Fiquei um pouco confuso entre a relação da Taxa DI e a Selic.
O Copom define a cada 45 dias a taxa basica de juros (Selic), mas pelo que entendi do módulo 4 da aula 3, a taxa muda diariamente baseado no overnight, e o overnight usa como base a taxa DI.
Na aula 10 do módulo 4 diz que a Taxa DI seria a Selic menos 0,10%. ou seja, no momento atual que a Selic está 10,4% a.a , o CDI deveria estar 10,3% a.a
fiz alguns calculos sobre CDI e Selic conforme abaixo:
Para chegar com mais precisão creio que faltaria algumas casas decimais que nao consegui encontrar, mas no geral a taxa selic e a taxa DI no mês possuíam o mesmo valor (pelo menos até a segunda casa decimal).
Gostaria de entender alguns pontos:
Pra eu converter a taxa selic do mês a uma visão anual, preciso usar os dias úteis ou os dias corridos? E fazendo o calculo não consegui chegar no valor de TAXA DI = TAXA SELIC - 0,10
A Selic depende da taxa DI ou a taxa DI depende da taxa selic? Gostataria de entender como funciona na prática, por exemplo, os bancos no momento do overnight definem a taxa de juros aplicada ou existe um terceiro que "força" a prática de uma determinada taxa de juros? Como é levantado a taxa de juros que ocorreu de fato para a SELIC e para a TAXA DI? se puderem me explicar um pouco mais como funciona essa relação me ajudaria muito.
Pergunta
Gustavo Zerbinatti Afonso
Fiquei um pouco confuso entre a relação da Taxa DI e a Selic.
O Copom define a cada 45 dias a taxa basica de juros (Selic), mas pelo que entendi do módulo 4 da aula 3, a taxa muda diariamente baseado no overnight, e o overnight usa como base a taxa DI.
Na aula 10 do módulo 4 diz que a Taxa DI seria a Selic menos 0,10%. ou seja, no momento atual que a Selic está 10,4% a.a , o CDI deveria estar 10,3% a.a
fiz alguns calculos sobre CDI e Selic conforme abaixo:
SELIC (anual) - calculo dias uteis (visão Julho) =((0,0091+1)^(252/23)-1) = 10,43% a.a
SELIC (anual) - calculo dias uteis (visão Agosto) =((0,0087+1)^(252/22)-1) = 10,43% a.a
Para chegar com mais precisão creio que faltaria algumas casas decimais que nao consegui encontrar, mas no geral a taxa selic e a taxa DI no mês possuíam o mesmo valor (pelo menos até a segunda casa decimal).
Gostaria de entender alguns pontos:
Pra eu converter a taxa selic do mês a uma visão anual, preciso usar os dias úteis ou os dias corridos? E fazendo o calculo não consegui chegar no valor de TAXA DI = TAXA SELIC - 0,10
A Selic depende da taxa DI ou a taxa DI depende da taxa selic? Gostataria de entender como funciona na prática, por exemplo, os bancos no momento do overnight definem a taxa de juros aplicada ou existe um terceiro que "força" a prática de uma determinada taxa de juros? Como é levantado a taxa de juros que ocorreu de fato para a SELIC e para a TAXA DI? se puderem me explicar um pouco mais como funciona essa relação me ajudaria muito.
valores obtidos dos sites abaixo:
SELIC (Mensal) - https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/orientacao-tributaria/pagamentos-e-parcelamentos/taxa-de-juros-selic#Taxa_de_Juros_Selic
CDI (mensal) - https://statusinvest.com.br/indices/cdi
META SELIC/ TAXA SELIC (COPOM/BACEN)- https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/historicotaxasjuros
Obrigado desde já
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
2
2
DIAS POPULARES
14/Set
4
Top Posters For This Question
Adriano Umemura 2 posts
Gustavo Zerbinatti Afonso 2 posts
DIAS POPULARES
14/Set 2024
4 posts
Os mais famosos desse tópico
Adriano Umemura
Boa tarde @Gustavo Zerbinatti Afonso. Primeiramente temos que diferenciar a taxa selic meta e a taxa selic over. O COPOM vai definir em sua reunião a taxa Selic Meta. A Selic Meta é utilizada co
Gustavo Zerbinatti Afonso
Fiquei um pouco confuso entre a relação da Taxa DI e a Selic. O Copom define a cada 45 dias a taxa basica de juros (Selic), mas pelo que entendi do módulo 4 da aula 3, a taxa muda diariamente bas
Adriano Umemura
Selic over Pode ser entre os bancos ou entre os bancos e o BC. As operações compromissadas que o BC realiza diariamente tem como objetivo enxugar a liquidez do dinheiro na economia. Este proces
Posted Images
3 respostas para essa pergunta
Recommended Posts