Jump to content
  • 0

Preço Teto / Preço Justo / Margem de segurança...Usamos ou não?


Nelson Pimentel Carriati

Pergunta

Boa tarde meu povo!

Tanto o método Bazin quanto o de Graham seguem bem conceituados até hoje. Tanto que aprendemos muito sobre eles no curso e a própria AUVP Analítica trás esses projeções pra usarmos como parâmetro.

Mas fico na dúvida de como realmente usamos isso a nosso favor....se é que usamos.

Por que nosso método de escolha de ações não dependem disso, e quando colocamos as ações no Diagrama com suas respectivas notas, os próximos aportes serão feitos de acordo com o que o Diagrama indicar. 

Ou seja...no fim das contas, na prática, esses métodos de valuation não tem utilidade para nós?

Link para compartilhar
Share on other sites

16 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hora atrás, Nelson Pimentel Carriati disse:

Boa tarde meu povo!

Tanto o método Bazin quanto o de Graham seguem bem conceituados até hoje. Tanto que aprendemos muito sobre eles no curso e a própria AUVP Analítica trás esses projeções pra usarmos como parâmetro.

Mas fico na dúvida de como realmente usamos isso a nosso favor....se é que usamos.

Por que nosso método de escolha de ações não dependem disso, e quando colocamos as ações no Diagrama com suas respectivas notas, os próximos aportes serão feitos de acordo com o que o Diagrama indicar. 

Ou seja...no fim das contas, na prática, esses métodos de valuation não tem utilidade para nós?

Boa noite @Nelson Pimentel Carriati. Na nossa metodologia usaremos muito pouco o valuation e determinação de valor intrinseco de uma ação, ja que a base do nosso aporte sera a constancia mensal e o diagrama do cerrado. Voce pode utilizar alguma variavel relacionado ao valor intrinseco nas peguntas do diagrama da mesma forma que voce usa criterios relacionados ao preço como os multiplos P/L e P/VP. Veja que a formula de Graham nada mais é do que uma analise de multiplos mais refinada.

Caso voce se aprofunde um pouco mais estudando a determinação de valor intrinseco recomendo estudar o valuation via fluxo de caixa descontado,a qual voce pode utilizar para estudo de cenarios relacionados a premissas de receitas, margens e a influencia de indicadores macroeconomicos  em relação a empresa. Mas na minha opinião para a maioria dos investidores não valera a pena tentar determinar pontos de entrada ou de saida de uma ação.

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
45 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Boa noite @Nelson Pimentel Carriati. Na nossa metodologia usaremos muito pouco o valuation e determinação de valor intrinseco de uma ação, ja que a base do nosso aporte sera a constancia mensal e o diagrama do cerrado. Voce pode utilizar alguma variavel relacionado ao valor intrinseco nas peguntas do diagrama da mesma forma que voce usa criterios relacionados ao preço como os multiplos P/L e P/VP. Veja que a formula de Graham nada mais é do que uma analise de multiplos mais refinada.

Caso voce se aprofunde um pouco mais estudando a determinação de valor intrinseco recomendo estudar o valuation via fluxo de caixa descontado,a qual voce pode utilizar para estudo de cenarios relacionados a premissas de receitas, margens e a influencia de indicadores macroeconomicos  em relação a empresa. Mas na minha opinião para a maioria dos investidores não valera a pena tentar determinar pontos de entrada ou de saida de uma ação.

Boa noite Adriano, no caso de lançar a pergunta no diagrama, seria algo assim:

1- A empresa está com preço abaixo do teto bazin?

2- A empresa está com preço abaixo do justo graham?

 

 

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Boa noite @Nelson Pimentel Carriati. Na nossa metodologia usaremos muito pouco o valuation e determinação de valor intrinseco de uma ação, ja que a base do nosso aporte sera a constancia mensal e o diagrama do cerrado. Voce pode utilizar alguma variavel relacionado ao valor intrinseco nas peguntas do diagrama da mesma forma que voce usa criterios relacionados ao preço como os multiplos P/L e P/VP. Veja que a formula de Graham nada mais é do que uma analise de multiplos mais refinada.

Caso voce se aprofunde um pouco mais estudando a determinação de valor intrinseco recomendo estudar o valuation via fluxo de caixa descontado,a qual voce pode utilizar para estudo de cenarios relacionados a premissas de receitas, margens e a influencia de indicadores macroeconomicos  em relação a empresa. Mas na minha opinião para a maioria dos investidores não valera a pena tentar determinar pontos de entrada ou de saida de uma ação.

Muito obrigado.

Como no meu caso os aportes dos próximos meses serão beeeem acima do normal, me deu um alerta maior com relação a isso...

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 horas atrás, Lucas Consoli Pereira disse:

Boa noite Adriano, no caso de lançar a pergunta no diagrama, seria algo assim:

1- A empresa está com preço abaixo do teto bazin?

2- A empresa está com preço abaixo do justo graham?

 

 

 

Bom dia @Lucas Consoli Pereira. Voce pode determinar criterios desta forma. Contudo devemos lembrar que, como citado na aula a formula de graham não se adaptaria a empresas de crescimento. O indicador foi criado em uma epoca voltada para a analise de industrias do periodo. Seria necessario realizar adaptações as variaveis da formula ou usar outro metodo de analise de valor intrinseco

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Nelson Pimentel Carriati disse:

Muito obrigado.

Como no meu caso os aportes dos próximos meses serão beeeem acima do normal, me deu um alerta maior com relação a isso...

Se voce tem uma quantia a ser aportada muito superior ao seu aporte mensal o ideal seria ir aportando aos poucos de modo que dilua uma possivel volatilidade da sua carteira

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Se voce tem uma quantia a ser aportada muito superior ao seu aporte mensal o ideal seria ir aportando aos poucos de modo que dilua uma possivel volatilidade da sua carteira

Mas se eu fizer isso, vou manter o dinheiro "parado" com baixa rentabilidade durante anos num fundo que rende um tiquinho a mais que a SELIC...Isso vale a pena?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Quer uma ideia, renda fixa com vencimentos de 30, 60 e 90 dias, pra não agoniar e aportar tudo de uma vez, pois provavelmente você não vai aproveitar o fluxo e pode pagar caro ou alocar de maneira desconexa. 

Fiz um grande aporte para minha carteira uma vez e não faço nunca mais, quando pego um ganho não recorrente, aplico tudo com vencimentos diversos e vou transferindo pra bolsa ao longo do ano, da menos emoção e geralmente da certo. Aumento os aportes quando os YouTubers dizem que a bolsa vai acabar kkk. Mas fora de brincadeira, ir aportando é o canal. Acredito que no máximo dobrar o aporte mensal é uma receita de tranquilidade e bons ganhos com o tempo.

No meu caso eu dei sorte, mas cheguei a ter 50% da carteira aumentada em um mês e tudo em ITAUSA, se alguém já rezou pelo Itau fui eu, poderia ter detonado a carteira se fosse uma empresa que teve problemas, para você ter ideia fazem 2 anos que não aporto em ITAUSA e ela ainda é 18% da carteira.

Ai vem o “se eu tivesse comprado tudo WEG", mas você também poderia ter comprado tudo em Americanas ou IRB pré fraude. 

Editado por Cézar Busato
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Nelson Pimentel Carriati disse:

Pra que eu consiga tirar tudo desse fundo em até 10 meses, to tendo que tirar por mês cerca de 10 vezes o meu normal de aporte mensal.

Na minha opinião, se a sua carteira esta equilibrada eu manteria basicamente aportando para diluir este montante em cerca de 1 ano. Se a sua carteira esta desequilibrada pedindo mais aporte na renda fixa voce pode diminuir este periodo aportando mais até equilibrar e ai segue aportando o que voce aporta hoje. Se a sua carteira esta desequilibrada pedindo aporte para renda variavel eu diminuiria aporte aumentando o tempo até equilibrar

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Na minha opinião, se a sua carteira esta equilibrada eu manteria basicamente aportando para diluir este montante em cerca de 1 ano. Se a sua carteira esta desequilibrada pedindo mais aporte na renda fixa voce pode diminuir este periodo aportando mais até equilibrar e ai segue aportando o que voce aporta hoje. Se a sua carteira esta desequilibrada pedindo aporte para renda variavel eu diminuiria aporte aumentando o tempo até equilibrar

Entre os tipos de ativos ela está bem distribuída.

Considerando % de ações / Renda Fixa / FIIs / Internacional e Critpos.... só os 2 últimos está faltando um pouco.

Desequilíbrio mesmo só especificamente dentro da carteira de ações brasileiras, pois isso vem dos erros de ter começado a investir antes do curso.

Nesse caso acho que manter aportando pra encerrar o fundo em 1 ano ainda é válido né?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Nelson Pimentel Carriati disse:

Entre os tipos de ativos ela está bem distribuída.

Considerando % de ações / Renda Fixa / FIIs / Internacional e Critpos.... só os 2 últimos está faltando um pouco.

Desequilíbrio mesmo só especificamente dentro da carteira de ações brasileiras, pois isso vem dos erros de ter começado a investir antes do curso.

Nesse caso acho que manter aportando pra encerrar o fundo em 1 ano ainda é válido né?

Qual o percentual da sua carteira em renda fixa e renda variavel?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

 

9 horas atrás, Nelson Pimentel Carriati disse:

30% Renda Fixa

70% Renda variável, dividido entre ações brasileiras, FIIs, REITs e Stocks (uma parte do internacional tem um ETF de renda fixa)

pela quantidade em renda variavel está na contrução de patrimonio e deverá investir por muitos anos né ?  

será que esse montante fará diferença depois de algum tempo ? levando em consideração que os aportes vai continuar.

Mas deixa uma parte em liquidação diaria, sempre aparece boas oportunidades de momento, como esse recente das bolsa do japão, descisão de juros EUA, Fala do nosso Presidente 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Leandro Ferreira Leite disse:

 

pela quantidade em renda variavel está na contrução de patrimonio e deverá investir por muitos anos né ?  

será que esse montante fará diferença depois de algum tempo ? levando em consideração que os aportes vai continuar.

Mas deixa uma parte em liquidação diaria, sempre aparece boas oportunidades de momento, como esse recente das bolsa do japão, descisão de juros EUA, Fala do nosso Presidente 

 

Bom questionamento...

Eu planejo investir assim por mais 15 anos.

Por esse ponto de vista, talvez seja menos impactante do que inicialmente pensei. rs

Sobre o fundo: não tem liquidez diária, só posso sacar depois de 4 dias úteis. Mas pelo menos bate o CDI....não é dos piores. rsrs E como eu tenho ele a anos, o I.R já tá nos 15%, o que seria outro retrocesso se eu fosse mover tudo pro Tesouro ou um CDB, por exemplo.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 horas atrás, Nelson Pimentel Carriati disse:

30% Renda Fixa

70% Renda variável, dividido entre ações brasileiras, FIIs, REITs e Stocks (uma parte do internacional tem um ETF de renda fixa)

Se voce não se incomodar com a volatilidade pode manter os aportes por 1 ano. Se pode ser algo que te incomode aumente um pouco o prazo para enxugar este montante em liquidez

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...