Jump to content
  • 0

Tesouro Selic


Daniel Santos#4083

Pergunta

Fala pessoal, boa tarde !!

 

Só para saber se estou no caminho certo, enquanto termino o curso aportei o valor que tenho disponível no tesouro selic 2027 (0,07%) disponível no btg.

porem de ontem para hoje vi que teve uma pequena desvalorização do patrimônio (-0,08), minhas afirmação/dúvida é a seguinte:

Afirmação: Não preciso me preocupar com essa desvalorização pois mantendo o dinheiro lá até o vencimento do título eu serei pago pelo valor que o tesouro garante, correto ?

 

Dúvida: como esse aporte é provisório pois logo migrarei para as rendas variáveis quer dizer que eu posso perder esse valor ao realizar resgate antes do vencimento ? Achei que no Selic não haveria a possibilidade de “perda”. 
 

desculpem se for uma dúvida boba e desde já obrigado.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
19 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Daniel Santos#4083 os títulos do Tesouro Direto possuem dois preços.

Preço de compra: valor que o Tesouro vende para você.

Preço de venda: valor que o Tesouro paga para você na venda antes do vencimento.

O preço de compra é um pouco maior que o preço de venda para evitar especulação com os títulos do Tesouro Direto. Conforme os dias vão passando você verá que o preço de venda estará maior que o valor que você aportou.

Vale lembrar que o Tesouro Selic praticamente não sofre com a marcação a mercado, pois ele segue a Selic. Já os títulos do Tesouro Prefixado e do Tesouro IPCA+ vão sofrer da marcação a mercado, pois eles estão atrelados as expectativas do Mercado com relação aos juros futuros.

Na Aula de Contrafluxo no Módulo 3 você vai entender melhor sobre o tema.

Espero ter ajudado.

Obrigado Flávio! Entendi sim, no meu caso como é um investimento “temporário” era mais viável eu ter aportado no IPCA+ ou Prefixado que há disponível na plataforma, agora já foi.. obrigado novamente ! 
 

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
20 minutes ago, Daniel Santos#4083 disse:

Obrigado Flávio! Entendi sim, no meu caso como é um investimento “temporário” era mais viável eu ter aportado no IPCA+ ou Prefixado que há disponível na plataforma, agora já foi.. obrigado novamente ! 
 

 

Boa noite, amigo! 

Creio que vc fez correto. Se aportasse em um PREFIXADO OU IPCA+ , vc sofreria marcação a mercado e por isso ,como seu investimento é temporário, vc poderia perder mais ainda caso retirasse seu patrimônio com deságio. 

Me corrijmmm!!! 😂 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Raul Porto disse:

Boa noite, Brother!

Eu entendo que os títulos IPC-A+ sofrem marcação a mercado , mas com os prefixados não sabia disso. Como ocorre marcação a mercado nos prefixados ?

Boa noite @Raul Porto. O componente que gera a marcação a mercado é o componente prefixado da taxa. Por isso que os titulos prefixados e os indexados ao IPCA sofrem a marcação, ja que este ultimo é um titulo hibrido que possui um componente prefixado na taxa.

Veja que em um titulo indexado ao IPCA, a variação do IPCA não influencia na marcação, ja que o valor final do titulo é reajustado pelo IPCA tambem.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, Daniel Santos#4083 disse:

Obrigado Flávio! Entendi sim, no meu caso como é um investimento “temporário” era mais viável eu ter aportado no IPCA+ ou Prefixado que há disponível na plataforma, agora já foi.. obrigado novamente ! 
 

 

Olá Daniel,

Pelo contrário, você fez certo - como já dito pelos amigos, o prefixado e o IPCA sofrem marcação a mercado e você poderia perder dinheiro no momento do resgate.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...