Jump to content
  • 0

Dilema da Previdência

Pergunta

Bom sábado a todos!

Pessoal, estou com um baita dilema aqui com uma previdência que meu marido herdou da avó. 

Pelo que eu entendi as taxas estão abusivas e poderia estar rendendo mais.

Ele está disposto a fazer a portabilidade, mas pelo suporte do whatsapp aqui da AUVP já tentei duas vezes, enviei a apólice e não conseguiram me ajudar.

No sistema do app da BTG achei meio complicado, porque são vários fundos pra você ir adicionando e formar a previdência (foi isso que entendi).

Nas aulas o Raul não se aprofundou muito nesse tema, aí quem já tem uma previdência ruim e precisa migrar pra outra fica mais perdido que cego em tiroteio.

Uma outra dúvida também é se vale a pena retirar essa grana de lá e colocar em outro invéstimento, tipo o Tesouro.

Essa grana seria para a aposentadoria e tudo o que temos de patrimônio no momento, queríamos deixar mais conservado só rendendo mesmo, mas com a possibilidade de pegar a grana caso precise. Acho que nesse jeito, quando chegar o tempo determinado o dinheiro fica preso lá e isso não gostamos.

Enfim, sei que são muitas dúvidas, mas espero que possamos ir esclarecendo aos poucos, desde já agradeço a todos.

Segue em anexo a apólice, hoje essa previdência já possui mais de 100k.

apólice.pdf

• Brabo 2
Link para compartilhar

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
11 horas atrás, Mariana Pedra Da Maia De Alencastro Guimarães disse:

Bom sábado a todos!

Pessoal, estou com um baita dilema aqui com uma previdência que meu marido herdou da avó. 

Pelo que eu entendi as taxas estão abusivas e poderia estar rendendo mais.

Ele está disposto a fazer a portabilidade, mas pelo suporte do whatsapp aqui da AUVP já tentei duas vezes, enviei a apólice e não conseguiram me ajudar.

No sistema do app da B T G achei meio complicado, porque são vários fundos pra você ir adicionando e formar a previdência (foi isso que entendi).

Nas aulas o Raul não se aprofundou muito nesse tema, aí quem já tem uma previdência ruim e precisa migrar pra outra fica mais perdido que cego em tiroteio.

Uma outra dúvida também é se vale a pena retirar essa grana de lá e colocar em outro invéstimento, tipo o Tesouro.

Essa grana seria para a aposentadoria e tudo o que temos de patrimônio no momento, queríamos deixar mais conservado só rendendo mesmo, mas com a possibilidade de pegar a grana caso precise. Acho que nesse jeito, quando chegar o tempo determinado o dinheiro fica preso lá e isso não gostamos.

Enfim, sei que são muitas dúvidas, mas espero que possamos ir esclarecendo aos poucos, desde já agradeço a todos.

Segue em anexo a apólice, hoje essa previdência já possui mais de 100k.

apólice.pdf 213.26 kB · 2 downloads

Olá @Mariana Pedra Da Maia De Alencastro Guimarães

Segue aí os conselhos do nosso amigo @Edison Luis Paulinipra avaliar se vale a pena ou não continuar com a previdência, que é só nesses casos comentados mesmo.

Por outro lado, se esse é todo dinheiro que possuem de patrimônio, imagino que tenha melhores possibilidades de rentabilidade deixando a previdência e migrando para um estratégia de renda fixa.

Obs. Não é recomendação, então analise primeiro a situação particular de vocês! 

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
13 horas atrás, Mariana Pedra Da Maia De Alencastro Guimarães disse:

No sistema do app da BTG achei meio complicado, porque são vários fundos pra você ir adicionando e formar a previdência (foi isso que entendi).

Boa noite @Mariana Pedra Da Maia De Alencastro Guimarães. Voce não precisa escolher varios fundos para a portabilidade, pode ser 100% em um fundo somente

Como o principal beneficio de uma previdencia é o beneficio fiscal ou quando o empregador aporta uma contraparte, eu recomendaria previdencias de renda fixa que estejam performando um pouco acima do CDI

Em termos de performance, na minha opinião voce conseguiria um resultado superior as previdencias alocando voce mesmo os recursos. COntudo é necessario avaliar como esta a aliquota de IR para verficar se ja compensa realizar o resgate.

Se o objetivo, ao realizar o resgate for manter o montante disponivel para sacar a qualquer momento, as opções seriam o tesouro selic ou CDBs de liquidez diaria.

Contudo, temos que ter em mente que todo investimento que nos possibilitar resgatar a qualquer momento sem perdas, provavelmente tera uma rentabilidade menor do que aqueles investimentos que alocamos com prazos de vencimento, devido ao conceito de preferencia por liquidez.

Sendo assim, dependendo do tamanho do patrimonio voces podem deixar uma parte em liquidez e outra parte estruturar uma carteira para prazos maiores. 

Dei uma olhada aqui no fundo, e realmente ele esta performando bem abaixo do CDI. Se encontrar um fundo de renda fixa com as caracteristicas que citei acima ja daria uma diferença significativa na rentabilidade

Captura de tela 2024-09-21 213913.png

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
On 21/09/2024 at 08:53, Edison Luis Paulini disse:

Bom dia, Mariana!

Aqui na comunidade é o melhor lugar para falar sobre previdências. Temos muitos amigos aqui que já tem experiência no tema e que podem fazer uma boa análise.

Dando uns pitcaos então sobre.

A previdência na minha opinião vale pena em pelo menos umas duas situações abaixo:

- quando temos uma previdência oferecida pela empresa que trabalhos e a empresa aporta em cima do que aportamos na previdência (mas não é este o caso do seu marido);

- quando fazemos a declaração completa do IR para termos o benefício da dedução de até 12% no imposto devido (não sei se ele se enquadra aqui).

Caso seu marido não faça a declaração completa, francamente não vejo muito sentido em manter a previdência.

Agora se ele faz a declaração completa, valeria a pena ter uma porém acredito que existam melhores. A começar que a taxa de adm dessa previdência é de 2%. Conseguimos encontrar outras previdências que estão em torno de 1% e as vezes até menos.

A performance deste fundo está um pouco abaixo do CDI e um dos investimentos da previdência é em cotas de outros fundos de investimentos o que gera uma cascata de taxas e come cotas. Isso somado a rentabilidade que já não é das melhores, só deixa a aplicação mais a desejar.

Então neste caso, eu avaliaria primeiro se faz sentido seu marido ter uma previdência. Se sim, podemos indicar para você tópicos aqui na comunidade onde já foi debatido sobre o tema e possuem algumas opções de previdências mais interessantes para vocês avaliarem.

Espero que ajude a refletir no tema!

Então, ele não se aplica em nenhum dos casos acima.

Inclusive como foi herança, a mãe dele só falou pra ele da existência dessa prev. Um tempo após a morte da avó dele, sendo que eu acho que ele poderia ter acesso dados 18 anos.

Com isso ele nunca declarou nada no IR, eu sou a responsável por fazer o IR e estou sem saber como fazer isso, tbm preciso de ajuda.

Mas de qualquer forma, eu já imaginava que era melhor tirar, vou precisar de ajuda pra entender como vai funcionar.

Eu pensei em fazer a portabilidade pra algum lugar com melhores taxas e depois sacar, pq pelo que eu entendi as taxas são bem altas.

Eu fiz uma da grão que a Taxa de ADM é de 0,56 a.a.

Acho que as outras tbm são, seria melhor migrar pra essa e depois sacar?

Achei que não valeria

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
15 minutes ago, Mariana Pedra Da Maia De Alencastro Guimarães disse:

Então, ele não se aplica em nenhum dos casos acima.

Inclusive como foi herança, a mãe dele só falou pra ele da existência dessa prev. Um tempo após a morte da avó dele, sendo que eu acho que ele poderia ter acesso dados 18 anos.

Com isso ele nunca declarou nada no IR, eu sou a responsável por fazer o IR e estou sem saber como fazer isso, tbm preciso de ajuda.

Mas de qualquer forma, eu já imaginava que era melhor tirar, vou precisar de ajuda pra entender como vai funcionar.

Eu pensei em fazer a portabilidade pra algum lugar com melhores taxas e depois sacar, pq pelo que eu entendi as taxas são bem altas.

Eu fiz uma da grão que a Taxa de ADM é de 0,56 a.a.

Acho que as outras tbm são, seria melhor migrar pra essa e depois sacar?

Achei que não valeria

Bom dia, @Mariana Pedra Da Maia De Alencastro Guimarães !

Neste caso seria necessário entender as regras e condições de saída da previdência e ver o que seria mais vantajoso. No contrato da previdência e salvo engano também na lâmina é possível verificar as condições de saída. Dado isso será possível verificar melhor sobre qual caminho você irá optar por tomar.

Quando você comenta sobre a declaração do seu marido, ele nunca fez uma declaração de IR antes? Ou foi feita  mas sem informar esse valor de previdência? Me desculpe mas para mim não ficou muito claro essa parte.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Sobre o IR, eu faço há alguns anos a simples 

Porém quando a avó dele faleceu a mãe não falou sobre isso por um tempo e quando falou ele não quis ir lá ver.

Demorou papo de 1 ano ou até mais para ir no banco saber quanto tinha lá e tals.

Aí quando fomos eu até perguntei pro gerente se tinha que declarar, isso foi esse ano! ( 2 anos após o falecimento)

E ele falou que era pra ter declarado desde sempre... Depois conversei sobre com a minha sogra e ela fez um escândalo falando que já era descontado que não tinha que declarar nada! 

Aí como eu já havia feito o ir desse ano eu não pude fazer nada, mas para o próximo vamos precisar colocar isso de algum jeito, principalmente se sacarmos tudo né?!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
14 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

Bom dia, @Mariana Pedra Da Maia De Alencastro Guimarães !

Neste caso seria necessário entender as regras e condições de saída da previdência e ver o que seria mais vantajoso. No contrato da previdência e salvo engano também na lâmina é possível verificar as condições de saída. Dado isso será possível verificar melhor sobre qual caminho você irá optar por tomar.

Quando você comenta sobre a declaração do seu marido, ele nunca fez uma declaração de IR antes? Ou foi feita  mas sem informar esse valor de previdência? Me desculpe mas para mim não ficou muito claro essa parte.

Então como que eu vejo isso na lâmina? 

Eu postei a apólice, consegue me ajudar a encontrar?

Valeria a pena fazer a portabilidade pra um lugar com melhor taxa e depois sacar?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 21/09/2024 at 19:41, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse:

Olá @Mariana Pedra Da Maia De Alencastro Guimarães

Segue aí os conselhos do nosso amigo @Edison Luis Paulinipra avaliar se vale a pena ou não continuar com a previdência, que é só nesses casos comentados mesmo.

Por outro lado, se esse é todo dinheiro que possuem de patrimônio, imagino que tenha melhores possibilidades de rentabilidade deixando a previdência e migrando para um estratégia de renda fixa.

Obs. Não é recomendação, então analise primeiro a situação particular de vocês! 

Uma das nossas idéias era migrar pra uma previdência melhor.

Mas a idéia da grana ficar lá pra sempre após o vencimento que incomoda, todas são assim? 

No caso dessa ficaria até os 60 anos dele, quando começaria a pagar mensalmente uma aposentadoria até uns 95 anos e não poderíamos sacar nada de lá até o fim.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
16 minutes ago, Mariana Pedra Da Maia De Alencastro Guimarães disse:

Então como que eu vejo isso na lâmina? 

Eu postei a apólice, consegue me ajudar a encontrar?

Valeria a pena fazer a portabilidade pra um lugar com melhor taxa e depois sacar?

Nesse documento acho que não consegui verificar as condições. 
Uma maneira assertiva seria entrar em contato com o banco para entender melhor ou até mesmo pesquisar no site do banco onde normalmente se tem simuladores da previdência onde é possível entender o impacto da saída.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
23 minutes ago, Mariana Pedra Da Maia De Alencastro Guimarães disse:

Sobre o IR, eu faço há alguns anos a simples 

Porém quando a avó dele faleceu a mãe não falou sobre isso por um tempo e quando falou ele não quis ir lá ver.

Demorou papo de 1 ano ou até mais para ir no banco saber quanto tinha lá e tals.

Aí quando fomos eu até perguntei pro gerente se tinha que declarar, isso foi esse ano! ( 2 anos após o falecimento)

E ele falou que era pra ter declarado desde sempre... Depois conversei sobre com a minha sogra e ela fez um escândalo falando que já era descontado que não tinha que declarar nada! 

Aí como eu já havia feito o ir desse ano eu não pude fazer nada, mas para o próximo vamos precisar colocar isso de algum jeito, principalmente se sacarmos tudo né?!

Neste o melhor a se fazer é verificar com um contador o melhor caminho a se tomar. Eu acredito que ao menos retificações deverão ser feitas mas não é uma certeza pois podem haver outros por menores que só alguém especializado na área poderá ajudar.

O contador lhe apresentará a solução para o caso.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...