Jump to content

Recommended Posts

9 minutes ago, Ludmyla Cruz Da Silva disse:

Faz um mês que postergo a decisão: faço ou não um curso de inglês (sempre tive muita vontade, e até já fiz um básico). Eu quero falar bem fluentemente e sei que preciso de um curso com aulas certas toda semana com professores para me guiar, porém, a mensalidade é R$ 331,00 por mês e a cada seis meses tem que comprar novos livros que custam em torno de 650,00, seriam duas vezes no ano a compra desses livros. 
Quanto faço as contas, vejo que é um custo alto e que não tenho certeza de ROI. Não estou conseguindo ver formas de retorno 🫠

 

Mais importante do que o curso é a prática, é conversar com quem já seja fluente, eu prefiro.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

11 minutes ago, Ludmyla Cruz Da Silva disse:

Faz um mês que postergo a decisão: faço ou não um curso de inglês (sempre tive muita vontade, e até já fiz um básico). Eu quero falar bem fluentemente e sei que preciso de um curso com aulas certas toda semana com professores para me guiar, porém, a mensalidade é R$ 331,00 por mês e a cada seis meses tem que comprar novos livros que custam em torno de 650,00, seriam duas vezes no ano a compra desses livros. 
Quanto faço as contas, vejo que é um custo alto e que não tenho certeza de ROI. Não estou conseguindo ver formas de retorno 🫠

 

E a teoria você encontra facilmente na internet, caso queira. Além de consumir muito o inglês no seu dia a dia através de livros, filmes, séries...

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Ludmyla Cruz Da Silva disse:

Faz um mês que postergo a decisão: faço ou não um curso de inglês (sempre tive muita vontade, e até já fiz um básico). Eu quero falar bem fluentemente e sei que preciso de um curso com aulas certas toda semana com professores para me guiar, porém, a mensalidade é R$ 331,00 por mês e a cada seis meses tem que comprar novos livros que custam em torno de 650,00, seriam duas vezes no ano a compra desses livros. 
Quanto faço as contas, vejo que é um custo alto e que não tenho certeza de ROI. Não estou conseguindo ver formas de retorno 🫠

 

Ola, Ludmyla!

Uma coisa que talvez possa ser uma opção interessante é contratar um professor particular também. Acredito que assim não teria necessidade de material a ser adquirido como custo a mais e o professor pode direcionar muita atenção para você e no seu ritmo e necessidade de aprendizado.

Tem muita gente que faz trabalhos legais por aí que vale a pena checar pegando indicações.

Ademais os amigos já disseram: consumir um conteúdo para ir treinando por conta e ir se ambientando cada vez mais com uma  língua seja assistindo séries, ouvindo músicas, podcasts, Duolingo, lendo. Eu sou da opinião que não há nada melhor do que uma boa conversação mas qualquer ajuda é válida.

 

Por fim, lhe Duolingo for de seu interesse, temos um desafio aqui na AUVP de se dedicar no app por 30 dias seguidos e inclusive conquistar uma badge. Vou deixar o tópico abaixo  =)

 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

Qual o seu nível de inglês? você disse que fez um curso básico. foi o suficiente pra aprender a ler (mesmo que sejam frases simples)? sem mais informações não temos como te dar um direcionamento melhor.

mas eu recomendaria que tu usasse o Duolingo por pelo menos 1h por dia pra ganhar vocabulário e entender a estrutura das frases. o conteúdo PT-BR/EN-US já foi testado por anos e o próprio app trabalha com a técnica de estudo chamada repetição espaçada - em resumo, o app vai te lembrar de estudar palavras, frase e expressões que tu estudou dias atrás (eu diria que a repetição é a principal chave pra tu aprender um novo idioma, fora a conversação).

agora, para treinar a conversação, tu pode usar o ChatGPT no celular. Recentemente foi lançada uma nova funcionalidade onde tu pode conversar com a I.A por áudio e ela responde, como se fosse uma conversa com uma pessoa real e o melhor é que ela nunca deixa a conversa morrer; ela fica sempre fazendo perguntas ou comentários sobre o assunto que vocês estão conversando.

se tu se interessar, posso te passar uns prompts (instruções para adaptar melhor a I.A para as suas necessidades) que deixam a I.A a par das tuas necessidades e nível de inglês.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Ludmyla Cruz Da Silva disse:

Faz um mês que postergo a decisão: faço ou não um curso de inglês (sempre tive muita vontade, e até já fiz um básico). Eu quero falar bem fluentemente e sei que preciso de um curso com aulas certas toda semana com professores para me guiar, porém, a mensalidade é R$ 331,00 por mês e a cada seis meses tem que comprar novos livros que custam em torno de 650,00, seriam duas vezes no ano a compra desses livros. 
Quanto faço as contas, vejo que é um custo alto e que não tenho certeza de ROI. Não estou conseguindo ver formas de retorno 🫠

 

Boa tarde @Ludmyla Cruz Da Silva!

Estou no mesmo dilema que você. Esse curso que você menciona é online ou presencial? Algum sardinha que teve a experiência de ter feito o curso em alguma escola e recomenda? (obs. sei o básico)

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

5 minutes ago, Kenner Gonçalves Viana disse:

Boa tarde @Ludmyla Cruz Da Silva!

Estou no mesmo dilema que você. Esse curso que você menciona é online ou presencial? Algum sardinha que teve a experiência de ter feito o curso em alguma escola e recomenda? (obs. sei o básico)

Amigo, há uns anos atrás (coisa de uns 8 ou 9 anos) eu fiz wise up. Não era uma opção barata mas era muito bom. Tive a sorte de ter professores excelentes que viajavam nas aulas mas exercitava muito o inglês. Imagine vocês e dois colegas de sala brincando de talk show onde um é o entrevistador e os outros dois escolhem quem irão ser podendo ser desde uma celebridade até um personagem fictício (Hulk e Homem Aranha). Era engraçado e estimulava muito o vocabulário.

Lá se tinha os módulos básico I, II e III, intermediário I, II e III, avançado I e II e conversação. Entrei no módulo intermediário I através de um exame de nivelamento que eles fazem. Do básico ao intermediário era algo mais estruturado, seguíamos livros e não saíamos tanto do roteiro mas dava pra aprender legal. Na conversação era maravilhoso pois os professores não tinham limites para criatividade.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

16 minutes ago, Kenner Gonçalves Viana disse:

Boa tarde @Ludmyla Cruz Da Silva!

Estou no mesmo dilema que você. Esse curso que você menciona é online ou presencial? Algum sardinha que teve a experiência de ter feito o curso em alguma escola e recomenda? (obs. sei o básico)

Na minha época de pesquisadora, eu fiz curso de inglês específico para a saúde.

No restante eu fiz como disse anteriormente.

Editado por Karolmara Paula Nunes
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Ludmyla Cruz Da Silva disse:

Quanto faço as contas, vejo que é um custo alto e que não tenho certeza de ROI. Não estou conseguindo ver formas de retorno 🫠

Este é o tipo de investimento que o ROI é demorado, até porque até aprender mesmo o idioma são alguns anos de estudo.
Mas o retorno é que possivelmente você tenha melhores oportunidades de emprego, não sei com o que você trabalha e há quantos anos está no mercado, mas é essencial para qualquer carreira executiva.

Outro grande retorno que vejo é a oportunidade de conseguir se virar numa possível viagem para fora e talvez até tomar coragem para ir para fora.
Falei sobre isso com um amiga recentemente, ela fez sua primeira viagem internacional - foi para a Itália sozinha. Ela me disse que conheceu bastante gente e que conseguiu se virar em restaurante e tal, mas que o idioma foi sim uma barreira e algumas pessoas desistiam de conversar com ela pela limitação no inglês.
 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Karolmara Paula Nunes disse:

E a teoria você encontra facilmente na internet, caso queira. Além de consumir muito o inglês no seu dia a dia através de livros, filmes, séries...

Sim, a imersão ajuda demais! Eu amo deixar o idioma de todos os meus aparelhos em inglês, e também faço a anotação dos meus gastos em inglês, em um bloco de notas rsrs

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Kenner Gonçalves Viana disse:

Boa tarde @Ludmyla Cruz Da Silva!

Estou no mesmo dilema que você. Esse curso que você menciona é online ou presencial? Algum sardinha que teve a experiência de ter feito o curso em alguma escola e recomenda? (obs. sei o básico)

É online, aula 1 vez por semana com duração de 3h (bem puxado), é o do ccaa

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Edison Paulini disse:

Ola, Ludmyla!

Uma coisa que talvez possa ser uma opção interessante é contratar um professor particular também. Acredito que assim não teria necessidade de material a ser adquirido como custo a mais e o professor pode direcionar muita atenção para você e no seu ritmo e necessidade de aprendizado.

Tem muita gente que faz trabalhos legais por aí que vale a pena checar pegando indicações.

Ademais os amigos já disseram: consumir um conteúdo para ir treinando por conta e ir se ambientando cada vez mais com uma  língua seja assistindo séries, ouvindo músicas, podcasts, Duolingo, lendo. Eu sou da opinião que não há nada melhor do que uma boa conversação mas qualquer ajuda é válida.

 

Por fim, lhe Duolingo for de seu interesse, temos um desafio aqui na AUVP de se dedicar no app por 30 dias seguidos e inclusive conquistar uma badge. Vou deixar o tópico abaixo  =)

 

Vou dar uma pesquisada nos profs do preply, lá tem bastante. Eu uso o duolingo, estou com uma ofensiva de 60 dias 🫡

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Emilia Drivas disse:

Este é o tipo de investimento que o ROI é demorado, até porque até aprender mesmo o idioma são alguns anos de estudo.
Mas o retorno é que possivelmente você tenha melhores oportunidades de emprego, não sei com o que você trabalha e há quantos anos está no mercado, mas é essencial para qualquer carreira executiva.

Outro grande retorno que vejo é a oportunidade de conseguir se virar numa possível viagem para fora e talvez até tomar coragem para ir para fora.
Falei sobre isso com um amiga recentemente, ela fez sua primeira viagem internacional - foi para a Itália sozinha. Ela me disse que conheceu bastante gente e que conseguiu se virar em restaurante e tal, mas que o idioma foi sim uma barreira e algumas pessoas desistiam de conversar com ela pela limitação no inglês.
 

Verdade, Emilia! Trabalho com RH/ADM, bem business que chama kkkk. Idioma é algo que sempre tem que estar estudando.
Pronto, em viagens eu penso muito em poder me comunicar com as pessoas usando o inglês, ficar com uma boa autonomia em outro país.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Ludmyla Cruz Da Silva disse:

Faz um mês que postergo a decisão: faço ou não um curso de inglês (sempre tive muita vontade, e até já fiz um básico). Eu quero falar bem fluentemente e sei que preciso de um curso com aulas certas toda semana com professores para me guiar, porém, a mensalidade é R$ 331,00 por mês e a cada seis meses tem que comprar novos livros que custam em torno de 650,00, seriam duas vezes no ano a compra desses livros. 
Quanto faço as contas, vejo que é um custo alto e que não tenho certeza de ROI. Não estou conseguindo ver formas de retorno 🫠

 

Se for fazer conta de retorno, não vale a pena fazer o ensino médio, e vender picolé vale mais a pena que fazer faculdade.

Saber un outro idioma deve ser encarado como parte da sua formação, ajuda demais a entender o português, e melhorar o português, e ajuda no aprendizado do próximo idioma.

Você se refere aos custos de cursos sérios de inglês, que são os certos a fazer, você pode fazer uma prova e pular os primeiros módulos, pode estudar por conta própria até o que achar for o seu limite de aprendizado "solo" e depois fazer a prova, tem além do Duolingo alguns furosa grátis, I clusive audios do Spotify 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Ola. O curso de inglês é necessidade imediata para agregar algo em sua vida ou apenas um desejo em ter aptidão em um nova linguagem/cultura? Se enquadra-se no primeiro caso, é investimento. Vale a pena, certamente; se é o segundo caso, é um tipo de hobby ou comodidade. Nesse caso nao seria um prioridade financeira. Se isso absorve um valor de dinheiro que poderia ser aplciado em outra coisa, talvez devesse esperar mais um pouco.

Bem, eu já estudei EF english live, aulas on-line 24h, em grupo, individual, sozinha (o). Custa nessa faixa de $300 e algo ao mês, contrato de 1 ano. Duolingo é uma boa para apresender o básico, mas depois fica meio limitado. Mas eu diria que exitem formas mais práticas, que funcionam melhor se combinadas com um estudo regular, como: mude o idioma de seu celular, computador; procure filmes com legenda em inglês (não vai entender muito nos primeiros meses mas depois começa a funcionar); procure livros simples, as vezes, infantis mesmo, pra aprender o básico, com figuras, palavras e frases curtas. No final, independente da idade, aprender nova linguagem é como um criança aprendendo a falar de novo. Não pode se intimidar com nenhum tipo de ferramenta de aprendizado, por mais infantil que possa ser. Procure tambem ler ou assistir coisas sobre assuntos que você já tem algum conhecimento (seja profissional, tecnico ou cotidiano) pois assim você já vai ter mais facilidade para associar as palavras e o contexto a um ambiente que você já tem familiaridade.

Boa Fortuna!

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

10 horas atrás, Ludmyla Cruz Da Silva disse:

Faz um mês que postergo a decisão: faço ou não um curso de inglês (sempre tive muita vontade, e até já fiz um básico). Eu quero falar bem fluentemente e sei que preciso de um curso com aulas certas toda semana com professores para me guiar, porém, a mensalidade é R$ 331,00 por mês e a cada seis meses tem que comprar novos livros que custam em torno de 650,00, seriam duas vezes no ano a compra desses livros. 
Quanto faço as contas, vejo que é um custo alto e que não tenho certeza de ROI. Não estou conseguindo ver formas de retorno 🫠

 

Oi Ludmyla,

Eu tenho uma opinião que é bem diferente da maioria das pessoas que postaram anteriormente, mas explico.

A primeira coisa, como disse o @Odilon Fernandes Junior, é saber se é uma necessidade atual ou se é algo para satisfação pessoal. Isso é importante para você caracterizar onde vai incluir este valor que você vai gastar mensalmente.

Em segundo lugar, e talvez mais importante - ao menos na minha opinião -, é compreender o motivo de você aprender inglês. Sei que pode parecer com o parágrafo anterior, mas não é; acima estou falando da parte financeira, mas aqui falo da sua motivação. Você diz que quer aprender porque sempre teve vontade e quer falar bem fluentemente. Beleza, mas para que? Por que você quer "apenas" viajar e saber falar? Ou porque você quer um emprego fora do Brasil?

Isso é fundamental porque, dependendo do seu por quê, a ideia de "ir aprendendo" aqui ou ali não faz sentido - novamente, na minha visão, discordando dos amigos que postaram antes. Porque se você quer "apenas" para viajar e se comunicar, você não vai precisar falar fluentemente se você tiver o básico, até porque qualquer tradutor faz o serviço quando necessário. Por outro lado, se você pretende trabalhar fora do Brasil, eu não acho que aprender um inglês mais ou menos é positivo profissionalmente.

Falo isso por experiência própria, morando fora do Brasil já há um bom tempo. Eu trabalho em uma empresa multinacional, e ainda que na cidade em que trabalho a maioria não tem inglês como língua nativa, o pessoal comete pouquíssimos erros gramaticais, até porque a matriz é canadense e a empresa tem presença maciça dos EUA - portanto, falar bem é fundamental. É por isso que não concordo com a ideia de "aprenda pela internet", a não ser que você encontre um bom material e, principalmente, estabeleça uma rotina séria para atingir o objetivo.

Ao mesmo tempo, nesta semana precisei resolver uma situação por aqui onde moro (água e saneamento da casa), e como disse moro em uma cidade (e país) em que inglês não é a língua nativa). Ao falar com a pessoa que me atendeu, o inglês dela era super básico e ela não conseguiu me auxiliar. Usei o tradutor automático (e a pessoa também) e resolvi a situação sem dificuldade alguma.

"Ah, mas e as viagens?" Bom, em julho visitei cinco países diferentes durante as férias e em todos eles, quando o pessoal não falava inglês, o tradutor estava ali disponível e todo mundo utilizou e resolveu o que precisava ser resolvido sem problema algum - incluindo questões de pagamento de valores, hotéis, etc.

Por isso que reforço: se seu objetivo for trabalhar fora, efetivamente a fluência será necessária, e pra isso entendo que a rotina seja fundamental - assim como o investimento que você citou. Mas se for só para "momentos de lazer", aí acho que a coisa muda de figura, até porque os apps de tradução já fazem isso com você tirando fotos das coisas...

Espero ter ajudado!

Ah, se tiver interesse, minha mãe dá aulas de inglês e é bem mais barato rsrsrs.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu estudei pelo menos uns 7 / 8 anos de inglês na cultura inglesa, mto bom o curso deles, estudei em outras escolas tbm como Alumini, Seven, tive aulas com professor particular em paralelo, fiz imersão de 4 dias em um sitio, enfim estudei pra burro...

Quando achei que já sabia alguma coisinha, aceitei o desafio de trabalhar prestando serviço para bancos do Canadá, no começo veio o choque de realidade kkkkkk, muitas vezes saia das reuniões e não tinha ideia do que meu chefe tinha falado... kkkkkkk, qdo precisava conversar com usuários dava até um frio na barriga (cada um tinha um sotaque diferente) era difícil entender...

Porém depois de uns 4 meses, parece que algum interruptor simplesmente girou na minha kbeça e tudo passou a ficar mais claro, então a dica que eu dou: estudar o idioma vale d+, eh um caminho longo mas que no futuro trará seus beneficios, porém não acredite que apenas a escola / professor particular vai ser o suficiente, eh necessário que se exponha ao idioma o máximo que puder, seja através de músicas, filmes e séries, bares onde tem gringos, encontros de estudantes de inglês, enfim... qualquer coisa que te coloque em contato direto com o idioma e que te faça praticar na vida real...

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Fiz um intercâmbio e como comentaram antes tudo vai depender de seus objetivos. Se for para viajar o básico vai te atender muito bem, se for para outros fins a exposição ao idioma é essencial.

Na minha experiência caí em uma turma intermediária pois tinha bastante vocabulário porém tinha dificuldades com gramática do nível básico porque nunca tinha feito nenhum curso. Conforme vai se expondo ao idioma mais simples vai ficando e automaticamente os "erros" vão sendo corrigidos.

Minha sugestão é estude pelos livros da coleção english file e fale inglês todo dia, existem encontros e sites para conversar. E faça um teste de nivelamento, assim você identifica quais áreas precisa de mais atenção.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Ricardo Pereira#6244 disse:

Fiz um intercâmbio e como comentaram antes tudo vai depender de seus objetivos. Se for para viajar o básico vai te atender muito bem, se for para outros fins a exposição ao idioma é essencial.

Na minha experiência caí em uma turma intermediária pois tinha bastante vocabulário porém tinha dificuldades com gramática do nível básico porque nunca tinha feito nenhum curso. Conforme vai se expondo ao idioma mais simples vai ficando e automaticamente os "erros" vão sendo corrigidos.

Minha sugestão é estude pelos livros da coleção english file e fale inglês todo dia, existem encontros e sites para conversar. E faça um teste de nivelamento, assim você identifica quais áreas precisa de mais atenção.

 

English file é show demais! Eu faço aulas de conversação nas quartas e mudou muito meu ponto de vista sobre o inglês, foi um divisor de águas pra mim.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...