Jump to content
  • 0

CDB não encontrado no BTG

Aliel Baciega Roschel

Pergunta

Bom dia

Alguém conseguiria me auxiliar com o motivo do banco inter distribuir vário CDB's pagando 125%do CDI e estes mesmos papéis não serem distribuídos pelo BTG? Pensei que pudesse ser a questão do risco das instituições, mas por exemplo o banco digimais e o banca guanabara são considerados de baixo risco e estão pagando 125% do CDI, enquanto o melhor CDB distribuído pelo BTG para 122% do CDI e com um prazo ainda maior.

Como ainda tenho proteção do FGC pensei em invetir pelo banco inter mesmo,  mas queria entender pq um banco distribui tantos CDB pagando esse percentual do CDI e o outro não tem nenhum pagando nem próximo.

• Brabo 3
Link para compartilhar

15 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hora atrás, Aliel Baciega Roschel disse:

Bom dia

Alguém conseguiria me auxiliar com o motivo do banco inter distribuir vário CDB's pagando 125%do CDI e estes mesmos papéis não serem distribuídos pelo BTG? Pensei que pudesse ser a questão do risco das instituições, mas por exemplo o banco digimais e o banca guanabara são considerados de baixo risco e estão pagando 125% do CDI, enquanto o melhor CDB distribuído pelo BTG para 122% do CDI e com um prazo ainda maior.

Como ainda tenho proteção do FGC pensei em invetir pelo banco inter mesmo,  mas queria entender pq um banco distribui tantos CDB pagando esse percentual do CDI e o outro não tem nenhum pagando nem próximo.

@Aliel Baciega Roschel o que ocorre é que os títulos não são disponibilizados em todas as Corretoras. Por exemplo, existem títulos que são negociados com exclusividade, ou então o Emissor disponibiliza um volume determinado de um título e oferece para algumas Corretoras. Se há um título na Corretora A, ele pode não estar na Corretora B, mas pode estar na Corretora C.

Este título de 125% do CDI pode ser um remanescente de valor e que aumentaram a rentabilidade para finalizar a emissão. Além disto, no BTG as ofertas esgotam rápido. Se você entrar às 9h50 verá várias opções. Às 10h10 várias já se esgotaram. E se entrar a tarde, praticamente serão títulos do próprio BTG. Por este motivo o horário de compra de renda fixa é de manhã.

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Glaucia Toraci Gois disse:

Pelo visto cada corretora "abre" as ofertas de RF em um horário, pq a XP é as 10h e o Itaú às 10:30. Qual horário inicia no BTG? (seria às 9h50 como você comentou?)

@Glaucia Toraci Gois umas 9h50 os títulos já aparecem, mas não dá para comprar. Eles ficam disponíveis para compra exatamente às 10h00.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
7 horas atrás, Glaucia Toraci Gois disse:

Pelo visto cada corretora "abre" as ofertas de RF em um horário, pq a XP é as 10h e o Itaú às 10:30. Qual horário inicia no BTG? (seria às 9h50 como você comentou?)

Olá Glaucia,

Esteja preparada, porque é "briga de foice" nesse horário rsrsrs.

Os melhores títulos desaparecem depois de 5 min, ou 10 no máximo.

Espero ter ajudado!

• HAHAHAHA 1
Link para compartilhar

• 0
On 12/09/2024 at 12:12, Aliel Baciega Roschel disse:

Bom dia

Só pra entender, porque investir em CDB? Produto ruim, rentabilidade histórica horrível, enfim... porque CDB?

Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Flavio Prado disse:

@Deborah Gerasimovic qual a análise que você fez para chegar na conclusão de o CDB é um produto ruim, com rentabilidade ruim? Não entendi.

Comparando ele com outros investimentos, que inclusive cumpririam a função dele de uma forma muito mais segura, rentável e eficaz (seja a curto, médio ou longo prazo). 

Editado por Deborah Gerasimovic
Link para compartilhar

• 0
46 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Boa tarde @Deborah Gerasimovic. Poderia citar um exemplo?

Claro, um bom exemplo a médio prazo é o IPCA+, um belo substituto e ainda te proteje contra a inflação.

O CDB ao meu ver, não é um investimento bom para se ter na carteira, além de ser totalmente dispensável/substituível. 

Link para compartilhar

• 0
Just now, Deborah Gerasimovic disse:

Claro, um bom exemplo a médio prazo é o IPCA+, um belo substituto e ainda te proteje contra a inflação.

O CDB ao meu ver, não é um investimento bom para se ter na carteira, além de ser totalmente dispensável/substituível. 

Mas CDBs podem oferecer taxas indexadas ao IPCA tambem, inclusive com premios maiores do que os titulos do tesouro. E por terem a proteção do FGC, na minha opinião apresentam uma boa relação risco e retorno

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
12 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Mas CDBs podem oferecer taxas indexadas ao IPCA tambem, inclusive com premios maiores do que os titulos do tesouro. E por terem a proteção do FGC, na minha opinião apresentam uma boa relação risco e retorno

O FGC em sí não traz segurança ao investidor, até porque nos últimos anos o FGC conseguiu cobrir de valor investido 2,26% ou algo em torno disso.
Entre um CDB indexado e um título público, opto pela segunda opção. Fora que se colocarmos na ponta do lápis os prêmios oferecidos muitas vezes ficam no zero a zero ou saímos perdendo. Enfim, acho um produto ruim, que não é seguro como os bancos dizem ser e totalmente substituível independente da estratégia.

Mas essa é a minha opinião, não uma verdade absoluta.

Editado por Deborah Gerasimovic
Link para compartilhar

• 0
17 minutes ago, Deborah Gerasimovic disse:

O FGC em sí não traz segurança ao investidor, até porque nos últimos anos o FGC conseguiu cobrir de valor investido 2,26% ou algo em torno disso.
Entre um CDB indexado e um título público, opto pela segunda opção. Fora que se colocarmos na ponta do lápis os prêmios oferecidos muitas vezes ficam no zero a zero ou saímos perdendo. Enfim, acho um produto ruim, que não é seguro como os bancos dizem ser e totalmente substituível independente da estratégia.

Eu particularmente não vi nenhum caso de quebra de uma instituição financeira que não foi coberto pelo FGC. Cada investidor deve investir nos produtos que lhe deixam mais confortaveis, mas na minha opinião até o limite de R$250mil por emissor e R$1MM por CPF os titulos bancarios são o que melhor oferecem a relação risco x retorno. A partir do momento em que se alcança o limite do FGC poderia se optar por mais segurança nos titulos do tesouro ou maior rentabilidade com mais risco em CRIs, CRAs e debentures. 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
31 minutes ago, Deborah Gerasimovic disse:

@Deborah Gerasimovic entendo o seu racional, e sim, olhando somente para um título bancário (CDB) e um título público (Tesouro), ambos indexados ao IPCA, no quesito segurança o título público ganha de qualquer outro título, pois se faltar dinheiro o Governo imprime mais, e o banco não tem este poder.

No entanto se olharmos o prêmio de risco oferecido, é natural que o Tesouro renda menos, pois é mais seguro, porém não vejo que o CDB seja um título ruim, pois se dentro do limite do FGC, você receberá o seu dinheiro mais a rentabilidade contratada.

Desde a criação do FGC em 1995, até o ano de 2020, o FGC foi acionado menos de 40 vezes. Ele tem mais de R$100bilhões de caixa. Claro que se um Bradesco quebrar, o FGC não terá dinheiro, mas você concorda que se o Bradesco quebrar seria algo que, provavelmente, quebraria algumas centenas de outras empresas? Acho que o problema seria bem mais grave que o FGC não ter o dinheiro para pagar os credores.

Se encontrarmos um "Tesouro IPCA" e um "CDB IPCA" que estejam pagando praticamente o mesmo, claro que vamos para o Tesouro, porém temos vários CDBs pagando IPCA mais uma taxa prefixada superior ao do Tesouro IPCA e de emissores bons e que o prêmio de risco compensa.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
46 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Deborah Gerasimovic entendo o seu racional, e sim, olhando somente para um título bancário (CDB) e um título público (Tesouro), ambos indexados ao IPCA, no quesito segurança o título público ganha de qualquer outro título, pois se faltar dinheiro o Governo imprime mais, e o banco não tem este poder.

No entanto se olharmos o prêmio de risco oferecido, é natural que o Tesouro renda menos, pois é mais seguro, porém não vejo que o CDB seja um título ruim, pois se dentro do limite do FGC, você receberá o seu dinheiro mais a rentabilidade contratada.

Desde a criação do FGC em 1995, até o ano de 2020, o FGC foi acionado menos de 40 vezes. Ele tem mais de R$100bilhões de caixa. Claro que se um Bradesco quebrar, o FGC não terá dinheiro, mas você concorda que se o Bradesco quebrar seria algo que, provavelmente, quebraria algumas centenas de outras empresas? Acho que o problema seria bem mais grave que o FGC não ter o dinheiro para pagar os credores.

Se encontrarmos um "Tesouro IPCA" e um "CDB IPCA" que estejam pagando praticamente o mesmo, claro que vamos para o Tesouro, porém temos vários CDBs pagando IPCA mais uma taxa prefixada superior ao do Tesouro IPCA e de emissores bons e que o prêmio de risco compensa.

Entendo seu ponto de vista sobre o risco retorno, mas não acho que compense, dentro dos critérios que eu uso para investir. E sobre FGC, ainda que raro a necessidade de acionamento ele foi criado para ajudar os bancos menores a conseguirem empréstimo, ele não foi feito para proteger o investidor e ainda que raro são os caso que precisamos dele, ele de fato não consegue arcar com o que promete, o que ao meu ver eleva o risco do ativo e faz com que sua premiação seja irrelevante se comparado com outros ativos que trazem muito mais segurança e uma diferença baixa na rentabilidade.
Esse discurso de que 1M dividido em 4 instituições você está protegido é um discurso bem perigoso usado por corretoras e bancos.
O prêmio não me é atraente x o risco que representa, mas como disse anteriormente é a minha opinião não uma verdade absoluta.

Link para compartilhar

• Criar novo...