Jump to content
  • 0

Dividend Yield


Pergunta

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
11 horas atrás, Junior Cavichion Hoffmann disse:

Olá pessoal. 

Qual dividend yield em ações vcs geralmente procuram? E pq?

Cara, o histórico de medio longo prazo de pagamentos de dividendos é um indicador melhor que apenas o DY no momento, empresas com bom histórico de pagamentos e que por algum motivo apresentem quedas acentuadas no valor das ações terão um DY super dimensionado, outro fator é cuidar com lucros não recorrentes que serão contabilizados como dividendos em um prazo determinado, mas por se tratar de não recorrente, não ocorrerão novamente.

Os pontos que eu busco sao empresa que pagam em torno de 5% na sua média histórica, quando as ações estão descontadas por algum motivo, por exemplo erros estratégicos que tendem a ser superados, como Bradesco por exemplo ou quando o mercado como um todo esta descontado eu acelero as compras da empresa, para que o DY da minha carteira ou YOC, fique interessante no longo prazo. Este ano sera o primeiro ano que eu atinjo perto dos 5% em media na carteira, muito em função de ter comprado empresas a baixo custo no passado, o problema que para aproveitar as ofertas eu tive que comprar muitas empresas diferentes e agora passo muito tempo lendo balanço. O que da serviço, mas por outro lado me força a estudar. 

Um ponto muito importante é que as vezes a empresa demora 1 ou 2 ciclos para pagar os dividendos, ainda mais se comprar empresas que estejam descontadas, outras vezes como a WEG, a empresa investe uma grande parte do caixa e vai demorar anos para pagar um dividendo decente, ou nunca pague e apenas cresça. (Um dia acho que WEG paga, oremos)

Ano passado foi o primeiro ano que recebi dividendos decentes, mas este ano o valor dos dividendos representam o valor de 2 meses de aporte da minha carteira de ações, então entendi que tem que ter paciência.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Matheus Passos Silva disse:

No entanto, é importante destacar que o DY é um indicador relativo e deve ser analisado com cuidado. O DY é calculado dividindo os dividendos pagos por ação pelo preço atual da ação.

Acho que vale a pena lembrar que essa conta é feita com os dividendos pagos nos últimos 12 meses. Mas as ressalvas do @Matheus Passos Silva são essenciais.

O DY sobe se: 

1. Chegou a data ex de um dividendo acima do que a empresa costuma pagar

2. Se o preço da ação cai.

Então pra não cair no conto do vigário, vc precisa saber:

No caso 1: O dividendo pago acima da média é saudável, ou seja, vem de e algum não recorrente ou de uma melhora operacional? Ou a empresa aumentou o payout de forma não orgânica, sacrificando o caixa? E pra isso eu diria, nunca olhe o DY atual, sempre o histórico (mínimo de 5 anos), especialmente se vc tá atrás de dividendo como renda.

No caso 2: Esse é o mais difícil, pq tem tanta coisa que pode fazer o preço da ação subir ou cair..... desde cenário macroeconomico pessimista (e aí é uma queda injustificada) até, sei lá, um caso descoberto de corrupção na empresa.

De forma geral, basta observar se os fundamentos de uma empresa com histórico de pagamento de dividendos estão saudáveis. Se o preço tá caindo, é uma oportunidade de compra que tem o potencial de te gerar bons DYs.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...