Jump to content

Recommended Posts

EntĂŁo vamos lĂĄ!

Turma tenho um patrimĂŽnio de 300k sendo:

224k em bolsa

13k carro 

16k moto

49k reserva/livre na conta

Tenho um filho de 9 meses e tenho 27 anos, sou mei e tenho um custo mĂ©dio mensal de vida de 2k, atualmente meu trabalho vai bem e nĂŁo o vejo "quebrando" ou dando prejuĂ­zo, pro prĂłximo ano, queria um conselho oque vocĂȘs acham sobre eu usar esse valor de reserva para comprar um carro popular porĂ©m bem mais recente e confortĂĄvel, (esqueci de falar que o meu carro Ă© um uno 03/04 porĂ©m tĂĄ filĂ© nĂŁo dĂĄ problema ou deixa na mĂŁo e no caso o venderia), no caso visando mais um conforto e segurança principalmente por estar com uma criança agora. AĂ­ deixo aberto pra quem quiser opinar, contar relato ou dar um conselho mesmo.

Obrigado turma

• Brabo 4
Link para compartilhar

8 horas atrĂĄs, Kaique Martins Marques disse:

EntĂŁo vamos lĂĄ!

224k em bolsa

13k carro 

16k moto

Tenho um filho de 9 meses e tenho 27 anos, sou mei e tenho um custo mĂ©dio mensal de vida de 2k, atualmente meu trabalho vai bem e nĂŁo o vejo "quebrando" ou dando prejuĂ­zo, pro prĂłximo ano, queria um conselho oque vocĂȘs acham sobre eu usar esse valor de reserva para comprar um carro popular porĂ©m bem mais recente e confortĂĄvel, (esqueci de falar que o meu carro Ă© um uno 03/04 porĂ©m tĂĄ filĂ© nĂŁo dĂĄ problema ou deixa na mĂŁo e no caso o venderia), no caso visando mais um conforto e segurança principalmente por estar com uma criança agora. AĂ­ deixo aberto pra quem quiser opinar, contar relato ou dar um conselho mesmo.

Obrigado turma

Bom dia, Kaique!

Apenas complementando a resposta do @Marcelo Ribeiro.

Lembre-se que a reserva de emergĂȘncia nĂŁo Ă© necessariamente para quando estamos sem emprego e/ou sem renda. A reserva pode ser usada em outras situaçÔes onde se demanda emergĂȘncia: uma questĂŁo mĂ©dica, medicação, exames, uma demanda onde vocĂȘ precise consertar seu carro ou alugar um. Pense que a reserva Ă© para imprevistos que fogem de nossos orçamentos habituais.

Concordo inclusive em ter os 12 meses de reserva inclusive é o que eu faço aqui não sendo mais CLT.

Espero que ajude a pensar!

• Brabo 4
Link para compartilhar

4 horas atrĂĄs, Edison Paulini disse:

Bom dia, Kaique!

Apenas complementando a resposta do @Marcelo Ribeiro.

Lembre-se que a reserva de emergĂȘncia nĂŁo Ă© necessariamente para quando estamos sem emprego e/ou sem renda. A reserva pode ser usada em outras situaçÔes onde se demanda emergĂȘncia: uma questĂŁo mĂ©dica, medicação, exames, uma demanda onde vocĂȘ precise consertar seu carro ou alugar um. Pense que a reserva Ă© para imprevistos que fogem de nossos orçamentos habituais.

Concordo inclusive em ter os 12 meses de reserva inclusive é o que eu faço aqui não sendo mais CLT.

Espero que ajude a pensar!

Cara, se nĂŁo Ă© uma emergĂȘncia e sim apenas pelo conforto, se fosse eu, nĂŁo iria mexer na reserva e nĂŁo compraria. VocĂȘ mesmo citou que tem um carro mais antigo que nĂŁo lhe dĂĄ problema. VocĂȘ poderia aplicar a grana de um carro novo comprando mais ativos, melhorando seu negĂłcio fazendo-o mais rentĂĄvel por exemplo. 
Lembre-se daquela velha pergunta ao pensar em comprar algo: “Eu preciso mesmo disso?”

Link para compartilhar

Opa @Kaique Martins Marques boa tarde.

Tem alguns vĂ­deos do Raul referente a esse assunto. Complementando o que o pessoal disse acima e nesse vĂ­deo, como vocĂȘ tem um filho e para ele pode ser desconfortante, seria legal talvez parar de aportar 1 ou 2 meses para comprar um carro sem ter que realizar o financiamento desse carro.

Mas o ideal seria se vocĂȘ conseguisse comprar um carro sem mexer na reserva de emergĂȘncia e conseguir continuar aportando 25% (Lembrando que o custo deveria contemplar o valor seu, do seu filho e da sua mulher - se vocĂȘ tiver). Se nĂŁo for possĂ­vel, eu recomendaria vocĂȘ comprar retirando uma parte dos investimentos mesmo.

• Brabo 2
Link para compartilhar

2 horas atrĂĄs, Gabriel Yukio Nakashima disse:

Opa @Kaique Martins Marques boa tarde.

Tem alguns vĂ­deos do Raul referente a esse assunto. Complementando o que o pessoal disse acima e nesse vĂ­deo, como vocĂȘ tem um filho e para ele pode ser desconfortante, seria legal talvez parar de aportar 1 ou 2 meses para comprar um carro sem ter que realizar o financiamento desse carro.

Mas o ideal seria se vocĂȘ conseguisse comprar um carro sem mexer na reserva de emergĂȘncia e conseguir continuar aportando 25% (Lembrando que o custo deveria contemplar o valor seu, do seu filho e da sua mulher - se vocĂȘ tiver). Se nĂŁo for possĂ­vel, eu recomendaria vocĂȘ comprar retirando uma parte dos investimentos mesmo.

Lembre-se que ele jĂĄ tem carro e moto...

• Brabo 1
Link para compartilhar

On 23/07/2024 at 00:57, Kaique Martins Marques disse:

EntĂŁo vamos lĂĄ!

224k em bolsa

13k carro 

16k moto

Obrigado turma

celta.gif.172cc75c8755ed0d65e1a528e3306c0a.gif

Link para compartilhar

On 23/07/2024 at 00:57, Kaique Martins Marques disse:

EntĂŁo vamos lĂĄ!

224k em bolsa

13k carro 

16k moto

Obrigado turma

Teu filho tĂĄ com 9 meses.

Melhor guardar o dinheiro đŸ’¶ para emergĂȘncia.

Seu gasto de 2k era sem o bebĂȘ, ou era menor antes do bebĂȘ?

Se teu carro tå filé, não vale a pena vender ele, se estå servindo para os objetivos.

NĂŁo se adiante para uma necessidade que ainda nĂŁo existe.

Continue no caminho, estĂĄ indo muito bem, use o dinheiro na sua empresa, para ganhar mais dinheiro e quando for necessĂĄrio trocar de carro.

Link para compartilhar

• Criar novo...