Jump to content

Importação de máquinas da China


Recommended Posts

Bom dia galera,

Tenho intenção de puxar equipamentos de academia

Alguém da comunidade tem experiência com importação chinesa? trabalhe com isso? ou possa me alertar sobre cuidados básicos?

 

P.s.: Caso eu tenha perguntado no ambiente errado ou o assunto não faz sentido pra comunidade, peço perdão. 

Editado por Danimar Guedes
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@Danimar Guedes, bom dia.

Ótima inciativa, o mercado chinês não é mais o que era, hoje é possível encontrar excelentes produtos.

Primeira pergunta, irá imobilizar ou revender estes produtos?

Mas de qualquer forma, o ideal é fazer por um CNPJ com RADAR de importação, caso não tenha, terá que buscar uma empresa importadora para te auxiliar com a importação.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

9 horas atrás, Danimar Guedes disse:

Bom dia galera,

Tenho intenção de puxar equipamentos de academia

Alguém da comunidade tem experiência com importação chinesa? trabalhe com isso? ou possa me alertar sobre cuidados básicos?

 

P.s.: Caso eu tenha perguntado no ambiente errado ou o assunto não faz sentido pra comunidade, peço perdão. 

Fala Danimar,

O que gostaria de saber especificamente ?

Você vai importar para revender ?

Vai criar uma marca própria ?

Pretende trazer uma quantidade grande de uma só vez (container) ? ou quantidades menores (consolidado) ?

Conta mais suas ideias que podemos (posso) palpitar melhor rsrsrs

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

15 horas atrás, Samuel Dambros disse:

@Danimar Guedes, bom dia.

Ótima inciativa, o mercado chinês não é mais o que era, hoje é possível encontrar excelentes produtos.

Primeira pergunta, irá imobilizar ou revender estes produtos?

Mas de qualquer forma, o ideal é fazer por um CNPJ com RADAR de importação, caso não tenha, terá que buscar uma empresa importadora para te auxiliar com a importação.

Samuel, a ideia é imobilizar. Tens experiência com alguma empresa?

 

7 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Fala Danimar,

O que gostaria de saber especificamente ?

Você vai importar para revender ?

Vai criar uma marca própria ?

Pretende trazer uma quantidade grande de uma só vez (container) ? ou quantidades menores (consolidado) ?

Conta mais suas ideias que podemos (posso) palpitar melhor rsrsrs

 

Sem intenção de revenda e nem marca própria, talvez leve personalização, a ideia é uma academia completa (equipamentos de musculação e cardio, pesos livres, acessórios, piso e afins). Alguns orçamentos aqui no brasil feito com empresas que revendem grande parte do portfólio fica em torno de 800k de investimento.

Especificamente, queria entender a escolha dos itens de interesse, se existe alguma base de pesquisa possível, tipo um site, ou devo confiar na capacidade de indicação do fornecedor chinês pela empresa importadora. 

Outra dúvida é se faz sentido eu me basear nos preços de anúncios em sites como alibaba e madeinchina. Algumas pesquisas rápidas em youtube (kkk) recomendam multiplicar os valores de anúncios por 2,2 pra ter uma referência de preço final ainda em dólar. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Danimar Guedes disse:

Samuel, a ideia é imobilizar. Tens experiência com alguma empresa?

 

Sem intenção de revenda e nem marca própria, talvez leve personalização, a ideia é uma academia completa (equipamentos de musculação e cardio, pesos livres, acessórios, piso e afins). Alguns orçamentos aqui no brasil feito com empresas que revendem grande parte do portfólio fica em torno de 800k de investimento.

Especificamente, queria entender a escolha dos itens de interesse, se existe alguma base de pesquisa possível, tipo um site, ou devo confiar na capacidade de indicação do fornecedor chinês pela empresa importadora. 

Outra dúvida é se faz sentido eu me basear nos preços de anúncios em sites como alibaba e madeinchina. Algumas pesquisas rápidas em youtube (kkk) recomendam multiplicar os valores de anúncios por 2,2 pra ter uma referência de preço final ainda em dólar. 

Rapaz... entendi a ideia agora...

Você quer montar uma academia e quer economizar nesta montagem

Minha resposta simples seria então não vale a pena mexer com China, mas vou tentar expor porque pensei isso de cara.

- Não vai ter linhas de credito, normalmente vai ter que pagar a vista / antecipado

- Lembra do preço x risco , vai ter um risco bem mais elevado de ter problemas e mau entendidos ( que se fosse numa operação continua poderia ser resolvido depois )

- Suporte x garantia ? mesmo que a China te fale que pode oferecer, vai ser BO ainda mais com equipamentos pesados

- Você não vai poder "ver" experimentar os equipamentos antes de comprar, pode ser broxante depois que chegar

- Negocio de academia a menos que "compre" uma marca famosa, eu vejo como super arriscado, ou seja, se você pesquisar com carinho, pode ser que encontre alguém querendo vender tudo para se livrar do pesadelo, e sempre tem alguém querendo entrar kkk (você no caso) 

- Vejo negocio de academia quase como enxugar gelo, por melhor que seja, vai sempre ter muita gente abandonando, ou seja, tem que ter / construir um bom fluxo de alunos novos... e de alguma forma cativar e manter os antigos

- Voltando no item de comprar uma academia, pense nível Brasil, uma vez que estava disposto a buscar tudo na China, se encontrar uma academia fechando no Brasil em qualquer estado, seria mais simples comprar aqui (e mandar buscar para montar onde quiser)... neste caso o desconto teria que ser muito bom, e dependendo de sua negociação pode ser que seja ! Pense que comprar uma que estiver fechando vai vir com um monte de coisas que talvez não esteja ainda nas suas contas... moveis da recepção, bebedouros, itens do vestiário, pesos livres, etc etc ...

- Converse com marcas que você tem interesse, pode ser que eles possam te indicar quem tem interesse em vender... imagina alguém que comprou 10 esteiras e ainda esta pagando o fornecedor e não esta dando conta... se este fornecedor te indicar ele vai "salvar" a grana dele que ele estaria fadado a perder.

- Defina muito bem qual vai ser seu publico alvo, ou persona, ou avatar ... kkk dão tantos nomes pras coisas que ficamos perdidos as vezes

Enfim acho que já esta bom por enquanto senão você nem vai ler tudo kkkkkkkkkkk tenho mais "pitacos" e ideias, mas vamos trocando a ideia com calma.

- Se ainda assim achar que vale a pena importar, procure uma empresa que faz isso pra você e já entrega aqui nacionalizado, eles cobram por isso, mas acredite, vale a pena pagar.

Abs!

 

 

 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

6 horas atrás, Danimar Guedes disse:

Especificamente, queria entender a escolha dos itens de interesse, se existe alguma base de pesquisa possível, tipo um site, ou devo confiar na capacidade de indicação do fornecedor chinês pela empresa importadora. 

@Danimar Guedes tenho um amigo pessoal aqui em bauru que praticamente  trabalha com importação da China há anos e ele vai para lá regularmente !

a título de pesquisa acredito que valha a pena troca uma ideia com ele !

phdcomex é o insta  da empresa , eles tem site também (mesmo nome ) não vou digitar senão a resposta cai na moderação hehe!

  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Também acho que vale a pena terceirizar para uma importadora.

Depois que você fechar negócio com seu fornecedor você vai ter que decidir o tipo de frete, geralmente é por conta do comprador. Sua compra não deve fechar um contêiner inteiro então vai ter que ter o contato de alguma empresa de frete para dividir contêiner e cobrar o proporcional. Precisa ter despachante para te ajudar com a invoice e como declarar cada produto com o NCM correto. Chegando no Brasil se cair em Canal Vermelho pode ser outro grande problema até você desembaraçar...

Eu pagaria para alguém que já tem contatos e trabalha com isso.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 25/07/2024 at 07:50, Marcelo Ribeiro disse:

Rapaz... entendi a ideia agora...

Você quer montar uma academia e quer economizar nesta montagem

Minha resposta simples seria então não vale a pena mexer com China, mas vou tentar expor porque pensei isso de cara.

- Não vai ter linhas de credito, normalmente vai ter que pagar a vista / antecipado

- Lembra do preço x risco , vai ter um risco bem mais elevado de ter problemas e mau entendidos ( que se fosse numa operação continua poderia ser resolvido depois )

- Suporte x garantia ? mesmo que a China te fale que pode oferecer, vai ser BO ainda mais com equipamentos pesados

- Você não vai poder "ver" experimentar os equipamentos antes de comprar, pode ser broxante depois que chegar

- Negocio de academia a menos que "compre" uma marca famosa, eu vejo como super arriscado, ou seja, se você pesquisar com carinho, pode ser que encontre alguém querendo vender tudo para se livrar do pesadelo, e sempre tem alguém querendo entrar kkk (você no caso) 

- Vejo negocio de academia quase como enxugar gelo, por melhor que seja, vai sempre ter muita gente abandonando, ou seja, tem que ter / construir um bom fluxo de alunos novos... e de alguma forma cativar e manter os antigos

- Voltando no item de comprar uma academia, pense nível Brasil, uma vez que estava disposto a buscar tudo na China, se encontrar uma academia fechando no Brasil em qualquer estado, seria mais simples comprar aqui (e mandar buscar para montar onde quiser)... neste caso o desconto teria que ser muito bom, e dependendo de sua negociação pode ser que seja ! Pense que comprar uma que estiver fechando vai vir com um monte de coisas que talvez não esteja ainda nas suas contas... moveis da recepção, bebedouros, itens do vestiário, pesos livres, etc etc ...

- Converse com marcas que você tem interesse, pode ser que eles possam te indicar quem tem interesse em vender... imagina alguém que comprou 10 esteiras e ainda esta pagando o fornecedor e não esta dando conta... se este fornecedor te indicar ele vai "salvar" a grana dele que ele estaria fadado a perder.

- Defina muito bem qual vai ser seu publico alvo, ou persona, ou avatar ... kkk dão tantos nomes pras coisas que ficamos perdidos as vezes

Enfim acho que já esta bom por enquanto senão você nem vai ler tudo kkkkkkkkkkk tenho mais "pitacos" e ideias, mas vamos trocando a ideia com calma.

- Se ainda assim achar que vale a pena importar, procure uma empresa que faz isso pra você e já entrega aqui nacionalizado, eles cobram por isso, mas acredite, vale a pena pagar.

Abs!

 

 

 

Não tenho crédito mesmo. Tô aceitando um "incentivo" do @Raul , garanto 1,5% a 2% o mês.

Vc já teve experiência com equipamentos dessa área? Exceto as esteiras e demais aparelhos de cardio, os aparelhos são no geral a betaria de pesos de ferro fundido, cabo de aço, tubos de aço carbono de 3 a 4mm e biomecânica que eles basicamente reproduzem os os ângulos das marcas americanas e italianas conhecidas por isso. 

Já tive experiência com alguns equipamentos chineses, estão se mostrando cada vez mais duráveis.

De fato o "ver" e testar o que eu compraria, seria terceirizado.

Na minha concepção de pouco tempo de área (12 anos), uma marca "famosa" de aparelhos vai fazer sentido se o foco fosse um público específico, claro que uso a minha realidade regional como métrica (serra do RS). 

Sempre tem gente querendo sair mas sempre tem gente querendo entrar. A realidade hj é:

- marcas que mais vendem aparelhos no brasil tem portfólio 90% importado chinês. Aparelho chega a 7,5k reais já com a marca da empresa, cor e demais personalizações e é vendido por 20k à vista e 25k parcelando em 24x.

Quanto a rentabilidade do negócio, de fato a escala é limitada como no área de tecnologia ou vendas, mas é a minha área, como gestor de uma academia estou indo para o quarto ano, conheço os números e potencial, pra mim faz sentido, não ficarei rico (talvez kkk), mas existe uma certa previsibilidade de longo prazo trabalhando-se a cultura de planos.

Quanto a comprar uma academia fechando, o seminovo pode fazer sentido, mas...:

fato 1- não lembro de ter conhecimento de uma academia que fechou antes do seu quarto ano

fato 2- não vejo desconto considerável quando avalio buscar algum equipamento usado, ferro não deprecia tanto assim e courino pro estofado é extremamente barato kkk

Talvez me falte uma pesquisa mais avançada ou esperar a oportunidade com uma academia fechando, mas o velho de 30 anos aqui acha que já esperou demais.

As marcas só dão crédito pra franquias e redes que amarram o indivíduo contrato leasing. Punk de franquias é que uma boa parte virou vendedora de maquinário e tem parceria com uma marca específica, enfim, já fiz reuniões e conheci os negócios, não vi sentido pro meu projeto.

Agradeço demais pelos alertas e pontos levantados @Marcelo Ribeiro, estou a disposição se quiser me trazer mais informações sobre o mundo do empreendedorismo.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

On 24/07/2024 at 09:45, Danimar Guedes disse:

Tenho intenção de puxar equipamentos de academia

Alguém da comunidade tem experiência com importação chinesa? trabalhe com isso? ou possa me alertar sobre cuidados básicos?

@Danimar Guedes li o post novamente e com os comentários dos colegas ! 
Temos um cliente em nossa base que se chama Brudden (ela fábrica equipamentos fitness da marca Moovement) , fica no interior de SP (em Pompeia , ao lado de Marília-SP) e você poderia visitar pessoalmente , ver showroom , enfim é ou até desenvolver algo mais personalizado para sei caso !

em relação a suporte e manutenção você estaria com tudo mais acessível !

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 25/07/2024 at 08:54, Henrique Magalhães disse:

@Danimar Guedes tenho um amigo pessoal aqui em bauru que praticamente  trabalha com importação da China há anos e ele vai para lá regularmente !

a título de pesquisa acredito que valha a pena troca uma ideia com ele !

phdcomex é o insta  da empresa , eles tem site também (mesmo nome ) não vou digitar senão a resposta cai na moderação hehe!

Perfeito, entrarei em contato.

On 25/07/2024 at 21:18, Emilia Drivas disse:

Também acho que vale a pena terceirizar para uma importadora.

Depois que você fechar negócio com seu fornecedor você vai ter que decidir o tipo de frete, geralmente é por conta do comprador. Sua compra não deve fechar um contêiner inteiro então vai ter que ter o contato de alguma empresa de frete para dividir contêiner e cobrar o proporcional. Precisa ter despachante para te ajudar com a invoice e como declarar cada produto com o NCM correto. Chegando no Brasil se cair em Canal Vermelho pode ser outro grande problema até você desembaraçar...

Eu pagaria para alguém que já tem contatos e trabalha com isso.

Entendido, concordo, é incogitável não terceirizar. 

On 25/07/2024 at 08:56, Samuel Dambros disse:

@Danimar Guedes, bom dia.

O @Marcelo Ribeiro falou tudo, como tua ideia é imobilizar, também não recomendo a importação, por mais que tenham empresas boas hoje em dia e preços atrativos, o risco é muito grande, lembrando que uma devolução de material errado ou com problemas, não vai ser nada fácil. 

Entendido Samuel, muito obrigado pelo alerta.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...