Jump to content
  • 0

CDB


Cristian Souza

Pergunta

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
17 minutes ago, Cristian Souza disse:

Ta escrito "esse produto tem liquidez no vencimento" por isso fiquei com dúvida. No caso teria que esperar 2881 dias pra poder resgatar? que eu lembre cdb dava pra resgatar, mas essa mensagem me deixou com dúvidas

Vamos lá

  • O único CDB que você pode resgatar a qualquer momento são os CDBs de liquidez diária.
  • Os outros CDBs terão uma data de vencimento a qual voce podera resgatar o seu principal + juros.
  • Quando você adquire estes CDBs com data de vencimento e decide resgatar antecipadamente, tera que ser verificado se é possivel realizar no mercado secundario, ou seja, se existe uma contraparte que ira querer adquirir o titulo. Geralmente neste processo voce tera uma perda devido as taxas cobradas pela intermediação. Desta forma o melhor seria levar até o vencimento.

Mas, de poder... PODE

Editado por Ricardo Ochoa Pachas
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
26 minutes ago, Cristian Souza disse:

uma dúvida. Esses CDB's pré-fixados, eu consigo resgatar antes do prazo ou tenho que esperar até o final pra ter o meu investimento?

CDB.jpg

 

Poder, pode.

Mas se for com presa, pode perder dinheiro pela Marcação a mercado por exemplo.

Editado por Ricardo Ochoa Pachas
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
34 minutes ago, Cristian Souza disse:

Ta escrito "esse produto tem liquidez no vencimento" por isso fiquei com dúvida. No caso teria que esperar 2881 dias pra poder resgatar? que eu lembre cdb dava pra resgatar, mas essa mensagem me deixou com dúvidas

Bom dia, Cristian!

Títulos como estes que indicou em teoria você os leva até o vencimento. Caso queira resgatar antes existe um processo um pouco mais burocrático que vou detalhar:

Primeiro é necessário informar a sua corretora que você quer resgatar o valor já obtido de um título. A corretora por sua vez irá avaliar qual título é este e se o mesmo possui liquidez. Em outras palavras, se tem chances do mercado estar disposto a compra o título.

O segundo passo virá caso a corretora veja que existe liquidez para o título. Aqui vem um primeiro problema que é onde a corretora vai cobrar um rebate para realizar essa operação para você. Você não vai conseguir resgatar o valor que foi obtido até o momento. Não sei de número que as corretoras cobram mas imagine com número hipotéticos onde você aportou R$1000, até a data que você disponibilizou para o mercado secundário havia rendido R$200 (totalizando R$1200) e a corretora comeu 20% desse valor o que resultaria para você R$960. Sim , é possível até mesmo perda de capital em capital em alguns casos.

E terceiro e último é que tem o risco da compra. Ou seja, seu título estará a venda no mercado mas necessita que um outro investidor se interesse pelo seu título e o compre para efetivamente você receber algum valor.

 

Apenas a título de curiosidade, para quem compra um título de mercado secundário nada muda. Ele vai comprar pelo valor disponibilizado pela corretora e receberá a taxa contratada levando o título até o vencimento. A coisa muda mesmo como explicado é para quem vende.

 

Espero que tenha ficado claro!

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
46 minutes ago, Cristian Souza disse:

Ta escrito "esse produto tem liquidez no vencimento" por isso fiquei com dúvida. No caso teria que esperar 2881 dias pra poder resgatar? que eu lembre cdb dava pra resgatar, mas essa mensagem me deixou com dúvidas

Olá Cristian,

Você só resgata na data de vencimento, como o Ricardo já indicou. Não tem como escapar. A única exceção são os CDBs de liquidez diária.

Espero ter ajudado!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Cristian Souza disse:

uma dúvida. Esses CDB's pré-fixados, eu consigo resgatar antes do prazo ou tenho que esperar até o final pra ter o meu investimento?

CDB.jpg

Boa tarde @Cristian Souza. Todos os titulos de renda fixa, com exceção dos de liquidez diaria, só podem ser resgatados no vencimento ja que o emissor não garante a recompra. Uma das possibilidades de resgate antecipado é via mercado secundario, ou seja, vender o seu titulo para a corretora ou para outro investidor intermediado pela corretora. Mas isso nem sempre é possivel, e quando é possivel provavelmente havera uma perda grande em taxas e spreads que podem consumir boa parte da rentabilidade.

Desta forma encare sempre os titulos de renda fixa com o objetivo de leva-los até o vencimento, traçando uma estratégia de planejamento de um cronograma de vencimento que se alinhe com sua carteira

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...