Jump to content
  • 1

Análise Sanepar

Pedro Henrique Margreiter

Pergunta

14 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
17 horas atrás, Deborah Gerasimovic disse:

É legal incluir, que ela tem governo como majoritário.
Acho um ponto bem negativo, ainda mais sendo utilidade pública, tem bastante conflito de interesse.

Boa tarde @Deborah Gerasimovic acho interessante o ponto que você puxou, vou adicionar ali sim, mas eu tenho no meu diagrama do cerrado um item que diminui um pouco a nota por este motivo.

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0

Boa tarde @Edison Luis Paulini

14 horas atrás, Edison Luis Paulini disse:

Olha só, muito bom a iniciativa e legal ver seu empenho nos estudos!

Vou continuar adicionando aqui cada empresa que estudar, pra vcs irem me dando uma mão e pra também ajudar quem não sabe muito por onde começar como eu. Se tem uma coisa que aprendi no último mês é como a Comunidade ajuda nos estudos e a tirar incertezas.

Aqui eu gostaria de fazer um adendo para pensar em liderança de mercado. A liderança de mercado é deveras relativa. A Sanepar por exemplo, não é a maior empresa de saneamento do Brasil aberto em bolsa. Mas ela é líder no Paraná. 

Bom ponto.

Você identificou que no ano de 2021 houveram algumas reduções de alguns números. Para tentar responder a essa pergunta, essa fatia de tempo em 2021 pode ser um pouco mais aprofundada que se bem me recordo foi um período de uma crise hídrica por conta de uma estiagem (2020 e 2021). Tente ver se nos comunicados emitidos pela empresa neste ano se ela se comunicou sobre algum tipo de problema, se ela comunicava tentativas de resolução, mudanças estratégicas, perspectivas, etc. Ou se ela simplesmente ficou calada e deixou a vida levar.

Vou dar uma olhada nisso aí, mas confesso que é um pouco trabalhoso achar essas coisas no RI, mas vale o esforço.

Por fim, a depender do seus vieses e princípios, o comentário da @Deborah Gerasimovic sobre o controle estatal pode ser pertinente também.

Dentro do Diagrama tem um tópico em que tira ponto dela, porém não é algo que me impede de investir nela, só acho que realmente seja um ponto para se prestar um pouco mais a atenção.

Amigo, muito legal seus estudos! Se você tinha alguma insegurança, espero que tenha aumentado sua confiança pois você fez um bom estudo!

Parabéns por isso!

Valeu mano, muito obrigado pela ajuda aí também.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Pedro Henrique Margreiter disse:

Vou continuar adicionando aqui cada empresa que estudar, pra vcs irem me dando uma mão e pra também ajudar quem não sabe muito por onde começar como eu. Se tem uma coisa que aprendi no último mês é como a Comunidade ajuda nos estudos e a tirar incertezas.

Estaremos aqui para ajudar!

Vou dar uma olhada nisso aí, mas confesso que é um pouco trabalhoso achar essas coisas no RI, mas vale o esforço

Novamente, não sinta-se obrigado. É uma forma de dar mais uma refinada nos estudos e com a prática você vai pescando mais fácil essas informações. Realmente dá um trabalho, não tem como fugir disso. Mas vai virando hábito e vamos agilizando isso cada vez mais,

Dentro do Diagrama tem um tópico em que tira ponto dela, porém não é algo que me impede de investir nela, só acho que realmente seja um ponto para se prestar um pouco mais a atenção.

Legal. É um forma de balizar bem dando uma penalizada. Muitos colegas por aqui tem este viés de considerar estatais mais arriscadas mas não deixam investir nelas quando bem fundamentadas.

Disponha e aguardamos seus próximos posts com mais estudos de caso  =)

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Edison Luis Paulini disse:

Novamente, não sinta-se obrigado. É uma forma de dar mais uma refinada nos estudos e com a prática você vai pescando mais fácil essas informações. Realmente dá um trabalho, não tem como fugir disso. Mas vai virando hábito e vamos agilizando isso cada vez mais,

Com certeza, não somos obrigados a nada, mas não podemos ficar deixando de fazer coisas por preguiça ou coisa do tipo, vou pegar e dar uma analisada nisso. Eu achei um pouco difícil fazer a análise completa mas também não muito, em questão de 4 horas acredito que consegui analisar a empresa. Tudo bem que não foi a análise mais profunda do mundo, mas acho que consegui refinar legal o estudo sobre a empresa.

Legal. É um forma de balizar bem dando uma penalizada. Muitos colegas por aqui tem este viés de considerar estatais mais arriscadas mas não deixam investir nelas quando bem fundamentadas.

Sigo bem nesse viés, acredito que são um pouco mais arriscadas, porém não vou deixar de investir, como por exemplo a Sanepar eu irei investir sim, achei uma empresa boa para fazer parte da base da minha carteira.

Disponha e aguardamos seus próximos posts com mais estudos de caso  =)

Ainda terão vários KKJKJKJKJKJKJKJKK

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
On 27/09/2024 at 20:03, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse:

Olá @Pedro Henrique Margreiter,

Nao quero inviesar sua análise nem nada disso, pelo amor de Deus! Achei ótima, aliás!

Tem um detalhe quanto a sanepar que não vi comentário (se há, me desculpem)....

A sanepar logrou êxito ganhar uma ação judicial gigante contra o governo, cujo mercado aguarda que esse lucro seja distribuído entre os acionistas, e isso está precificado. Veja que houve um "boom" na cotação dos últimos tempos...

Digo isso para que vc observe e inclua essa informação na vossa análise, oq não significa de forma alguma recomendação de compra ou venda!

Boa noite
Bom ponto, eu li algo sobre porém não adicionei ao estudo, irei colocar, muito obrigado.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...