Jump to content
  • 1

Será que estou me auto-enganando? Aceito opinões, que serão muito bem vindas.

Convidado Anônimo

Pergunta

Sou advogado, tenho 46 anos. Quero me aposentar aos 62 anos com uma renda passiva de R$ 15.000,00.

Recebo ao mês um valor médio de R$ 18.000,00. Não consigo guardar nada desse valor mensal. A conta do mês fecha  no 0 a 0.

Ocasionalmente (uma vez a cada 3 ou 4 anos) recebo dinheiro de sucumbência, valor superior a R$  200.000,00 ou 300.000,00. Tudo o que eu tenho de bens com um pouco mais de valor (2 terrenos, 2 carros, chácara, etc) eu comprei com dinheiro de sucumbência. 

Quero começar a investir, mas não consigo guardar nada da renda mensal, quero investir o que eu receber de ocasionalmente de sucumbência.

Estou me enganando? Será que contar com o dinheiro (ocasional - que pode até não vir) da sucumbência para substituir minha incapacidade de fazer aportes mensais é desculpa?

Link para compartilhar

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Eu não diria que você está se enganando, eu diria que você precisa definir metas e se organizar melhor.

Uma estratégia que tem dado muito certo é planilhar todas as despesas

Luz casa

Luz chácara

Escola filho

e por ai vai...

Tudo que não for custo fixo você detalha ao lado, por exemplo: Passagens aéreas 1/12
Desta forma fica mais fácil você enxergar para onde está indo seu dinheiro, tudo que for parcelado você estipula como meta quitar e tentar ou não renovar as dívidas ou renovar com um valor menor, pegue mensalmente sua fatura de cartão de crédito e anote o valor e em que você gastou, depois tenta separar por tópicos para entender para onde foi o seu dinheiro:

Transporte 10%

Financiamentos 20%

Alimentação 10%

e por ai vai, após fazer este exercício você conseguirá observar como estão suas despesas e o que é possível melhorar para que realmente sobre este valor para o investimento, após iniciar os investimentos você vai conseguir compor um % fixo da sua renda e seguir aportando e vendo a mágica acontecer.

Fazendo este tipo de conta hoje eu consigo calcular por exemplo quanto cada carro me custa por ano para avaliar se compensa eu trocá-lo ou vendê-lo e partir para uma locação por exemplo, ou se estou gastando muito com coisas desnecessárias ou se em determinado mês exagerei nos custos com lazer por exemplo, vou tentando balancear, porque se eu viver só o hoje não sobra nada para o meu eu do amanhã.

Outro detalhe, comece devagar, não é porque sua renda é de R$18.000,00 que você é impedido de fazer pequenos aportes no inicio, aporte R$180,00, no mês seguinte receba seus primeiros dividendos, isso irá te dar um estímulo enorme para continuar, comecei meus investimentos este ano e meus primeiros dividendo somados foram de R$3,50 isso me animou e vem me animando para partir em busca de conhecimento para ir aumentando isso.

Editado por Elinilson Jose De Freitas Junior
  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...