Jump to content

Selecionando previdência privada


Recommended Posts

Bom dia Comunidade !!!! 

Minha empresa vai parar de contribuir na previdencia privada, e nos liberou para sacar ou portar o plano atual. Com isso estou estudando alguns planos, selecionei dois que me parecem ok e gostaria da opnião de vocês.

Ambos os titulos são mais conservadores, baseados em renda fixa e seguem o CDI, a taxa de administração é abaixo de 1% e não tem taxa de performance.

Ambos são muito parecidos, a única diferença é que o Az Quest tem uma pequena parcela em cotas de outros fundos (5%), e tem uma parcela maior em "Operações Compromissadas/Caixa".

Queria saber o que acham destes fundos e o que vem a ser "Operações Compromissadas"

Obrigado

23263359000157_20240814_LIE.pdf 23883385000188_20240814_LIE.pdf

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

26 minutes ago, Felipe Braz Sant'anna disse:

Bom dia Comunidade !!!! 

Minha empresa vai parar de contribuir na previdencia privada, e nos liberou para sacar ou portar o plano atual. Com isso estou estudando alguns planos, selecionei dois que me parecem ok e gostaria da opnião de vocês.

Ambos os titulos são mais conservadores, baseados em renda fixa e seguem o CDI, a taxa de administração é abaixo de 1% e não tem taxa de performance.

Ambos são muito parecidos, a única diferença é que o Az Quest tem uma pequena parcela em cotas de outros fundos (5%), e tem uma parcela maior em "Operações Compromissadas/Caixa".

Queria saber o que acham destes fundos e o que vem a ser "Operações Compromissadas"

Obrigado

23263359000157_20240814_LIE.pdf 779.24 kB · 0 downloads 23883385000188_20240814_LIE.pdf 495.19 kB · 0 downloads

Bom dia, Felipe!

Dentre as duas opções a primeira me aparece melhor justamente não não ter o investimento em cotas de outros fundos.

Uma dúvida aqui. Essas duas alternativas são opções que a empresa informou que você pode migrar ou você escolheu essas pesquisando no mercado e teria a possibilidade de investir em outras? Pois assim podemos explorar mais possibilidades se for o caso.

 

Respondendo a sua outra dúvida. Operações compromissadas tratam-se de um acordo onde um título é vendido com a promessa de recompra em um determinado período. Diferente da renda fixa convencional onde compramos um título do emissor e o levamos até o vencimento, as compromissadas não irão chegar necessariamente no vencimento do título. Pense quase como um "trade" de títulos grosseiramente falando onde se gera uma liquidez maior pois quem vende o título já recebe o valor de quem o comprou e futuramente na data de acordo o valor é devolvido ao comprador acrescido de juros.

Entendo ser um operação que contém alguns riscos e quanto menor a exposição neste tipo de operação melhor seria.

Novamente a opção de previdência que não tem o investimento em cotas de outros fundos se sobressai pois o percentual de exposição em operações compromissadas é melhor.

 

Espero que ajude!

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Felipe Braz Sant'anna disse:

Bom dia Comunidade !!!! 

Minha empresa vai parar de contribuir na previdencia privada, e nos liberou para sacar ou portar o plano atual. Com isso estou estudando alguns planos, selecionei dois que me parecem ok e gostaria da opnião de vocês.

Ambos os titulos são mais conservadores, baseados em renda fixa e seguem o CDI, a taxa de administração é abaixo de 1% e não tem taxa de performance.

Ambos são muito parecidos, a única diferença é que o Az Quest tem uma pequena parcela em cotas de outros fundos (5%), e tem uma parcela maior em "Operações Compromissadas/Caixa".

Queria saber o que acham destes fundos e o que vem a ser "Operações Compromissadas"

Obrigado

23263359000157_20240814_LIE.pdf 779.24 kB · 1 download 23883385000188_20240814_LIE.pdf 495.19 kB · 1 download

@Felipe Braz Sant'anna como disse o @Edison Luis Paulini, estas duas opções foi a empresa que disponibilizou ou foi pesquisa que você fez? Você chegou a solicitar a simulação de resgate nos dois regimes tributários?

Com relação às duas opções, nos links abaixo você tem acesso a carteira deles, e consegue "navegar" pelos títulos.

https://maisretorno.com/fundo/brasil-plural-credito-corporativo-icatu-previdencia-cp-fic-fi-rf

https://maisretorno.com/fundo/az-quest-prev-icatu-luce-fic-fi-rf-cp

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Felipe Braz Sant'anna disse:

Bom dia Comunidade !!!! 

Minha empresa vai parar de contribuir na previdencia privada, e nos liberou para sacar ou portar o plano atual. Com isso estou estudando alguns planos, selecionei dois que me parecem ok e gostaria da opnião de vocês.

Ambos os titulos são mais conservadores, baseados em renda fixa e seguem o CDI, a taxa de administração é abaixo de 1% e não tem taxa de performance.

Ambos são muito parecidos, a única diferença é que o Az Quest tem uma pequena parcela em cotas de outros fundos (5%), e tem uma parcela maior em "Operações Compromissadas/Caixa".

Queria saber o que acham destes fundos e o que vem a ser "Operações Compromissadas"

Obrigado

23263359000157_20240814_LIE.pdf 779.24 kB · 2 downloads 23883385000188_20240814_LIE.pdf 495.19 kB · 2 downloads

Bom dia @Felipe Braz Sant'anna. Ambos os fundos possuem taxa de adm de 1% e estão performando em linha com o CDI. Vou deixar abaixo 2 fundos disponiveis no BTG para voce analisar tambem. São fundos de renda fixa com a mesma taxa de administração e que estão performando um pouco acima do CDI

Ja em relação as operações compromissadas são aquelas a qual o BC vende um título para a instituição financeira com o compromisso de recompra em um determinado período. Este processo é realizado pelo BC para remunerar o excedente de dinheiro ao fim do dia de fundos e instituições financeiras, tomando como base o conceito de que nenhum dinheiro fica parado nas instituições financeiras sem remuneração. Se o BC não realizar este processo, a instituição financeira ou o gestor do fundo irá buscar uma outra forma de remunerar o montante. Só que na teoria, no limite entre todos trocando dinheiro, a tendência é ir jogando a taxa de juros para baixo até chegar próximo de zero. 

Como BC precisa praticar a política monetária tendo a selic meta a ser cumprida, ele enxuga a liquidez do dinheiro no mercado diariamente através das operações compromissadas.

 

Captura de tela 2024-09-08 102213.png

Captura de tela 2024-09-08 102327.png

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Lucas Consoli Pereira disse:

Esse também achei interessante.

 

no comparativo com essas duas opções que você enviou Adriano, qual está melhor?

 

B984C3B9-3C9F-4448-8ED3-D9FC5051C8F1.png.b1a188a197827df573b695c402081569.png

Boa tarde @Lucas Consoli Pereira. Tem o CNPJ do fundo?

1 hora atrás, Lucas Consoli Pereira disse:

Procurei a lâmina completa desse fundo do sul América, mas não achei onde estão alocados os recursos 

porém percebi que ano passado o fundo perdeu para o cdi.

 

84B16C8C-4AEE-4C8F-97F3-85E7D6E9D1ED.png

Procure sempre avaliar o retorno historico e não 1 ano isoladamente. Em 1 ano até um fundo ruim pode parecer bom e vice e versa

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

@Edison Luis Paulini e @Flavio Prado, respondendo a vcs os dois fundos que coloquei eu que selecionei, a empresa deixou livre para fazer o que quiser com os fundos existentes (resgatar, manter, fazer portabilidade).

@Adriano Umemura obrigado pelas sugestões, vou dar uma olhada

E a todos obridado pela ajuda

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 08/09/2024 at 13:39, Adriano Umemura disse:

Boa tarde @Lucas Consoli Pereira. Tem o CNPJ do fundo?

Procure sempre avaliar o retorno historico e não 1 ano isoladamente. Em 1 ano até um fundo ruim pode parecer bom e vice e versa

42.827.330/0001-03

 

e você acha que essa exposição grande em debêntures pode ser uma preocupação? 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...