Kaique Martins Marques Postado 23 de Julho Compartilhar Postado 23 de Julho EntĂŁo vamos lĂĄ! Turma tenho um patrimĂŽnio de 300k sendo: 224k em bolsa 13k carro 16k moto 49k reserva/livre na conta Tenho um filho de 9 meses e tenho 27 anos, sou mei e tenho um custo mĂ©dio mensal de vida de 2k, atualmente meu trabalho vai bem e nĂŁo o vejo "quebrando" ou dando prejuĂzo, pro prĂłximo ano, queria um conselho oque vocĂȘs acham sobre eu usar esse valor de reserva para comprar um carro popular porĂ©m bem mais recente e confortĂĄvel, (esqueci de falar que o meu carro Ă© um uno 03/04 porĂ©m tĂĄ filĂ© nĂŁo dĂĄ problema ou deixa na mĂŁo e no caso o venderia), no caso visando mais um conforto e segurança principalmente por estar com uma criança agora. AĂ deixo aberto pra quem quiser opinar, contar relato ou dar um conselho mesmo. Obrigado turma 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opçÔes...
Post popular Marcelo R Postado 23 de Julho Post popular Compartilhar Postado 23 de Julho 7 horas atrĂĄs, Kaique Martins Marques disse: EntĂŁo vamos lĂĄ! Turma tenho um patrimĂŽnio de 300k sendo: 224k em bolsa 13k carro 16k moto 49k reserva/livre na conta Tenho um filho de 9 meses e tenho 27 anos, sou mei e tenho um custo mĂ©dio mensal de vida de 2k, atualmente meu trabalho vai bem e nĂŁo o vejo "quebrando" ou dando prejuĂzo, pro prĂłximo ano, queria um conselho oque vocĂȘs acham sobre eu usar esse valor de reserva para comprar um carro popular porĂ©m bem mais recente e confortĂĄvel, (esqueci de falar que o meu carro Ă© um uno 03/04 porĂ©m tĂĄ filĂ© nĂŁo dĂĄ problema ou deixa na mĂŁo e no caso o venderia), no caso visando mais um conforto e segurança principalmente por estar com uma criança agora. AĂ deixo aberto pra quem quiser opinar, contar relato ou dar um conselho mesmo. Obrigado turma Kaique, reserva de emergĂȘncia Ă© para emergĂȘncia... esse Ă© um conceito muito importante ficar claro. Como vocĂȘ trabalha por conta prĂłpria seria importante ter uma reserva de no minimo 12 meses... jĂĄ que falou em custo mĂ©dio... vamos pensar em um custo de 3k ... seria seguro manter ao menos R$ 36k na reserva... portanto talvez fizesse mais sentido utilizar somente o excedente dos 36k para um upgrade do carro (49-36 = R$13k) Lembre-se de levar em conta que com um carro mais novo vem mais custos.  5 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opçÔes...
Edison Paulini Postado 23 de Julho Compartilhar Postado 23 de Julho 8 horas atrĂĄs, Kaique Martins Marques disse: EntĂŁo vamos lĂĄ! Turma tenho um patrimĂŽnio de 300k sendo: 224k em bolsa 13k carro 16k moto 49k reserva/livre na conta Tenho um filho de 9 meses e tenho 27 anos, sou mei e tenho um custo mĂ©dio mensal de vida de 2k, atualmente meu trabalho vai bem e nĂŁo o vejo "quebrando" ou dando prejuĂzo, pro prĂłximo ano, queria um conselho oque vocĂȘs acham sobre eu usar esse valor de reserva para comprar um carro popular porĂ©m bem mais recente e confortĂĄvel, (esqueci de falar que o meu carro Ă© um uno 03/04 porĂ©m tĂĄ filĂ© nĂŁo dĂĄ problema ou deixa na mĂŁo e no caso o venderia), no caso visando mais um conforto e segurança principalmente por estar com uma criança agora. AĂ deixo aberto pra quem quiser opinar, contar relato ou dar um conselho mesmo. Obrigado turma Bom dia, Kaique! Apenas complementando a resposta do @Marcelo Ribeiro. Lembre-se que a reserva de emergĂȘncia nĂŁo Ă© necessariamente para quando estamos sem emprego e/ou sem renda. A reserva pode ser usada em outras situaçÔes onde se demanda emergĂȘncia: uma questĂŁo mĂ©dica, medicação, exames, uma demanda onde vocĂȘ precise consertar seu carro ou alugar um. Pense que a reserva Ă© para imprevistos que fogem de nossos orçamentos habituais. Concordo inclusive em ter os 12 meses de reserva inclusive Ă© o que eu faço aqui nĂŁo sendo mais CLT.  Espero que ajude a pensar! 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opçÔes...
Marco JosĂ© Pereira Postado 23 de Julho Compartilhar Postado 23 de Julho 4 horas atrĂĄs, Edison Paulini disse: Bom dia, Kaique! Apenas complementando a resposta do @Marcelo Ribeiro. Lembre-se que a reserva de emergĂȘncia nĂŁo Ă© necessariamente para quando estamos sem emprego e/ou sem renda. A reserva pode ser usada em outras situaçÔes onde se demanda emergĂȘncia: uma questĂŁo mĂ©dica, medicação, exames, uma demanda onde vocĂȘ precise consertar seu carro ou alugar um. Pense que a reserva Ă© para imprevistos que fogem de nossos orçamentos habituais. Concordo inclusive em ter os 12 meses de reserva inclusive Ă© o que eu faço aqui nĂŁo sendo mais CLT.  Espero que ajude a pensar! Cara, se nĂŁo Ă© uma emergĂȘncia e sim apenas pelo conforto, se fosse eu, nĂŁo iria mexer na reserva e nĂŁo compraria. VocĂȘ mesmo citou que tem um carro mais antigo que nĂŁo lhe dĂĄ problema. VocĂȘ poderia aplicar a grana de um carro novo comprando mais ativos, melhorando seu negĂłcio fazendo-o mais rentĂĄvel por exemplo. Lembre-se daquela velha pergunta ao pensar em comprar algo: âEu preciso mesmo disso?â Link para compartilhar Share on other sites Mais opçÔes...
Gabriel Yukio Postado 23 de Julho Compartilhar Postado 23 de Julho Opa @Kaique Martins Marques boa tarde. Tem alguns vĂdeos do Raul referente a esse assunto. Complementando o que o pessoal disse acima e nesse vĂdeo, como vocĂȘ tem um filho e para ele pode ser desconfortante, seria legal talvez parar de aportar 1 ou 2 meses para comprar um carro sem ter que realizar o financiamento desse carro. Mas o ideal seria se vocĂȘ conseguisse comprar um carro sem mexer na reserva de emergĂȘncia e conseguir continuar aportando 25% (Lembrando que o custo deveria contemplar o valor seu, do seu filho e da sua mulher - se vocĂȘ tiver). Se nĂŁo for possĂvel, eu recomendaria vocĂȘ comprar retirando uma parte dos investimentos mesmo.  2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opçÔes...
Marcelo R Postado 23 de Julho Compartilhar Postado 23 de Julho 2 horas atrĂĄs, Gabriel Yukio Nakashima disse: Opa @Kaique Martins Marques boa tarde. Tem alguns vĂdeos do Raul referente a esse assunto. Complementando o que o pessoal disse acima e nesse vĂdeo, como vocĂȘ tem um filho e para ele pode ser desconfortante, seria legal talvez parar de aportar 1 ou 2 meses para comprar um carro sem ter que realizar o financiamento desse carro. Mas o ideal seria se vocĂȘ conseguisse comprar um carro sem mexer na reserva de emergĂȘncia e conseguir continuar aportando 25% (Lembrando que o custo deveria contemplar o valor seu, do seu filho e da sua mulher - se vocĂȘ tiver). Se nĂŁo for possĂvel, eu recomendaria vocĂȘ comprar retirando uma parte dos investimentos mesmo.  Lembre-se que ele jĂĄ tem carro e moto...  1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opçÔes...
Ricardo O Postado 29 de Julho Compartilhar Postado 29 de Julho On 23/07/2024 at 00:57, Kaique Martins Marques disse: EntĂŁo vamos lĂĄ! Turma tenho um patrimĂŽnio de 300k sendo: 224k em bolsa 13k carro 16k moto 49k reserva/livre na conta Tenho um filho de 9 meses e tenho 27 anos, sou mei e tenho um custo mĂ©dio mensal de vida de 2k, atualmente meu trabalho vai bem e nĂŁo o vejo "quebrando" ou dando prejuĂzo, pro prĂłximo ano, queria um conselho oque vocĂȘs acham sobre eu usar esse valor de reserva para comprar um carro popular porĂ©m bem mais recente e confortĂĄvel, (esqueci de falar que o meu carro Ă© um uno 03/04 porĂ©m tĂĄ filĂ© nĂŁo dĂĄ problema ou deixa na mĂŁo e no caso o venderia), no caso visando mais um conforto e segurança principalmente por estar com uma criança agora. AĂ deixo aberto pra quem quiser opinar, contar relato ou dar um conselho mesmo. Obrigado turma Link para compartilhar Share on other sites Mais opçÔes...
Ricardo O Postado 29 de Julho Compartilhar Postado 29 de Julho On 23/07/2024 at 00:57, Kaique Martins Marques disse: EntĂŁo vamos lĂĄ! Turma tenho um patrimĂŽnio de 300k sendo: 224k em bolsa 13k carro 16k moto 49k reserva/livre na conta Tenho um filho de 9 meses e tenho 27 anos, sou mei e tenho um custo mĂ©dio mensal de vida de 2k, atualmente meu trabalho vai bem e nĂŁo o vejo "quebrando" ou dando prejuĂzo, pro prĂłximo ano, queria um conselho oque vocĂȘs acham sobre eu usar esse valor de reserva para comprar um carro popular porĂ©m bem mais recente e confortĂĄvel, (esqueci de falar que o meu carro Ă© um uno 03/04 porĂ©m tĂĄ filĂ© nĂŁo dĂĄ problema ou deixa na mĂŁo e no caso o venderia), no caso visando mais um conforto e segurança principalmente por estar com uma criança agora. AĂ deixo aberto pra quem quiser opinar, contar relato ou dar um conselho mesmo. Obrigado turma Teu filho tĂĄ com 9 meses. Melhor guardar o dinheiro đ¶ para emergĂȘncia. Seu gasto de 2k era sem o bebĂȘ, ou era menor antes do bebĂȘ? Se teu carro tĂĄ filĂ©, nĂŁo vale a pena vender ele, se estĂĄ servindo para os objetivos.  NĂŁo se adiante para uma necessidade que ainda nĂŁo existe.  Continue no caminho, estĂĄ indo muito bem, use o dinheiro na sua empresa, para ganhar mais dinheiro e quando for necessĂĄrio trocar de carro. Link para compartilhar Share on other sites Mais opçÔes...
Recommended Posts