Jump to content
  • 0

Dúvidas sobre taxa de administração de FIIs


Thiago Moreira Borges

Pergunta

Bom dia, senhores.
Já finalizei todos os módulos e estou aqui tentando organizar minha "nova carteira".
Na parte de análise dos fundos imobiliários até agora surgiram "3 modalidades" de cobrança da taxa de administração que se foi explicado nos módulos acabou passando despercebido por mim.

Em termos práticos qual a diferença de:
xx% a.a (o mais comum, como no XPML11);
xx% a.a sobre patrimonio liquido (como o VISC11); e
xx% a.a sobre o patrimônio líquido (mínimo de R$ 20.000,00 mensais) (como o PVBI11)?
 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

14 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Em resumo a diferença é o quanto você pagara ao fundo pela adm exercida, isso quer dizer o quanto de dinheiro deixará de retornar para o seu bolsinho. 

No primeiro é uma taxa fixa, em outro uma porcentagem em cima do patrimônio e na terceira se o fundo ficar com menos de 20k vc pagará em cima desse mínimo se performa acima, você paga mais.
Enfim, primeira opção é a que você pagaria menos taxa, por tanto dentro desse contexto de taxas, seria a melhor opção.

 

Editado por Deborah Gerasimovic
  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Deborah Gerasimovic disse:

Em resumo a diferença é o quanto você pagara ao fundo pela adm exercida, isso quer dizer o quanto de dinheiro deixará de retornar para o seu bolsinho. 

No primeiro é uma taxa fixa, em outro uma porcentagem em cima do patrimônio e na terceira se o fundo ficar com menos de 20k vc pagará em cima desse mínimo se performa acima, você paga mais.
Enfim, primeira opção é a que você pagaria menos taxa, por tanto dentro desse contexto de taxas, seria a melhor opção.

 

Obrigado pela resposta, mas ainda não ficou 100% claro pra mim...
O primeiro seria uma taxa em cima do valor que eu tenho no fundo, certo? 
O segundo seria uma taxa em cima do patrimonio que correspondem as minhas cotas, seria isso né? Se eu possuo 100 reais no fundo mas o P/VP dele tá 200% então minha taxa vai ser na verdade menor do que se fosse cobrado o do primeiro caso.
O terceiro que é minha maior duvida... 20.000 de que? é uma taxa administrativa de 20mil por cotista no minimo? Nesse caso só compensaria investir nele com um valor de pelo menos 2mi reais, certo?  

Editado por Thiago Moreira Borges
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Primeiro é em cima do valor de mercado do fundo os outros dois são em cima de patrimônio liquido do fundo, sendo que uma delas tem um mínimo 20k que significa que se o patrimônio liquido ficar abaixo de 20k você pagara a taxa em cima do valor firmado de 20k. 

 

E não a taxa não é de 20K e sim uma porcentagem pré definida e informada em cima de mínimo considerado como patrimônio liquido para calcular essa taxa.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
40 minutes ago, Deborah Gerasimovic disse:

Primeiro é em cima do valor de mercado do fundo os outros dois são em cima de patrimônio liquido do fundo, sendo que uma delas tem um mínimo 20k que significa que se o patrimônio liquido ficar abaixo de 20k você pagara a taxa em cima do valor firmado de 20k. 

 

E não a taxa não é de 20K e sim uma porcentagem pré definida e informada em cima de mínimo considerado como patrimônio liquido para calcular essa taxa.

aaaah sim, nem se passou pela minha cabeça que o patrimônio do fundo poderia chegar a tão pouco. Muito obrigado!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1
41 minutes ago, Thiago Moreira Borges disse:

aaaah sim, nem se passou pela minha cabeça que o patrimônio do fundo poderia chegar a tão pouco. Muito obrigado!

As taxas são cobradas do fundo e não do investidor, ao menos não diretamente, ou seja do valor recebido pelo fundo dos aluguéis, rendimentos, dividendos e etc, são retirados as taxas e outras despesas, e o que sobra 95% é dividido para os cotistas de forma proporcional. 

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
44 minutes ago, Pedro Paulo Nunes Guimarães Junior disse:

As taxas são cobradas do fundo e não do investidor, ao menos não diretamente, ou seja do valor recebido pelo fundo dos aluguéis, rendimentos, dividendos e etc, são retirados as taxas e outras despesas, e o que sobra 95% é dividido para os cotistas de forma proporcional. 

Certo, obrigado por essa observação. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Pedro Paulo Nunes Guimarães Junior disse:

As taxas são cobradas do fundo e não do investidor, ao menos não diretamente, ou seja do valor recebido pelo fundo dos aluguéis, rendimentos, dividendos e etc, são retirados as taxas e outras despesas, e o que sobra 95% é dividido para os cotistas de forma proporcional. 

Uma pequena dúvida, estou estudando sobre os FIIs de papel e encontrei este: MCCI11, ele tem as seguintes taxas:

01 - Taxa de Adm: 0,20% a.a. sobre patrimônio líquido do fundo
02 - Taxa de Performance: 20% sobre o que exceder 100% do CDI
03 - Taxa de Gestão: 0,80% a.a. sobre o patrimônio líquido do Fundo

Neste caso, caso eu comprasse cotas desse fundo, pelo oque eu entendi, eu estaria pagando apenas a taxa de ADM. As demais taxas não são cobradas, é isto?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1
14 minutes ago, José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva disse:

Uma pequena dúvida, estou estudando sobre os FIIs de papel e encontrei este: MCCI11, ele tem as seguintes taxas:

01 - Taxa de Adm: 0,20% a.a. sobre patrimônio líquido do fundo
02 - Taxa de Performance: 20% sobre o que exceder 100% do CDI
03 - Taxa de Gestão: 0,80% a.a. sobre o patrimônio líquido do Fundo

Neste caso, caso eu comprasse cotas desse fundo, pelo oque eu entendi, eu estaria pagando apenas a taxa de ADM. As demais taxas não são cobradas, é isto?

Boa tarde @José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva. Todas estas taxas são cobradas, mas elas são descontadas da receita do fundo antes da distribuição dos rendimentos. Desta forma quando voce recebe os rendimentos mensais, estes ja são liquidos para voce

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Boa tarde @José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva. Todas estas taxas são cobradas, mas elas são descontadas da receita do fundo antes da distribuição dos rendimentos. Desta forma quando voce recebe os rendimentos mensais, estes ja são liquidos para voce

Puta madre de dios, agora entendi hahahaha! Perfeito. Muito obrigado 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Boa tarde @José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva. Todas estas taxas são cobradas, mas elas são descontadas da receita do fundo antes da distribuição dos rendimentos. Desta forma quando voce recebe os rendimentos mensais, estes ja são liquidos para voce

no caso ai o total é 1.0% a.a fixo do patrimonio liquido do fundo +20% do que exceder o benchmark, certo?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1
7 horas atrás, Thiago Moreira Borges disse:

Bom dia, senhores.
Já finalizei todos os módulos e estou aqui tentando organizar minha "nova carteira".
Na parte de análise dos fundos imobiliários até agora surgiram "3 modalidades" de cobrança da taxa de administração que se foi explicado nos módulos acabou passando despercebido por mim.

Em termos práticos qual a diferença de:
xx% a.a (o mais comum, como no XPML11);
xx% a.a sobre patrimonio liquido (como o VISC11); e
xx% a.a sobre o patrimônio líquido (mínimo de R$ 20.000,00 mensais) (como o PVBI11)?
 

@Thiago Moreira Borges estava lendo a troca de mensagens, e complementando, as taxas cobradas pelos FIIs são despesas que serão descontadas da receita, então vão refletir no lucro do FII, que por consequência vai refletir no valor a ser distribuído aos cotistas.

No primeiro, o percentual é sobre o valor de mercado. O segundo é sobre o PL do FII. E o terceiro é igual ao segundo, porém se o valor calculado for inferir a R$20mil, a Administradora receberá R$20mil. 

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1
3 horas atrás, Deborah Gerasimovic disse:

Primeiro é em cima do valor de mercado do fundo os outros dois são em cima de patrimônio liquido do fundo, sendo que uma delas tem um mínimo 20k que significa que se o patrimônio liquido ficar abaixo de 20k você pagara a taxa em cima do valor firmado de 20k. 

 

E não a taxa não é de 20K e sim uma porcentagem pré definida e informada em cima de mínimo considerado como patrimônio liquido para calcular essa taxa.

@Deborah Gerasimovic apenas uma correção, não é se o PL ficar abaixo de R$20mil, é se a taxa de administração calculada pelo percentual resultar em um valor menor que R$20mil, o Administrador receberá R$20mil.

  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 minutes ago, Thiago Moreira Borges disse:

no caso ai o total é 1.0% a.a fixo do patrimonio liquido do fundo +20% do que exceder o benchmark, certo?

Boa tarde @Thiago Moreira Borges. Isso. Alguns fundos somente discriminam a taxa de amdinistração ja incluida a taxa de gestão, mas outros fundos discriminam apresentando os valores referentes a cada uma

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...