Jump to content
  • 0

ITSA3 vs BBAS3


Cristian Souza

Pergunta

Vi em vários vídeos do Raul, e fica claro como ele investe e gosta de ITSA3. Ele também ja deixou bem claro que não gosta de investir em ações de empresas estatais. porém, ao meu ver (peço que os colegas deem sua opinião sobre isso) que o bbas3 tem indicativos melhores e inclusive tag along de 100% contra os 80% de ITSA3. Será que ser empresa estatal é mais arriscado do que não ter tag along de 100%?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
39 minutes ago, Cristian Souza disse:

Vi em vários vídeos do Raul, e fica claro como ele investe e gosta de ITSA3. Ele também ja deixou bem claro que não gosta de investir em ações de empresas estatais. porém, ao meu ver (peço que os colegas deem sua opinião sobre isso) que o bbas3 tem indicativos melhores e inclusive tag along de 100% contra os 80% de ITSA3. Será que ser empresa estatal é mais arriscado do que não ter tag along de 100%?

Boa tarde!
Acredito que são riscos diferentes. 
O risco de estatal é o risco de sempre quem comanda estar ali sendo comandado pela vontade de alguém que muda de 4 em 4 anos.
Como a ITSA não tem só o ITUB dentro da holding e não tenho problemas com ALGUMAS estatais pelo histórico independente do espectro politico que está mandando sempre performar bem eu optei por ser sócio de ambas 🤣

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Cristian Souza disse:

Vi em vários vídeos do Raul, e fica claro como ele investe e gosta de ITSA3. Ele também ja deixou bem claro que não gosta de investir em ações de empresas estatais. porém, ao meu ver (peço que os colegas deem sua opinião sobre isso) que o bbas3 tem indicativos melhores e inclusive tag along de 100% contra os 80% de ITSA3. Será que ser empresa estatal é mais arriscado do que não ter tag along de 100%?

Boa tarde, @Cristian Souza !

Na minha visão estamos falando de coisas diferentes. Não acho válido uma comparação entre tag along e uma estatal. Além disso, a comparação entre estes dois banco não é tão simples.

Vamos nos lembrar que a Itausa é uma holding. Ela tem uma participação significativa no banco Itau que é o maior banco privado que temos por aqui. Em contrapartida, o Banco do Brasil é um banco em si e que tem seu destaque no agro. Logo, comparar diretamente indicadores entre os dois ativos não seria algo correto a ser feito.

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 27/09/2024 at 14:29, Edison Luis Paulini disse:

Boa tarde, @Cristian Souza !

Na minha visão estamos falando de coisas diferentes. Não acho válido uma comparação entre tag along e uma estatal. Além disso, a comparação entre estes dois banco não é tão simples.

Vamos nos lembrar que a Itausa é uma holding. Ela tem uma participação significativa no banco Itau que é o maior banco privado que temos por aqui. Em contrapartida, o Banco do Brasil é um banco em si e que tem seu destaque no agro. Logo, comparar diretamente indicadores entre os dois ativos não seria algo correto a ser feito.

 

Certo, comparemos então com o banco itaú, que também tem tag along de apenas 80%. Sou investidor iniciante, e pra mim um tag along que não seja 100% me parece muito arriscado. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 27/09/2024 at 12:26, Cristian Souza disse:

Vi em vários vídeos do Raul, e fica claro como ele investe e gosta de ITSA3. Ele também ja deixou bem claro que não gosta de investir em ações de empresas estatais. porém, ao meu ver (peço que os colegas deem sua opinião sobre isso) que o bbas3 tem indicativos melhores e inclusive tag along de 100% contra os 80% de ITSA3. Será que ser empresa estatal é mais arriscado do que não ter tag along de 100%?

Boa noite @Cristian Souza. São 2 criterios de riscos distintos que cabe a cada investidor avaliar. Não havera uma resposta generalizada ja que para alguns tanto o controle estatal como a diferença de tag along podem ser considerados criterios de exclusão ou simplesmente criterios de aumento ou diminuilção de risco. 

Desta forma cabera a cada investidor ponderar qual destes criterios seria mais significativo frente a sua analise e representaria um risco maior ou mesmo criterio de exclusão.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
14 horas atrás, Cristian Souza disse:

Certo, comparemos então com o banco itaú, que também tem tag along de apenas 80%. Sou investidor iniciante, e pra mim um tag along que não seja 100% me parece muito arriscado. 

São riscos que podem ser medidos de acordo com cada investidor não havendo uma regra específica neste caso. Sem tag along é já obtido como um risco muito alto e consideramos inviável. Agora quando falamos de um tag along de 80%, ainda é tido como um risco sim, mas menor. Isso já pode variar para o investidor que se sente mais confortável apenas com um tag along de 100% como para o outro que ainda fica tranquilo em caso de receber 80%.

A mesma analogia vale para o risco estatal. Temos normalmente três tipos de investidores:

- aqueles que já consideram o controle estatal como fator eliminatório;

- aqueles que investem mas colocam um peso de risco maior;

- aqueles que investem não considerando como risco.

São pontos que podem acabar variando de pessoa para pessoa.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 29/09/2024 at 00:21, Cristian Souza disse:

Certo, comparemos então com o banco itaú, que também tem tag along de apenas 80%. Sou investidor iniciante, e pra mim um tag along que não seja 100% me parece muito arriscado. 

Olá Cristian,

Tentando contribuir um pouquinho com o debate.

O que quero indicar aqui é o seguinte: uma coisa são os seus critérios de eliminação direitos e outra coisa é a inserção no Diagrama do Cerrado.

Veja que se para você um tag along que não seja 100% já é critério de eliminação, então empresas com menos não entrarão na sua análise. Elas já seriam eliminadas caso você entenda que menos de 100% não vale a pena.

Aí depois você pode colocar a questão do controle estatal como análise de risco (ou seja, no Diagrama do Cerrado). Se tiver controle estatal você pode dar uma penalizada na empresa, diminuindo seus aportes nela.

Mas o inverso também é verdadeiro. Ou seja, você pode ter como critério de eliminação a existência de controle estatal (ou seja, empresas com controle estatal estão fora da sua carteira) e como critério de risco o tag along (quanto maior o tag along, menor o risco).

As escolhas vão depender, logicamente, da sua estratégia e do seu apetite ao risco. O importante é você compreender que controle estatal e tag along são critérios distintos e não faz sentido compará-los.

Espero ter ajudado!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...