Jump to content
  • 0

Duvida na analise do LCA x CDB's/Tesouro.

Vitor Araújo Marinho

Pergunta

Olá, boa tarde estou iniciando alguns investimentos nas rendas fixas, no entanto, quando comparado os CDB's/Tesouro com as LCA's nunca acho/encontro algum CDB que compense, visto comparação deles no curto prazo e a dedução do IR, apesar do CDB a longo prazo valer mais, mas penso em realizar LCA curtos e reinvestir o dinheiro "driblando' o IR. 

Esse raciocínio está correto? Fiquei na duvida de está errando nos cálculos e perdendo oportunidades. 

• Brabo 2
Link para compartilhar

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
3 minutes ago, Vitor Araújo Marinho disse:

Olá, boa tarde estou iniciando alguns investimentos nas rendas fixas, no entanto, quando comparado os CDB's/Tesouro com as LCA's nunca acho/encontro algum CDB que compense, visto comparação deles no curto prazo e a dedução do IR, apesar do CDB a longo prazo valer mais, mas penso em realizar LCA curtos e reinvestir o dinheiro "driblando' o IR. 

Esse raciocínio está correto? Fiquei na duvida de está errando nos cálculos e perdendo oportunidades. 

Boa tarde, @Vitor Araújo Marinho !

Sim, seu raciocínio está correto. A maior vantagem que temos entre LCIs e LCAs é a isenção do IR o que faz normalmente valer muito mais a pena em prazos curtos, eu diria que até 2 anos. Após 2 anos, CDBs já estarão na menor alíquota do IR e isso já pode trazer diferenças. 

Todavia, existem casos e casos onde eventualmente a depender das taxas, mesmo um CDB estando com um alíquota mais alta de IR ele pode se sobressair de uma LCI ou LCA. 

Uma coisa que pode ajudar muito nessa sua análise de títulos é a nova ferramenta do comparador de renda fixa do investidor sardinha. Vou deixa o link abaixo.

https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/comparador-de-renda-fixa/

Espero que ajude na suas análises de renda fixa e qualquer dúvida que ainda fique, manda aí pra gente!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
29 minutes ago, Vitor Araújo Marinho disse:

Boa tarde @Vitor Araújo Marinho. Se o objetivo for para o longo prazo geralmente os titulos isentos não terão vantagem em relação aos CDBs. Veja na simulação que fiz abaixo, se compararmos 2 titulos com a mesma taxa equivalente, no longo prazo teremos uma rentabilidade maior dos titulos sem isenção

Captura de tela 2024-09-19 134031.png

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Adriano Umemura disse:

Boa tarde @Vitor Araújo Marinho. Se o objetivo for para o longo prazo geralmente os titulos isentos não terão vantagem em relação aos CDBs. Veja na simulação que fiz abaixo, se compararmos 2 titulos com a mesma taxa equivalente, no longo prazo teremos uma rentabilidade maior dos titulos sem isenção

Captura de tela 2024-09-19 134031.png

Sim sim, entendo. No entanto, não poderia pegar o montante de curto prazo e reinvestir em curto prazos semelhantes? Já que o juros compostos já atuariam em cima do "lucro final" do primeiro investimento? Assim, meio que sempre fugiria do IR. Exemplo: ao invés de investir em 6 anos em um CDB investir em 6 anos em 3 LCA, por exemplo. Seria "errado" matematicamente falando ?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
21 minutes ago, Vitor Araújo Marinho disse:

Sim sim, entendo. No entanto, não poderia pegar o montante de curto prazo e reinvestir em curto prazos semelhantes? Já que o juros compostos já atuariam em cima do "lucro final" do primeiro investimento? Assim, meio que sempre fugiria do IR. Exemplo: ao invés de investir em 6 anos em um CDB investir em 6 anos em 3 LCA, por exemplo. Seria "errado" matematicamente falando ?

Olá VItor,

Poder, você pode.

O problema é o seguinte: quem te garante que daqui a 3 anos (pegando o seu exemplo) você vai encontrar títulos tão bons quanto?

Eu diria que fazer este raciocínio seria trocar o certo, de um rendimento de um CDB pré de 15% por exemplo, por algo duvidoso - porque de repente daqui 3 anos a economia está totalmente diferente e só tem LCA oferecendo 5% (exemplos hipotéticos).

Além disso, como o amigo Edison falou acima, a partir de 2 anos os CDBs já levam vantagem, então não compensaria manter uma LCA por 3 anos.

Espero ter ajudado!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...