Jump to content
  • 0

Vale a pena esperar reunião do COPOM de amanhã, 18/09?


Rafael Aisemberg Spinelli

Pergunta

Pessoal,

Vale a pena esperar reunião do COPOM de amanhã, 18/09, para aportar no Tesouro SELIC? Vi que tem possibilidade de aumentarem a taxa de juros. Estou com cerca de 6k na carteira para subir no Tesouro e nao sei se espero ou não.

Queria saber pela experiência de vocês.
Brigadão,

Rafa

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
6 minutes ago, Rafael Aisemberg Spinelli disse:

Pessoal,

Vale a pena esperar reunião do COPOM de amanhã, 18/09, para aportar no Tesouro SELIC? Vi que tem possibilidade de aumentarem a taxa de juros. Estou com cerca de 6k na carteira para subir no Tesouro e nao sei se espero ou não.

Queria saber pela experiência de vocês.
Brigadão,

Rafa

 

Independente de reunião ou não, aporte aos poucos. Ainda que no tesouro, vale a pena fazer movimentos menores.

Divida esses 6k em 3 aportes de 2k e vai feliz

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 minutes ago, Rafael Aisemberg Spinelli disse:

Pessoal,

Vale a pena esperar reunião do COPOM de amanhã, 18/09, para aportar no Tesouro SELIC? Vi que tem possibilidade de aumentarem a taxa de juros. Estou com cerca de 6k na carteira para subir no Tesouro e nao sei se espero ou não.

Queria saber pela experiência de vocês.
Brigadão,

Rafa

 

Olá @Rafael Aisemberg Spinelli,

Acho q sua resposta depende do que vc pretende no tesouro direto, se for título selic tanto faz! Se for pré, eu particularmente aguardaria até amanhã...

De qualquer maneira sua rentabilidade não vai mudar grande coisa em um dia!

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 minutes ago, Rafael Aisemberg Spinelli disse:

Pessoal,

Vale a pena esperar reunião do COPOM de amanhã, 18/09, para aportar no Tesouro SELIC? Vi que tem possibilidade de aumentarem a taxa de juros. Estou com cerca de 6k na carteira para subir no Tesouro e nao sei se espero ou não.

Queria saber pela experiência de vocês.
Brigadão,

Rafa

 

Honestamente não me recordo quão rápido as taxas do Tesouro são atualizadas após uma mudança na Selic. Eu imagino que pra Tesouro Selic seja D+1, já que ele tem correções diárias.

Na prática a diferença deve ser muito pequena, especialmente se vc for sacar em menos de 2 anos.

Eu acho que, por purismo, esperaria esses dois dias. Mas o ideal é que vc faça seus aportes mensalmente independente disso.

Editado por Francisco Viégas Vianna
  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
30 minutes ago, Rafael Aisemberg Spinelli disse:

Pessoal,

Vale a pena esperar reunião do COPOM de amanhã, 18/09, para aportar no Tesouro SELIC? Vi que tem possibilidade de aumentarem a taxa de juros. Estou com cerca de 6k na carteira para subir no Tesouro e nao sei se espero ou não.

Queria saber pela experiência de vocês.
Brigadão,

Rafa

 

Bom dia, Rafael!

Apenas um complemento aos nossos amigos.

Lembre-se que o mercado já é precificado mesmo antes da reunião e decisão do Copom.

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Rafael Aisemberg Spinelli disse:

Pessoal,

Vale a pena esperar reunião do COPOM de amanhã, 18/09, para aportar no Tesouro SELIC? Vi que tem possibilidade de aumentarem a taxa de juros. Estou com cerca de 6k na carteira para subir no Tesouro e nao sei se espero ou não.

Queria saber pela experiência de vocês.
Brigadão,

Rafa

 

Oi Rafael,

Se isso traz tranquilidade no seu coração (rsrsrs), espere 1-2 dias.

Eu pessoalmente não vejo diferença.

Só de curiosidade, R$ 6 mil no Tesouro Selic hoje (10,50%) daria R$ 1.326,15 após 2 anos de "investimento" (entre aspas porque o Selic não é tão investimento assim, mas enfim...). Já com taxa de 10,75% o valor final seria R$ 1.359,34. Sem considerar IR nos dois casos, claro.

Será que uma diferença de R$ 33 é tão grande assim em 2 anos? Rsrsrs.

Acho melhor focarnos no contrafluxo (que pra mim tá bem "chatinho" no momento, no sentido de qual escolher), e mandar ver hehehe.

Espero ter ajudado!

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Rafael Aisemberg Spinelli disse:

Pessoal,

Vale a pena esperar reunião do COPOM de amanhã, 18/09, para aportar no Tesouro SELIC? Vi que tem possibilidade de aumentarem a taxa de juros. Estou com cerca de 6k na carteira para subir no Tesouro e nao sei se espero ou não.

Queria saber pela experiência de vocês.
Brigadão,

Rafa

 

Boa tarde @Rafael Aisemberg Spinelli. O tesouro selic possui rentabilidade diaria. E esta rentabilidade é reajustada a medida que a taxa selic se altera, ou seja, mesmo voce comprando o titulo hoje com a taxa selic atual, se ela amanhã for reajustada a partir de amanhã voce ja recebe a rentabilidade da nova selic.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Também estou com essa dúvida e acredito que só fará diferença a depender da natureza do seu investimento.

Se for pra pegar um pré fixado (como eu estou planejando), acredito que seja mais vantajoso esperar, por que isso realmente teria que ser atualizado oficialmente antes.
 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Matheus Passos Silva disse:

Oi Rafael,

Se isso traz tranquilidade no seu coração (rsrsrs), espere 1-2 dias.

Eu pessoalmente não vejo diferença.

Só de curiosidade, R$ 6 mil no Tesouro Selic hoje (10,50%) daria R$ 1.326,15 após 2 anos de "investimento" (entre aspas porque o Selic não é tão investimento assim, mas enfim...). Já com taxa de 10,75% o valor final seria R$ 1.359,34. Sem considerar IR nos dois casos, claro.

Será que uma diferença de R$ 33 é tão grande assim em 2 anos? Rsrsrs.

Acho melhor focarnos no contrafluxo (que pra mim tá bem "chatinho" no momento, no sentido de qual escolher), e mandar ver hehehe.

Espero ter ajudado!

Sobre contra fluxo, para mim, está dificil de achar onde seria a direção do contra fluxo no momento, para fazer marcação. Seria tentar prefixado ou IPCA?
Estou começando agora a tentar lidar com tesouro, entao queria uma ajuda (meio que viés de confirmação) ou perceber meu erro.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Arthur Schelb Filippini disse:

Sobre contra fluxo, para mim, está dificil de achar onde seria a direção do contra fluxo no momento, para fazer marcação. Seria tentar prefixado ou IPCA?
Estou começando agora a tentar lidar com tesouro, entao queria uma ajuda (meio que viés de confirmação) ou perceber meu erro.

Oi Arthur,

Por isso que falei que no momento o contrafluxo está "chatinho".

Por um lado o relatório Focus diz que a tendência no curto prazo (dois anos) é aumentar a inflação, então vamos de IPCA+.

Por outro lado, mesmo se o BC aumentar hoje a Selic, a tendência será de queda em médio prazo (3-5 anos), então vamos de prefixado.

Por um terceiro lado (porque isto é um triângulo rsrsrs), se considerarmos que a inflação pode aumentar e que o BC pode aumentar mais a taxa de juros, um atrelado ao CDI talvez pudesse ser um pouquinho interessante.

Efetivamente, os melhores no momento parecem ser os dois primeiros.

No meu entender, optamos pelos títulos com base no contrafluxo considerando-se o que temos de melhor nesse momento, sem fazer muitas previsões para o futuro porque não sabemos o que o futuro nos trará. Por isso entendo, pessoalmente, que os títulos IPCA+ estão ainda em vantagem neste momento.

Lembrando que isto não é recomendação de compra ou venda deste ou daquele título.

Espero ter ajudado!

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...