Jump to content
  • 0

Carteira “buy and hold” vs. Oportunidades do mercado


Daniel Souza Bezerra

Pergunta

Bom dia, meu povo! Blz?

Tenho a percepção de que minha carteira segue amadurecendo e alinhada com minha estratégia buy and hold com vistas em acumulação pelos próximos 10/15 anos (tô na faixa dos cinquentinha de idade).
 

BBSE (seguro agro)

BPAC (banco)

EGIE (energia)

FLRY (saúde)

ITSA (banco)

KLBN (celulose)

PSSA (seguro varejo)

SBSP (saneamento)

SLCE (agro)

SMTO (sucro-álcool)

TAEE (energia - transmissão)

VIVT (telecom)

WEGE (motores)
 

Estou muito bem-resolvido com minha carteira (tenho FIIs, RF e ETFs gringos também), no entanto, acredito que é essencial ficar ligado na dinâmica do mercado e eventualmente considerar um ajuste aqui outro ali. Para o momento, penso em desmontar temporariamente algumas posições (FLRY e/ou PSSA) e dar uma “especulada” comprando VALE3, que na minha leitura está em promoção! Estou ciente de que esta ideia vai de encontro à minha estratégia “moderada-agressiva” de acumulação de patrimônio, mas acredito muito que daqui a mais ou menos um ano já consiga ter um retorno em Vale e restaurar minha posição em saúde e seguros. 
 

Acham que valeria a pena dar esta pequena desviada de rota comprando um papel que, inicialmente, não está alinhado com minha estratégia, para aproveitar uma oportunidade de mercado?

Valeu!

Editado por Daniel Souza Bezerra
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
4 horas atrás, Daniel Souza Bezerra disse:

Bom dia, meu povo! Blz?

Tenho a percepção de que minha carteira segue amadurecendo e alinhada com minha estratégia buy and hold com vistas em acumulação pelos próximos 10/15 anos (tô na faixa dos cinquentinha de idade).
 

BBSE (seguro agro)

BPAC (banco)

EGIE (energia)

FLRY (saúde)

ITSA (banco)

KLBN (celulose)

PSSA (seguro varejo)

SBSP (saneamento)

SLCE (agro)

SMTO (sucro-álcool)

TAEE (energia - transmissão)

VIVT (telecom)

WEGE (motores)
 

Estou muito bem-resolvido com minha carteira (tenho FIIs, RF e ETFs gringos também), no entanto, penso que é essencial ficar ligado na dinâmica do mercado e eventualmente considerar um ajuste aqui outro ali. Para o momento, penso em desmontar temporariamente algumas posições (FLRY e/ou PSSA) e dar uma “especulada” comprando VALE3, que na minha leitura está em promoção! Estou ciente de que esta ideia vai de encontro à minha estratégia “moderada-agressiva” de acumulação de patrimônio, mas acredito muito que daqui a mais ou menos um ano já consiga ter um retorno em Vale e restaurar minha posição em saúde e seguros. 
 

Acham que valeria a pena dar esta pequena desviada de rota comprando um papel que, inicialmente, não está alinhado com minha estratégia, para aproveitar uma oportunidade de mercado?

Valeu!

Daniel tudo bem?

Parabéns pela carteira e por se sentir confortável com ela. Com certeza você pensou em algo que está alinhado com sua estratégia. Justamente por isso eu te pergunto, por qual motivo você desmontaria sua posição? Segunda pergunta, você chegou a estudar a VALE3 e, após essa análise, considerou ser uma empresa que se encaixaria nos seus planos?

Abraços

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Pessoal,

Quera trazer uma coisa aqui para a discussão... sempre que vejo alguém falando em especular, fico me perguntando porque não fazem isso com cripto ?

Criptos apresentam uma assimetria muito maior, sendo assim pode colocar muito menos dinheiro que caso a especulação seja acertada o premio sera muito maior e em muito menos tempo que qualquer ação...

E caso erre, pode ter feito isso com muito pouco e teoricamente não deveria "machucar" ninguém 

 

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Obrigado a cada um pelas opiniões! 🤙

Fica cada vez mais claro pra mim que, nos investimentos de longo prazo, tão difícil qto fazer os aportes regularmente, é manter o foco na estratégia pré-definida.😉

No caso, vou seguir com minha carteira do jeitinho que está (sem Vale), mas, logicamente, me mantendo atento ao estudo de outras empresas. Nada de fazer qualquer mudança apenas pela “empolgação” de ver alguma empresa descontada!

Vcs não sabem o qto me ajudaram a dormir melhor! 🤣🤣🤣

Abraco!

Editado por Daniel Souza Bezerra
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 minutes ago, Daniel Souza Bezerra disse:

Obrigado a cada um pelas opiniões! 🤙

Fica cada vez mais claro pra mim que, nos investimentos de longo prazo, tão difícil qto fazer os aportes regularmente, é manter o foco na estratégia pré-definida.😉

No caso, vou seguir com minha carteira do jeitinho que está (sem Vale), mas, logicamente, me mantendo atento ao estudo de outras empresas. Nada de fazer qualquer mudança apenas pela “empolgação” de ver alguma empresa descontada!

Vcs não sabem o qto me ajudaram a dormir melhor! 🤣🤣🤣

Abraco!

Boa! Sei bem como é isso. Galera aqui já me ajudou muito nesse sentido rs

Pra agregar um pouco no seu post: 

Eu acho sim que a Vale é uma ótima oportunidade no momento, mas não como critério especulativo e nem tendo que se desfazer de outros ativos pra isso. Apenas colocaria ela na carteira com seus novos aportes.

É uma excelente empresa...mas tem ciclos como já citado, e o minério tá numa baixa absurda, ou seja, um dos melhores momentos pra investir. (não é recomendação, só indo na teoria dos ciclos da commodities rs)

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...