez ser atraído imediatamente pra esse tipo de ativo foi quando ele falou sobre "proteção do patrimônio" com "renda passiva previsível". 

Achei uma excelente combinação para se ter com ações e RF.

E foi por isso que decidi: Terei apenas FIIs de tijolo. Com FIIs, quero me manter totalmente dentro da proteção de patrimônio + previsibilidade, e acho que são os FIIs de tijolo que mais garantem isso, mesmo perdendo uma ou outra oportunidade mais rentável.

Até o momento. de todos que analisei, me decidi (e já comprei um pouco), desses:

GTWR11
XPLG11
VISC11
TRXF11
BRCR11 

Para quem não é familiarizado com esses FIIs: tem imóveis comerciais, lajes corporativas, imóveis para centros de distribuição e armazenamento, shoppings centers e imóveis voltados para varejo...

Além da pergunta previsível sobre o que acham desses que já possuo, queria também perguntar sobre como acham que eu deveria diversificar mais?

Quero ter pelo menos 10 diferentes ativos em FIIs. Quais segmentos do tipo TIJOLO me recomendariam buscar agora, visando diversificar e mitigar o risco para o longo prazo? Acho que até já escolhi os segmentos mais seguros...então fica a dúvida se devo procurar outros ativos de mesmo segmento ou não...

PS: Talvez estranhem o GTWR11 na lista, por ser um "mono-tudo"...mas ele foi o único que encontrei fundamentos que justificassem o risco (ao meu ver, claro). E tem uma nota menor no diagrama que o resto. Aliás sugiro que conheçam, muito interessante pelo imóvel / contrato / cliente...

Boa noite, Nelson!

Queria deixar alguns pontos para refletir.

FIIs de tijolo apesar de serem realmente mais estáveis e até mesmo previsíveis de certa forma, não podemos nos esquecer que FIIs são renda variável. 

Aqui acho que vale a reflexão da diversificação para além dos FIIs. Comento isso pois pelo seu post não sabemos se você tem renda fixa, de repente alguma ação que foque no pagamento de dividendos e já tenha este histórico, enfim. A diversificação lhe protege de eventuais casos. Por exemplo: hoje os rendimentos de FIIs são isentos. E se vier uma canetada do governo que comece a tributar? E em um cenário de pandemia a qual tivemos recentemente muitos FIIs sofreram por um tempo. Como se precaver deste tempo que pode ser indeterminado?

Falando especificamente dos seus FIIs, tem dois que não estudei mas olhando por cima o patrimônio líquido de todos já é interessante. 

 

Espero que ajude a refletir!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Marcelo Ribeiro Boa!

Respondendo: Ciente dos riscos sim, realmente ainda é renda variável. Mas lembra da pirâmide das ações onde a base é onde ficam os ativos mais seguros e perenes? Na minha pirâmide de FII quero que tudo seja base rsrs

Então, no começo eu até pensava em ter uma quantidade de ativos parecida com a sua. Até pela forte teoria que é a partir do Décimo Quinto ativo que ficamos realmente seguros com a diversificação... Mas aí fiquei travado depois da quinta...kkk

Mas vou olhar sim alguns desses, clássicos ou não. Ações e Renda Fixa eu até conhecia um tiquinho já antes do curso, mas FII foi algo completamente novo. Obrigado!

@Edison Paulini Boa!

Respondendo o questionamento mais vital: Tenho sim camarada! na minha carteira, 30% é RF, 40% Ações, 28% será FII e 2% Critptomoedas.

Vou ter que dar uma remanejada nisso, porquê no curso vi que é de vital importância investir no Mercado Americano também. Mas aí vou aos poucos, quero me sentir mais seguro com o atual ativo (que pra mim FIIs ainda são novidades) antes de pular para os próximos. Muito obrigado pelo feedback!

 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Nelson Pimentel Carriati disse:

@Marcelo Ribeiro Boa!

Respondendo: Ciente dos riscos sim, realmente ainda é renda variável. Mas lembra da pirâmide das ações onde a base é onde ficam os ativos mais seguros e perenes? Na minha pirâmide de FII quero que tudo seja base rsrs

Então, no começo eu até pensava em ter uma quantidade de ativos parecida com a sua. Até pela forte teoria que é a partir do Décimo Quinto ativo que ficamos realmente seguros com a diversificação... Mas aí fiquei travado depois da quinta...kkk

Mas vou olhar sim alguns desses, clássicos ou não. Ações e Renda Fixa eu até conhecia um tiquinho já antes do curso, mas FII foi algo completamente novo. Obrigado!

@Edison Paulini Boa!

Respondendo o questionamento mais vital: Tenho sim camarada! na minha carteira, 30% é RF, 40% Ações, 28% será FII e 2% Critptomoedas.

Vou ter que dar uma remanejada nisso, porquê no curso vi que é de vital importância investir no Mercado Americano também. Mas aí vou aos poucos, quero me sentir mais seguro com o atual ativo (que pra mim FIIs ainda são novidades) antes de pular para os próximos. Muito obrigado pelo feedback!

 

Poxa, e tal está maravilhoso!

Gostei da sua divisão de metas. Está inclusive parecida com a que eu tenho aqui. A diferença é que já estou nos investimentos internacionais.

Pensando então que já possui a diversificação, minha humilde opinião é que está no caminho certo!

 

Bons investimentos, amigo!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 horas atrás, Nelson Pimentel Carriati disse:

Boa noite a todos!

Quando o Raul nos ensinou na aula sobre FIIs, o que me fez ser atraído imediatamente pra esse tipo de ativo foi quando ele falou sobre "proteção do patrimônio" com "renda passiva previsível". 

Achei uma excelente combinação para se ter com ações e RF.

E foi por isso que decidi: Terei apenas FIIs de tijolo. Com FIIs, quero me manter totalmente dentro da proteção de patrimônio + previsibilidade, e acho que são os FIIs de tijolo que mais garantem isso, mesmo perdendo uma ou outra oportunidade mais rentável.

Até o momento. de todos que analisei, me decidi (e já comprei um pouco), desses:

GTWR11
XPLG11
VISC11
TRXF11
BRCR11 

Para quem não é familiarizado com esses FIIs: tem imóveis comerciais, lajes corporativas, imóveis para centros de distribuição e armazenamento, shoppings centers e imóveis voltados para varejo...

Além da pergunta previsível sobre o que acham desses que já possuo, queria também perguntar sobre como acham que eu deveria diversificar mais?

Quero ter pelo menos 10 diferentes ativos em FIIs. Quais segmentos do tipo TIJOLO me recomendariam buscar agora, visando diversificar e mitigar o risco para o longo prazo? Acho que até já escolhi os segmentos mais seguros...então fica a dúvida se devo procurar outros ativos de mesmo segmento ou não...

PS: Talvez estranhem o GTWR11 na lista, por ser um "mono-tudo"...mas ele foi o único que encontrei fundamentos que justificassem o risco (ao meu ver, claro). E tem uma nota menor no diagrama que o resto. Aliás sugiro que conheçam, muito interessante pelo imóvel / contrato / cliente...

Fala Nelson!

Tem dois aí que não conheço (o primeiro e o último). Mas deixo alguns que estou namorando e/ou já firmei parceria (rsrsrs):

  • HGLG
  • XPML
  • PVBI
  • GARE

E apesar de você buscar segurança e previsibilidade, talvez valha a pena dar uma olhada em alguns fundos de papel. Apesar da lógica dos proventos ser diferente, acho que compensa ter entre 1-3 na carteira pra aproveitar alguma oportunidade.

Lembrando que são apenas sugestões para estudo, não recomendação.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...