Jump to content
  • 0

Wege nas alturas

Matheus Moretti Piovesan

Pergunta

Bom dia sardinhas, como estão?

Recentemente, revisitei as empresas do meu portfólio e a Weg (WEGE3) chamou minha atenção. Sou realmente admirador da empresa, e considero uma das melhores em minha carteira. Ela é extremamente eficiente, adquiriu a Volt Electric Motors (empresa de motores elétricos), foi reconhecida como uma das mais inovadoras do Brasil, possui um ROE excelente, anunciou um investimento de R$ 670 milhões em expansão no Brasil e no México, e sua dívida é negativa. Sem dúvida, é uma empresa que vale manter a longo prazo.

No entanto, seu valor de negociação está bastante elevado. Não sou o único que tem essas informações, e com um P/VP de 12 e um P/L de 40, além de outros indicadores, sinto que o preço está um pouco esticado e pode passar por um ajuste.

Minha dúvida é: devo fazer um rebalançeamento? Vender uma parte e realizar parte do lucro? Atualmente, estou com 67% de valorização.

Considerando o cenário atual da bolsa, que está bastante descontada, penso se não faria mais sentido realocar em empresas que estão com preços mais atrativos.

Abraço e boa semana a todos!

Editado por Matheus Moretti Piovesan
Havia postado anteriormente sem querer de maneira imcompleta
  • Brabo 3
Link para compartilhar

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
18 minutes ago, Matheus Moretti Piovesan disse:

Recentemente, revisitei as empresas do meu portfólio e a Weg (WEGE3) chamou minha atenção. Sou realmente admirador da empresa, e considero uma das melhores em minha carteira. Ela é extremamente eficiente, adquiriu a Volt Electric Motors (empresa de motores elétricos), foi reconhecida como uma das mais inovadoras do Brasil, possui um ROE excelente, anunciou um investimento de R$ 670 milhões em expansão no Brasil e no México, e sua dívida é negativa. Sem dúvida, é uma empresa que vale manter a longo prazo.

No entanto, seu valor de negociação está bastante elevado. Não sou o único que tem essas informações, e com um P/VP de 12 e um P/L de 40, além de outros indicadores, sinto que o preço está um pouco esticado e pode passar por um ajuste.

Minha dúvida é: devo fazer um rebalançeamento? Vender uma parte e realizar parte do lucro? Atualmente, estou com 67% de valorização.

Considerando o cenário atual da bolsa, que está bastante descontada, penso se não faria mais sentido realocar em empresas que estão com preços mais atrativos.

Bom dia @Matheus Moretti Piovesan. Acompanho a WEG desde 2008 e basicamente eu nuncavi ela descontada 😄
Desde então foram mais de 2.000% de valorização. E a justificativa para o mercado pagar mais caro por ela, na minha opinião, é simplesmente pelo fato de que não conseguimos visualizar até onde a empresa pode chegar.

Desta forma eu manteria a posição, e caso o fator preço seja um criterio que voce considera de risco, adicione perguntas no diagrama de modo que ele fique mais sensibilizado com esta variavel, e automaticamente o diagrama direcionara um valor mais controlado caso o ativo estique demais frente a sua carteira.

Captura de tela 2024-09-25 115522.png

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
22 minutes ago, Matheus Moretti Piovesan disse:

Boa tarde, @Matheus Moretti Piovesan !

Apenas complementando a resposta do nosso amigo @Adriano Umemura.

Se avaliarmos a questão de preços da empresa observando seu histórico, chegaremos a conclusão que ela nunca esteve barata. Ela sempre teve seu indicadores de preços e alguns outros de valuation muito esticados. Logo, se considerarmos apenas a premissa de preço, nunca teríamos iniciado os aportes nela.

No longo prazo, empresas resilientes e que demonstram qualidade em suas operações tendem a manter lucros consistentes e crescentes. E uma tendência é que os preços acompanhem os lucros. Sendo assim, é possível concluir que existem altas chances de a empresa seguir com valores elevados nestes indicadores.

Não sei se entendi o que você quis dizer com rebalanceamento realizando a venda e lucro do ativo. O que você vê que seria rebalanceado efetivamente na carteira?

Trocar um ativo que está com lucro com relação ao preço por outros ativos que estão com indicadores aparentemente descontados é um risco a se correr. Chamamos isso do cultivo de ervas daninhas. Inclusive tem um vídeo no canal do investidor sardinha que este tema é abordado com mais detalhes e vou deixar o link ao final do post  =)

Espero que agregue ao tema!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar

• 0
33 minutes ago, Matheus Moretti Piovesan disse:

Sem dúvida, é uma empresa que vale manter a longo prazo.

Aqui voce afirma que é pra longo prazo

sinto que o preço está um pouco esticado e pode passar por um ajuste.

Aqui vc esta "achando" esticado, mas com base em que? (esta seria a reflexão) a nao ser que nao acredite mais no potencial de crescimento da empresa, o que derrubaria a afirmação anterior

Minha dúvida é: devo fazer um rebalançeamento? Vender uma parte e realizar parte do lucro? Atualmente, estou com 67% de valorização

Se sua carteira é justamente para longo prazo, nao seria melhor rebalancear aportando (com novos aportes) em outros ativos da carteira? o Diagrama nos direciona justamente para esta linha de estratégia.

Alguns ativos sempre vao despontar mais que outros na carteira, e é ai que devemos tomar cuidado, tanto para oscilacoes pra cima e ou pra baixo, estamos aportando para longo prazo, temos que ter um preco medio nosso e que nos garanta (com boas escolhas) ter empresas e ativos que se valorizem, e o todo da carteira (nossa estrategia faça sentido)

Obs: no caso vc não tem lucro de 67%, e sim a cotacao sofreu uma valorização, lucro ou prejuizo so temos quando realizamos (venda)

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
13 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

Boa tarde, @Matheus Moretti Piovesan !

Apenas complementando a resposta do nosso amigo @Adriano Umemura.

Se avaliarmos a questão de preços da empresa observando seu histórico, chegaremos a conclusão que ela nunca esteve barata. Ela sempre teve seu indicadores de preços e alguns outros de valuation muito esticados. Logo, se considerarmos apenas a premissa de preço, nunca teríamos iniciado os aportes nela.

No longo prazo, empresas resilientes e que demonstram qualidade em suas operações tendem a manter lucros consistentes e crescentes. E uma tendência é que os preços acompanhem os lucros. Sendo assim, é possível concluir que existem altas chances de a empresa seguir com valores elevados nestes indicadores.

Não sei se entendi o que você quis dizer com rebalanceamento realizando a venda e lucro do ativo. O que você vê que seria rebalanceado efetivamente na carteira?

Trocar um ativo que está com lucro com relação ao preço por outros ativos que estão com indicadores aparentemente descontados é um risco a se correr. Chamamos isso do cultivo de ervas daninhas. Inclusive tem um vídeo no canal do investidor sardinha que este tema é abordado com mais detalhes e vou deixar o link ao final do post  =)

Espero que agregue ao tema!

Muito obrigado pela ajuda, compreendi os pontos levantados. @Edison Luis Paulini, quando mencionei o rebalanceamento, estava me referindo ao ajuste da participação da Weg no meu portfólio, conforme o diagrama sugere, e à possibilidade de adquirir ações da Ambev (ABEV), por exemplo, que está com preço abaixo do indicado e cuja cotação se descolou de seus lucros.

image.png.d098a456637de828a8fd058a2916f88b.png

Editado por Matheus Moretti Piovesan
  • Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
4 horas atrás, Matheus Moretti Piovesan disse:

Muito obrigado pela ajuda, compreendi os pontos levantados. @Edison Luis Paulini, quando mencionei o rebalanceamento, estava me referindo ao ajuste da participação da Weg no meu portfólio, conforme o diagrama sugere, e à possibilidade de adquirir ações da Ambev (ABEV), por exemplo, que está com preço abaixo do indicado e cuja cotação se descolou de seus lucros.

image.png.d098a456637de828a8fd058a2916f88b.png

@Matheus Moretti Piovesan ir recalibrando nossos percentuais naturalmente o diagrama vai auxiliando nisso por normalmente se tem perguntas que falam sobre o preços dos ativos o que no caso da Weg haveriam penalidades possivelmente.

Dar essa balanceada com dinheiro novo entendo que é o melhor a ser feito. Até porque, se uma empresa está dando certo, a tendência é que seu preço aumente como comentamos antes. Por que se desfazer de algo que está dando certo?

Espero que ajude  =)

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...