Jump to content
  • 0

Confusão sem IR (CRI, CRA e Debêntures)


Guilherme De Souza

Pergunta

Assistindo as aulas novas de renda fixa, que por sinal ficaram muito boas, fiquei com algumas pulgas atrás da orelha a respeito desses ativos. Ainda não investi em nenhum já que tô aprendendo a prática ainda, esse mês estou me aprofundando nesses títulos para arriscar em busca de maiores rentabilidades.

Porém, fiquei confuso em relação ao pagamento sobre o que significa a parte de "amortização" que a difere dos juros. O que significa se eu compro um título com juro semestral e ele possui uma amortização anual? Ele vai me pagar o juro a cada 6 meses e a cada ano vai pagar uma parte do montante para reduzir o total?

Além disso, esse modo de pagamento não afeta os juros compostos? Como o juro vai sendo pago semestralmente -pensando no meu caso que ainda não vivo de renda- isso não vai fazer com que o montante final seja menor?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
13 minutes ago, Guilherme De Souza disse:

1) O que significa se eu 6compro um título com juro semestral e ele possui uma amortização anual? Ele vai me pagar o juro a cada 6 meses e a cada ano vai pagar uma parte do montante para reduzir o total?

2) Além disso, esse modo de pagamento não afeta os juros compostos? Como o juro vai sendo pago semestralmente -pensando no meu caso que ainda não vivo de renda- isso não vai fazer com que o montante final seja menor?

Olá Guilherme,

1) Exatamente isso: ele vai pagando os juros a cada seis meses, e vai devolvendo o montante conforme o calendário de amortização.

2) Exatamente isso também: se você tem um investimento de R$ 1.500 com amortização anual em 3 anos, significa que no 1º ano vc ganha o retorno sobre os R$ 1.500; aí ele te devolve R$ 500, e no 2º ano vc ganha o retorno sobre os R$ 1.000; aí te devolve mais R$ 500, e no 3º ano vc ganha o retorno sobre o que sobrou (os últimos R$ 500).

Espero ter ajudado e qualquer coisa chama!

  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Guilherme De Souza disse:

Além disso, esse modo de pagamento não afeta os juros compostos? Como o juro vai sendo pago semestralmente -pensando no meu caso que ainda não vivo de renda- isso não vai fazer com que o montante final seja menor?

Boa tarde @Guilherme De Souza. Somente complementando o @Matheus Passos Silva. Titulos que pagam cupons periodicos serão mais vantajosos na fase de usufruir da renda, ja que na fase de crescimento teremos o risco de reinvestimento, que seria exatamente de não conseguirmos reinvestir os cupons ou o valor amortizado na mesma taxa contratada, o que faria que o montante total não tenha a rentabilidade determinada no titulo em termos de juros compostos

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Guilherme De Souza disse:

@Adriano Umemura, quer dizer então que, em fase de construção de patrimônio faz sentido buscar títulos que, mesmo com uma rentabilidade menor, não tenham amortização?

Voce teria que calcular se a taxa que esta sendo paga compensa baseado tanto neste risco de reinvestimento como mesmo no risco do emissor, ja que varios destes titulos com pagamento de cupons e amortização não tem a garantia do FGC

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...