Jump to content
  • 0

Quantas ações ter na carteira?

Andrea Santos Luna

Pergunta

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hora atrás, Andrea Santos Luna disse:

Olá! Considerando que já tenho 40 mil investidos em ações e consigo investir mensalmente 600 reais (desconsiderando os outros investimentos), qual seria a quantidade ideal de ações a se ter na carteira?

Olá Andrea,

A quantidade ideal de ativos vai depender da estratégia de investimento da pessoa, assim o momento da vida em que ela se encontra (acumulação ou distribuição).

De toda forma, um ponto relevante diz respeito à possibilidade de acompanhamento dos ativos nos quais você investir. Imagine que você tenha 30, 40 ativos. Vai conseguir analisar os RIs de todas a tempo para tomar as decisões corretas?

Além disso, mesmo que se pense que a diversificação seja positiva, o risco não diminui tanto após 15 ativos na carteira.

Por fim, outro ponto importante é o custo das transações e o quanto isso impacta no seu retorno total. Se você diversificar demais, pode acabar comprando pequenas quantidades de ações, o que pode elevar os custos e dificultar a gestão eficiente da carteira.

Lembrando, é claro, que você só vai investir após terminar todo o curso, correto? 😉

Espero ter ajudado!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Andrea Santos Luna disse:

Olá! Considerando que já tenho 40 mil investidos em ações e consigo investir mensalmente 600 reais (desconsiderando os outros investimentos), qual seria a quantidade ideal de ações a se ter na carteira?

Bom dia @Andrea Santos Luna. Somente complementando o @Matheus Passos Silva. Não ira existir um numero ideal, ja que para cada investidor a quantidade de ações ira depender do quanto ele estara disposto a se expor por ativo e o quanto ele consegue acompanhar em relação as empresas. Por exemplo, se uma pessoa decide ter 70% de exposição do seu patrimonio em ações, poderia fazer sentido ele ter 20 tivos para gerar em media uma exposição de 3,5% por ativo. Ja para alguem que decidiu ter uma exposição de 35% em ações, com 10 ações ele tera o mesmo grau de exposição.

Alem disso temos que ter em mente que o motivo da diversificação seria mitigar aqueles riscos que chamamos de riscos não sistematicos que seriam os riscos relacionados a 1 empresa ou a 1 setor especifico. Mas existem varios estudos que mostram que a partir de mais ou menos 15 ativos esta diversificação tende a ter menos efeito em relação a proteção do seu patrimonio.

Desta forma procure estruturar primeiro a estrutura meta da sua carteira, que seria o percentual que voce ira destinar para cada classe de ativos e após isso passe a escolher as empresas que irão compor o seu portfolio

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

Eu Tenho acoes de 4 empresas parecidas do setor elétrico, estou pensando em vender 3 e transferir o valor para a melhor delas, @Adriano Umemura isso faz sentido ou é mais uma loucura, tenho algumas com ótimos ganhos, mas porque comprei no momento que estavam muito descontadas, por exemplo equatorial, que nem é uma empresa que eu gosto, mas que no momento da compra estava muito barata, para carregar ao longo prazo na minha visão seria mais sensato transferir o investimento para Taesa, mas estou na duvida se isto faz sentido.

Fiz esta arte antes da AUVP e queria achar um jeito de concertar, depois do curso, foquei em aportar em Taesa, mas mesmo assim acho que seria mais fácil tocar a carteira com menos ações. 

Editado por Cézar Busato
  • Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Cézar Busato disse:

Eu Tenho acoes de 4 empresas parecidas do setor elétrico, estou pensando em vender 3 e transferir o valor para a melhor delas, @Adriano Umemura isso faz sentido ou é mais uma loucura, tenho algumas com ótimos ganhos, mas porque comprei no momento que estavam muito descontadas, por exemplo equatorial, que nem é uma empresa que eu gosto, mas que no momento da compra estava muito barata, para carregar ao longo prazo na minha visão seria mais sensato transferir o investimento para Taesa, mas estou na duvida se isto faz sentido.

Fiz esta arte antes da AUVP e queria achar um jeito de concertar, depois do curso, foquei em aportar em Taesa, mas mesmo assim acho que seria mais fácil tocar a carteira com menos ações. 

Bom dia @Cézar Busato. Se voce ainda tem um panorama longo de aporte até usufruir da renda, eu manteria os ativos congelados e direcionaria o aporte para aquela que voce deseja manter. No fim, se não forem ativos ruins o percentual de exposição de cada um cada vez se tornara menor frente a sua carteira, mas ainda estarão gerando proventos e alguma valorização.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• Criar novo...