Boa noite à todos, estou começando a me aprofundar mais em renda variável agora que terminei o curso, para estudar empresas da bolsa criei um bloco de notas dentro do notion para organizar os meus estudos. Mas como estou começando, sempre vem algumas dúvidas.
Critérios Obrigatórios
[ ] Tag Along 100%.
[ ] Dívida Líquida menor que Lucro Líquido (12 meses).
[ ] Livre de corrupção e tem uma boa gestão.
[ ] Nível de Governança mínimo 2.
[ ] Lucro/Receita crescente nos últimos 5 anos.
[ ] Investe em inovação.
Análise Fundamentalista
[ ] Valor de Mercado
[ ] Liquidez média diária
[ ] Valor mínimo e máximo últimas semanas
[ ] Lucro líquido
[ ] Ebit
[ ] Disponibilidades
[ ] Nível de governança
[ ] Tag Along
[ ] Margem líquida
[ ] Margem Ebit
[ ] Ebtida
[ ] ROE
[ ] ROIC
[ ] Dívida Bruta / Patrimônio
[ ] P/L
[ ] P/VP
[ ] PSR
[ ] Dividend Yield
[ ] Fórmula de Graham
Análise Scuttlebutt
[ ] 1 - A empresa possui produtos e serviços com potencial de mercado suficiente para viabilizar um aumento considerável nas vendas por diversos anos?
[ ] 2- A administração está determinada a continuar a desenvolver produtos ou processos que aumentariam ainda mais o potencial do total de vendas caso o potencial o potencial de crescimento das linhas de produção mais atraentes no momento já tenha sido explorado exaustivamente?
[ ] 3- Quão são efetivos os esforços da empresa, em pesquisa e desenvolvimento, em relação ao seu porte?
[ ] 4- A empresa tem uma organização em vendas acima da média?
[ ] 5- A empresa possui margem de lucro considerável?
[ ] 6- O que a empresa faz para manter ou melhorar as margens de lucro?
[ ] 7- A empresa possui boas relações(trabalhistas) com seu quadro pessoal?
[ ] 8- A empresa tem boas relações com os seus executivos?
[ ] 9- A empresa vai afundo na sua administração?
[ ] 10- A empresa tem uma boa análise de gastos e controle de custos?
[ ] 11- Existem outros aspectos do negócio peculiares ao seu segmento de atuação, que irão fornecer aos investidores pistas importantes sobre como a empresa pode sobressair com relação a seus concorrentes?
[ ] 12- A empresa possui uma estratégia de curto ou longo prazo em relação aos lucros e resultados?
[ ] 13- No futuro é provável que o crescimento da empresa necessitará da emissão de mais ações para financiar seu negócio de maneira que o grande número de ações irá anular o benefício dos acionistas que se anteciparam a esse crescimento?
[ ] 14- A empresa fala abertamente a seus acionistas, mas “se fecha” em situações conturbadas e diante de decepções?
[ ] 15- A empresa conta com uma administração de integridade questionável?
- Basicamente são essas as perguntas que tento responder na hora de analisar as empresas, acham que eu deveria adicionar ou retirar alguma coisa?
- Tenho encontrado uma certa dificuldade em fazer a primeira análise que elimina de cara algumas empresas que não fazem sentido, assim eu somente me aprofundando em empresas melhores, alguma dica para essa primeira olhada elminatória?
- Também tenho encontrado dificuldade para responder perguntas da análise com o método Scuttlebutt, alguma dica para responde-las de forma mais fácil?
- Tenho medo de fazer algo errado e estudar pouco as empresas, quanto tempo de estudo vocês acreditam que seria bom antes de colocar uma empresa em carteira?
Desculpem o tanto de dúvidas e o tamanho do post, mas estou com dúvidas, se alguém puder me ajudar fico imensamente agradecido.
Pergunta
Pedro Henrique Margreiter
Boa noite à todos, estou começando a me aprofundar mais em renda variável agora que terminei o curso, para estudar empresas da bolsa criei um bloco de notas dentro do notion para organizar os meus estudos. Mas como estou começando, sempre vem algumas dúvidas.
Critérios Obrigatórios
[ ] Tag Along 100%.
[ ] Dívida Líquida menor que Lucro Líquido (12 meses).
[ ] Livre de corrupção e tem uma boa gestão.
[ ] Nível de Governança mínimo 2.
[ ] Lucro/Receita crescente nos últimos 5 anos.
[ ] Investe em inovação.
Análise Fundamentalista
[ ] Valor de Mercado
[ ] Liquidez média diária
[ ] Valor mínimo e máximo últimas semanas
[ ] Lucro líquido
[ ] Ebit
[ ] Disponibilidades
[ ] Nível de governança
[ ] Tag Along
[ ] Margem líquida
[ ] Margem Ebit
[ ] Ebtida
[ ] ROE
[ ] ROIC
[ ] Dívida Bruta / Patrimônio
[ ] P/L
[ ] P/VP
[ ] PSR
[ ] Dividend Yield
[ ] Fórmula de Graham
Análise Scuttlebutt
[ ] 1 - A empresa possui produtos e serviços com potencial de mercado suficiente para viabilizar um aumento considerável nas vendas por diversos anos?
[ ] 2- A administração está determinada a continuar a desenvolver produtos ou processos que aumentariam ainda mais o potencial do total de vendas caso o potencial o potencial de crescimento das linhas de produção mais atraentes no momento já tenha sido explorado exaustivamente?
[ ] 3- Quão são efetivos os esforços da empresa, em pesquisa e desenvolvimento, em relação ao seu porte?
[ ] 4- A empresa tem uma organização em vendas acima da média?
[ ] 5- A empresa possui margem de lucro considerável?
[ ] 6- O que a empresa faz para manter ou melhorar as margens de lucro?
[ ] 7- A empresa possui boas relações(trabalhistas) com seu quadro pessoal?
[ ] 8- A empresa tem boas relações com os seus executivos?
[ ] 9- A empresa vai afundo na sua administração?
[ ] 10- A empresa tem uma boa análise de gastos e controle de custos?
[ ] 11- Existem outros aspectos do negócio peculiares ao seu segmento de atuação, que irão fornecer aos investidores pistas importantes sobre como a empresa pode sobressair com relação a seus concorrentes?
[ ] 12- A empresa possui uma estratégia de curto ou longo prazo em relação aos lucros e resultados?
[ ] 13- No futuro é provável que o crescimento da empresa necessitará da emissão de mais ações para financiar seu negócio de maneira que o grande número de ações irá anular o benefício dos acionistas que se anteciparam a esse crescimento?
[ ] 14- A empresa fala abertamente a seus acionistas, mas “se fecha” em situações conturbadas e diante de decepções?
[ ] 15- A empresa conta com uma administração de integridade questionável?
- Basicamente são essas as perguntas que tento responder na hora de analisar as empresas, acham que eu deveria adicionar ou retirar alguma coisa?
- Tenho encontrado uma certa dificuldade em fazer a primeira análise que elimina de cara algumas empresas que não fazem sentido, assim eu somente me aprofundando em empresas melhores, alguma dica para essa primeira olhada elminatória?
- Também tenho encontrado dificuldade para responder perguntas da análise com o método Scuttlebutt, alguma dica para responde-las de forma mais fácil?
- Tenho medo de fazer algo errado e estudar pouco as empresas, quanto tempo de estudo vocês acreditam que seria bom antes de colocar uma empresa em carteira?
Desculpem o tanto de dúvidas e o tamanho do post, mas estou com dúvidas, se alguém puder me ajudar fico imensamente agradecido.
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
5
2
1
1
DIAS POPULARES
21/Set
5
23/Set
4
22/Set
1
24/Set
1
Top Posters For This Question
Pedro Henrique Margreiter 5 posts
Deborah Gerasimovic 2 posts
Edison Paulini 1 post
Matheus Passos Silva 1 post
DIAS POPULARES
21/Set 2024
5 posts
23/Set 2024
4 posts
22/Set 2024
1 post
24/Set 2024
1 post
Os mais famosos desse tópico
Matheus Passos Silva
Oi Pedro, Deixa eu te dar minha visão sobre o que você colocou. 1. Critérios obrigatórios: sua lista de critérios obrigatórios está bastante robusta, mas vou oferecer algumas sugestões de re
Edison Paulini
Bom dia, @Pedro Henrique Margreiter ! Antes de mais nada, parabéns pela conclusão do curso e também pelo empenho! Vamos lá então! Critérios bons mas talvez um pouco rigorosos demais.
Pedro Henrique Margreiter
Muito obrigado pela resposta, acredito que esclareceu muitas das minhas dúvidas, valeu de coração.
Posted Images
10 respostas para essa pergunta
Recommended Posts