Jump to content
  • 0

AGRO3


Gustavo Dutra Almeida

Pergunta

Boa tarde,

Estou analisando ações do agronegócio e estou com uma dúvida.

O EBIT do AGRO3 está menor que o lucro líquido, essa diferença quer dizer que a empresa está ganhando no resultado financeiro correto? Isso poderia ser considerado uma "negativa" visto que esse capital poderia ser utilizado para o desenvolvimento da atividade-fim da empresa? Ou seria mais uma estratégia de deixar o dinheiro em caixa rendendo até o momento de compra de um terreno visto que a empresa é baseada na compra e agregação de valor e posterior venda de terrenos?

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
47 minutes ago, Gustavo Dutra Almeida disse:

Boa tarde,

Estou analisando ações do agronegócio e estou com uma dúvida.

O EBIT do AGRO3 está menor que o lucro líquido, essa diferença quer dizer que a empresa está ganhando no resultado financeiro correto? Isso poderia ser considerado uma "negativa" visto que esse capital poderia ser utilizado para o desenvolvimento da atividade-fim da empresa? Ou seria mais uma estratégia de deixar o dinheiro em caixa rendendo até o momento de compra de um terreno visto que a empresa é baseada na compra e agregação de valor e posterior venda de terrenos?

 

Boa tarde, @Gustavo Dutra Almeida !

Neste caso sim, é um possível indício de que a operação da empresa esteja sendo menos lucrativa com relação a sua capacidade que geração de caixa que envolve inclusive ganhos financeiros provenientes de investimentos.

Um exercício correto a se fazer é buscar nos relatórios da empresa o porque disso estar acontecendo, se ela está com dificuldades em sua operação, se tem algum impacto como, por exemplo, preços de commodity que estão interferindo nos resultados, se eles estão acumulando caixa propositalmente para algum fim, variação nas vendas, enfim, Podemos ter uma série de possibilidades que deverão ser interpretadas diretamente na fonte.

 

Espero que ajude!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Gustavo Dutra Almeida disse:

Boa tarde,

Estou analisando ações do agronegócio e estou com uma dúvida.

O EBIT do AGRO3 está menor que o lucro líquido, essa diferença quer dizer que a empresa está ganhando no resultado financeiro correto? Isso poderia ser considerado uma "negativa" visto que esse capital poderia ser utilizado para o desenvolvimento da atividade-fim da empresa? Ou seria mais uma estratégia de deixar o dinheiro em caixa rendendo até o momento de compra de um terreno visto que a empresa é baseada na compra e agregação de valor e posterior venda de terrenos?

 

Boa tarde @Gustavo Dutra Almeida. Nem sempre um resultado financeiro positivo é algo ruim. Por exemplo, algumas empresas realizam hedges para proteção, e este tipo de operação entra tambem no resultado financeiro. Teria que avaliar os DREs anteriores para verificar se é algo recorrente ou pontual.

Alem disso a empresa pode ter recebido tambem algum beneficio fiscal fazendo tambem com que o lucro liquido aumente frente ao operacional

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Gustavo Dutra Almeida disse:

Entendido, @Edison Luis Paulini e @Adriano Umemura, no caso então a melhor coisa a se fazer quando observar uma “discrepância” dessas é ir investigar no RI das empreses.

Tentar estabelecer um historico, principalmente para avaliar se é algo pontual ou recorrente

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...