Jump to content
  • 0

Documentos relevantes do RI para estudo


Diogo Favero Fabrile

Pergunta

Bom dia Pessoal,

Ao estudar uma empresa, quais documentos do site do RI vocês consideram relevante? Somente os resultados trimestrais seriam suficiente ?

Vejo diversos outros documentos com uma leitura extremamente maçante de difícil absorção e entendimento para um investidor comum como nos.

Tento otimizar ao máximo o tempo usado para investimentos visto que o mais importante no nosso perfil seria o investimento de tempo utilizado para o própria carreira e geracao de renda a partir do trabalho.

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Bom dia,

Existe um "novo" modelo de vídeos na AUVP Capital que analisa essas informações do RI, por exemplo, de uma maneira muito didática, é apresentado pelo Guilherme Matos, um dos Consultores.

Abaixo o primeiro dos vídeos, dê uma assistida em todos eles. Acho que eles ainda não criaram uma playlist só dele, mas fica aqui também a dica, acho que seria bom deixar eles em uma lista separada.

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Diogo Favero Fabrile disse:

Bom dia Pessoal,

Ao estudar uma empresa, quais documentos do site do RI vocês consideram relevante? Somente os resultados trimestrais seriam suficiente ?

Vejo diversos outros documentos com uma leitura extremamente maçante de difícil absorção e entendimento para um investidor comum como nos.

Tento otimizar ao máximo o tempo usado para investimentos visto que o mais importante no nosso perfil seria o investimento de tempo utilizado para o própria carreira e geracao de renda a partir do trabalho.

 

Bom dia, Diogo!

Quando estamos estudando uma empresa ainda vendo a viabilidade de nos tornarnos sócios dela, por mais maçante que possa ser penso que o ideal seriam os relatório trimestrais. 

Como estamos buscando um negócio para nos associarmos, é fundamental um estudo mais a fundo para entendermos como a empresa se comportou ao longo dos anos levando em consideração diversos fatores. Deixo alguns exemplos do que eu costumo observar e espero que te ajude em suas análises:

- ver seus lucros se foram crescentes e quando não cresceram ver o que impactou;

- observar como a empresa se empenha para crescimento e o que ela anda fazendo para isso considerando quanto ela investe em si própria, se ela faz investimentos coerentes. Coerentes que eu digo acabo trazendo um exemplo prático das indústrias Romi em que seu foco é produzir e colocar para alugar máquinas industriais. Em um período ela focou em investir em lotes de terrenos para revenda. Balançou muito a empresa pois seus resultados foram seriamente afetados de forma negativa;

- quando a empresa passou por alguns momentos ruins como, por exemplos, alguma quedas de lucros (não pensando que ela teve prejuízos mas sim reduziu seu lucro mesmo) como ela se comportou. Ela explicou o porque? Um bom exemplo disso é o Banco Bradesco que vem passando por uma fase complexa e se pronuncia frequentemente falando sobre seus planos e seu guidance onde se prevê melhorias para a partir de 2026; 

- existem reduções de custos operacionais, administrativos e afins para uma melhoria de eficiência e consequentemente melhores margens para ela se tornar mais lucrativa?

Posteriormente após já estarmos decididos em investir na empresa, a leitura do relatório anual (normalmente divulgado como o relatório do 4ª trimestre de um ano) acaba sendo o suficiente para vermos como que a empresa se comportou no ano anterior e quais notas daremos a ela no ano seguinte. A partir daqui cabe perfeitamente o que você comentou que teremos mais tempo para focar em nós mesmos e em nossas carreiras a fins de aumentar os aportes e teremos tranquilidade em saber que esses valores serão direcionados em bons negócios.

 

Por último gostaria de deixar uma sugestão de leitura que abre nossos horizontes para esse tipo de avaliação que é o "ações comuns, lucros extraordinários" do Phillip Fisher. Após essa leitura é possível entender mais o que devemos procurar nestes relatórios de maneira mais assertiva e com prática conseguimos ler e "decifrar" mais rápido os relatórios. O exemplo que citei da Romi anteriormente é possível avaliar na pergunta 2 do método Scuttlebutt.

 

Espero que ajude um pouco mais neste tema, amigo. 

E se tiver mais dúvidas ou algo que possamos agregar é só dizer!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 02/08/2024 at 05:13, Diogo Favero Fabrile disse:

Bom dia Pessoal,

Ao estudar uma empresa, quais documentos do site do RI vocês consideram relevante? Somente os resultados trimestrais seriam suficiente ?

Vejo diversos outros documentos com uma leitura extremamente maçante de difícil absorção e entendimento para um investidor comum como nos.

Tento otimizar ao máximo o tempo usado para investimentos visto que o mais importante no nosso perfil seria o investimento de tempo utilizado para o própria carreira e geracao de renda a partir do trabalho.

 

Bom dia @Diogo Favero Fabrile. A analise inicial da empresa que seria um pouco mais trabalhosa. Após a analise inicial voce pode acompanhar os demonstrativos financeiros apresentados anualmente. Contudo, para a analise inicial eu recomendaria primeiramente a leitura do formulario de referencia. Apesar de ser um documento com varias paginas voce pode focar na atividade da empresa e nos fatores de risco

Após entender como a empresa trabalha e qual as nuances do setor voce pode começar a acompanhar os resultados apresentados. Trimestralmente as empresas disponibizam os demonstrativos financeiros, sendo que no ultimo trimestre é apresentado o consolidado do exercicio. Inicialmente para se habituar em analisar estes demonstrativos, voce pode acompanhar por 1 ano os demonstrativos trimestrais. Após ter este este entendimento, na minha opinião a analise do consolidado anual ja seria o suficiente.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Rodrigo Moretto Da Silva Muito obrigado pela sugestao de videos, de fato muito interessante! Vou dar uma assistida.

 

@Edison Paulini Novamente, agradeço pela resposta, sua contribuição para essa comunidade eh gigantesca hehe! No meu entendimento voce eh praticamente  parte do Time AUVP, deveriam trocar sua flag rsrs.

 

@Adriano Umemura Nao tinha visto esse documento ainda, realmente  o mais completo, muito obrigado pela resposta!. Mas gostaria de trazer um ponto que acredito ser o problema de todos os investidores inciantes como eu e na fase atual de vida.

Caso eu faca uma analise completa conforme segue o figurino eu levaria em torno de 3 meses para entender cada setor, assim como a empresa que estou analisando e outras da qual estaria comparando,  isso se nao levar mais tempo.

Dessa forma demoraria em torno de 2 anos ou mais para diversificar minha carteira de forma interessante e mesmo assim sem duvida meu conhecimento ainda seria superficial.

Entendo que, para quem esta iniciando a vida profissional e possua valores pequenos para aportar além de tempo disponível para entrar de cabeça nos estudos essa seja sem duvida o melhor formato para entrar no mundo de ações.

Porem, no meu caso, atualmente devido ao meu trabalho sobra-me pouco tempo para investir nos estudos, ja fiz as aulas da AUVP mais de 3 vezes e continuo revisitando diversos topicos e sinto que estou avançando mas  de forma lenta devido ao tempo disponivel e pausas que eventualmente faço por conta do trabalho que me exige alem do dia dia estudos técnicos constantes. Ou seja , sobra-me menos tempo ainda para entrar de cabeca em uma analise completa de uma empresa.

Meu emprego atual me gera uma boa quantidade de renda o que faz com que meus aporte sejam "gordos" portanto gostaria de diversificar o maximo possivel em um periodo menor de tempo, caso contrario eu teria 2 opcoes:

1- Demorar um periodo gigantesco de tempo ate ter uma carteira montada onde eu entenderia melhor sobre as empresas que estou aportando e assim iniciar o aporte e manter quase que 100% em renda fixa.

2- Aportar valores grandes em poucas empresas ate consolidar minha carteira.

Tendo em vista esse meu "desabafo" juntamente com uma explicação maior sobre minha situação. Ultimamente estou buscando uma forma mais eficiente para estudo das ações brasileiras ate formar minha carteira inicial.

 Sabendo que não eh o ideal mas no meu entendimento, caso eu aporte somente nos  setores perenes de empresas grandes e consolidadas que a grande maioria dos investidores possuem em carteira tendo em vista um estudo nao tao aprofundado sobre as mesmas, eu ja conseguiria diversificar de forma suficiente sem correr grandes riscos levando em consideração que a intencao seria manter aportes mensais e constates durante 20 anos e durante esse tempo ir lendo e entendendo mais sobre as empresas que possuo. vejo que o fator analise seria diluído tendo em vista o tempo que eu estaria aportando e no tipo de empresa principalmente desconsiderando o topo da piramide. 

Qual a opinião de vocês sobre isso? Existe alguma alternativa um pouco mais eficiente para essas analises? E sobre empresas muito mais consolidadas como ITAUSA ou Banco do Brasil,  o quão importante seria nos aprofundar em nossa analises para esse tipo de empresa? 

Gosto muito da filosofia de John Bogle, pois o que gera maior renda para mim eh o investimento em minha carreira, portanto quando mais eficiente eu for em meus investimentos, mais tempo conseguirei investir no que realmente gosto de fazer.

 

Editado por Diogo Favero Fabrile
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Diogo Favero Fabrile disse:

@Rodrigo Moretto Da Silva Muito obrigado pela sugestao de videos, de fato muito interessante! Vou dar uma assistida.

 

@Edison Paulini Novamente, agradeço pela resposta, sua contribuição para essa comunidade eh gigantesca hehe! No meu entendimento voce eh praticamente  parte do Time AUVP, deveriam trocar sua flag rsrs.

 

@Adriano Umemura Nao tinha visto esse documento ainda, realmente  o mais completo, muito obrigado pela resposta!. Mas gostaria de trazer um ponto que acredito ser o problema de todos os investidores inciantes como eu e na fase atual de vida.

Caso eu faca uma analise completa conforme segue o figurino eu levaria em torno de 3 meses para entender cada setor, assim como a empresa que estou analisando e outras da qual estaria comparando,  isso se nao levar mais tempo.

Dessa forma demoraria em torno de 2 anos ou mais para diversificar minha carteira de forma interessante e mesmo assim sem duvida meu conhecimento ainda seria superficial.

Entendo que, para quem esta iniciando a vida profissional e possua valores pequenos para aportar além de tempo disponível para entrar de cabeça nos estudos essa seja sem duvida o melhor formato para entrar no mundo de ações.

Porem, no meu caso, atualmente devido ao meu trabalho sobra-me pouco tempo para investir nos estudos, ja fiz as aulas da AUVP mais de 3 vezes e continuo revisitando diversos topicos e sinto que estou avançando mas  de forma lenta devido ao tempo disponivel e pausas que eventualmente faço por conta do trabalho que me exige alem do dia dia estudos técnicos constantes. Ou seja , sobra-me menos tempo ainda para entrar de cabeca em uma analise completa de uma empresa.

Meu emprego atual me gera uma boa quantidade de renda o que faz com que meus aporte sejam "gordos" portanto gostaria de diversificar o maximo possivel em um periodo menor de tempo, caso contrario eu teria 2 opcoes:

1- Demorar um periodo gigantesco de tempo ate ter uma carteira montada onde eu entenderia melhor sobre as empresas que estou aportando e assim iniciar o aporte e manter quase que 100% em renda fixa.

2- Aportar valores grandes em poucas empresas ate consolidar minha carteira.

Tendo em vista esse meu "desabafo" juntamente com uma explicação maior sobre minha situação. Ultimamente estou buscando uma forma mais eficiente para estudo das ações brasileiras ate formar minha carteira inicial.

 Sabendo que não eh o ideal mas no meu entendimento, caso eu aporte somente nos  setores perenes de empresas grandes e consolidadas que a grande maioria dos investidores possuem em carteira tendo em vista um estudo nao tao aprofundado sobre as mesmas, eu ja conseguiria diversificar de forma suficiente sem correr grandes riscos levando em consideração que a intencao seria manter aportes mensais e constates durante 20 anos e durante esse tempo ir lendo e entendendo mais sobre as empresas que possuo. vejo que o fator analise seria diluído tendo em vista o tempo que eu estaria aportando e no tipo de empresa principalmente desconsiderando o topo da piramide. 

Qual a opinião de vocês sobre isso? Existe alguma alternativa um pouco mais eficiente para essas analises? E sobre empresas muito mais consolidadas como ITAUSA ou Banco do Brasil,  o quão importante seria nos aprofundar em nossa analises para esse tipo de empresa? 

Gosto muito da filosofia de John Bogle, pois o que gera maior renda para mim eh o investimento em minha carreira, portanto quando mais eficiente eu for em meus investimentos, mais tempo conseguirei investir no que realmente gosto de fazer.

 

Haha obrigado pelas palavras, Diogo!

Quem sabe em algum momento a AUVP não precise de mais um moderador  😅

 

Você seguindo empresas viáveis como comentou utilizando, por exemplo, a AUVP analítica, você já estaria melhor encaminhado do que muitos investidores vida a fora.

O processo que fazemos e aprendemos aqui na AUVP é algo realmente demorado. Mas tem fundamento nisso. É um estudo que de fato no começo pode ser moroso mas esse tempo diminui. Primeiro por questão da prática. Segundo que o começo do estudo de uma empresa é o ponto mais moroso e depois o acompanhamento dela é mais tranquilo.

Fazer uma análise um pouco mais a fundo na minha opinião ainda é válido para não cairmos em um viés de medo ou arrependimento onde, por exemplo, uma empresa acabe sendo mais afetada por algum cenário macro ou micro econômico e de repente pensemos: "poxa, fiz errado em investir nessa joça". Então saber no que estamos investindo é de suma importância.

Outro ponto também a der considerado é que tudo que é bom para ser construído realmente demora. O que vem de bom e com resultados não vem de uma hora para outra. Cada pessoa tem seu tempo claro, mas quero lhe dizer que não precisa de preocupar em levar 1 ou 2 anos para construir uma carteira. Com os conhecimentos que você já possui com certeza umas 2 ou 3 empresas você já conseguiria avaliar e por na carteira considerando setor perene, tag along e lucros consistentes. Já é um belo pontapé inicial. Aos poucos você vai aumentando. Não precisaria esperar 2 anos de estudo de empresas para fechar a carteira (não sei se era essa sua ideia mas achei legal comentar) e começar os aportes. Não há problema algum começar com renda fixa e 1 ou 2 ações.

Vamos nos lembrar também que FIIs de tijolo são interessantes e também não são tão demorados de avaliar e por fim ativos mais fáceis e rápidos de avaliar como a renda fixa irão compor a diversificação da carteira e trarão resultados muito bons.

 

Espero que ajude a refletir!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
21 horas atrás, Diogo Favero Fabrile disse:

@Rodrigo Moretto Da Silva Muito obrigado pela sugestao de videos, de fato muito interessante! Vou dar uma assistida.

 

@Edison Paulini Novamente, agradeço pela resposta, sua contribuição para essa comunidade eh gigantesca hehe! No meu entendimento voce eh praticamente  parte do Time AUVP, deveriam trocar sua flag rsrs.

 

@Adriano Umemura Nao tinha visto esse documento ainda, realmente  o mais completo, muito obrigado pela resposta!. Mas gostaria de trazer um ponto que acredito ser o problema de todos os investidores inciantes como eu e na fase atual de vida.

Caso eu faca uma analise completa conforme segue o figurino eu levaria em torno de 3 meses para entender cada setor, assim como a empresa que estou analisando e outras da qual estaria comparando,  isso se nao levar mais tempo.

Dessa forma demoraria em torno de 2 anos ou mais para diversificar minha carteira de forma interessante e mesmo assim sem duvida meu conhecimento ainda seria superficial.

Entendo que, para quem esta iniciando a vida profissional e possua valores pequenos para aportar além de tempo disponível para entrar de cabeça nos estudos essa seja sem duvida o melhor formato para entrar no mundo de ações.

Porem, no meu caso, atualmente devido ao meu trabalho sobra-me pouco tempo para investir nos estudos, ja fiz as aulas da AUVP mais de 3 vezes e continuo revisitando diversos topicos e sinto que estou avançando mas  de forma lenta devido ao tempo disponivel e pausas que eventualmente faço por conta do trabalho que me exige alem do dia dia estudos técnicos constantes. Ou seja , sobra-me menos tempo ainda para entrar de cabeca em uma analise completa de uma empresa.

Meu emprego atual me gera uma boa quantidade de renda o que faz com que meus aporte sejam "gordos" portanto gostaria de diversificar o maximo possivel em um periodo menor de tempo, caso contrario eu teria 2 opcoes:

1- Demorar um periodo gigantesco de tempo ate ter uma carteira montada onde eu entenderia melhor sobre as empresas que estou aportando e assim iniciar o aporte e manter quase que 100% em renda fixa.

2- Aportar valores grandes em poucas empresas ate consolidar minha carteira.

Tendo em vista esse meu "desabafo" juntamente com uma explicação maior sobre minha situação. Ultimamente estou buscando uma forma mais eficiente para estudo das ações brasileiras ate formar minha carteira inicial.

 Sabendo que não eh o ideal mas no meu entendimento, caso eu aporte somente nos  setores perenes de empresas grandes e consolidadas que a grande maioria dos investidores possuem em carteira tendo em vista um estudo nao tao aprofundado sobre as mesmas, eu ja conseguiria diversificar de forma suficiente sem correr grandes riscos levando em consideração que a intencao seria manter aportes mensais e constates durante 20 anos e durante esse tempo ir lendo e entendendo mais sobre as empresas que possuo. vejo que o fator analise seria diluído tendo em vista o tempo que eu estaria aportando e no tipo de empresa principalmente desconsiderando o topo da piramide. 

Qual a opinião de vocês sobre isso? Existe alguma alternativa um pouco mais eficiente para essas analises? E sobre empresas muito mais consolidadas como ITAUSA ou Banco do Brasil,  o quão importante seria nos aprofundar em nossa analises para esse tipo de empresa? 

Gosto muito da filosofia de John Bogle, pois o que gera maior renda para mim eh o investimento em minha carreira, portanto quando mais eficiente eu for em meus investimentos, mais tempo conseguirei investir no que realmente gosto de fazer.

 

Bom dia @Diogo Favero Fabrile. Eu concordo que para a maioria das pessoas, poder se dedicar ao trabalho para gerar mais renda e para a familia é o melhor a ser feito. O que realmente nos deixara "ricos" é o dinheiro ganho do nosso trabalho e os momentos que passamos com aqueles que amamos.

Mas tambem tenho em mente que os nossos retornos, independente de qual area, tera um resultado melhor na proporção do que nos dedicamos a ela. O objetivo da metodologia do curso é exatamente oferecer ferramentas para realizar os investimentos de uma forma que possamos conciliar juntamente com nossos afazeres do dia a dia, mas isto não muda o conceito que citei acima. Cabe a cada um determinar em qual grau estaria satisfeito com esta relação dedicação / retorno e direcionar da forma que traga mais tranquilidade para sua vida

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 03/08/2024 at 16:13, Diogo Favero Fabrile disse:

Meu emprego atual me gera uma boa quantidade de renda o que faz com que meus aporte sejam "gordos"

 

De repente pra você compense a consultoria. Não sei seu patrimônio nem quanto investe, mas de repente vale a pena falar com eles pra ver o que você consegue!

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...