Jump to content
  • 0

SOBRE PARTE III DA AULA 6 - ANÁLISE DE AÇÕES - DO MÓDULO 4 - LUCRO


Christina M B

Pergunta

Pessoal, eu estou estudando como analisar indicadores e o que eles significam. Tem uma parte da aula 6 - parte III do módulo 4 que fala sobre a questão do lucro. Daí em certo momento, logo no começo da aula, não lembro o minuto, mas é mais no começo mesmo, onde Raul ensina que ao subtrairmos o EBIT do lucro líquido, chegamos em um número que indica quanto que rendeu o "caixa" da empresa. Eu entendi que é isso que indica, porque ele explicou isso logo após explicar o indicador "disponibilidade", que é o caixa. Ele estava usando como modelo a ITSA4 e eu estou acompanhando as aulas fazendo tudo que ele ensina usando a CMIG4 pra testar. Até então tudo ia bem e eu estava entendendo, até chegar nessa conta. Pra fazer essa conta ele usou a GRND3 e eu segui testando com Cemig. Só que o EBIT da CMIG4 subtraído de  seu lucro líquido deu um número negativo. Eu imaginei que talvez estivesse gastando dinheiro do caixa pra isso ter acontecido, mas a verdade é que não entendi. Alguém sabe me dizer o que isso significa? Obrigada 

ilustração.pdf

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Olá Christina,

Vou tentar te explicar porém sou novo no curso, então se houver algum equívoco peço para os mais experientes me corrigirem.

O EBIT é o lucro antes das taxas e juros (juros que podem apresentar um resultado positivo ou negativo da empresa), o EBIT é também conhecido como lucro operacional, ou seja, o lucro advindo da atividade-fim da empresa, no caso da CMIG4 seria o lucro advindo dos negócios de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica, distribuição de gás natural e soluções energéticas.

O lucro líquido é calculado como = EBIT - taxas +/- juros (também chamado de resultado financeiro que são as receitas menos as despesas financeiras, pagamento/recebimento de juros), logo se a empresa tem um resultado financeiro negativo (pagando mais juros do que recebendo), o lucro líquido será menor que o EBIT como é o caso da CMIG4, se a empresa tivesse resultado financeiro positivo (recebendo mais juros do que pagando), o lucro líquido pode ser maior que o EBIT (dependendo das taxas), como é o caso analisado na aula.

Contudo, resultado financeiro negativo nem sempre é uma coisa ruim, pois a empresa pode estar pagando juros pois teve que pegar um crédito para se desenvolver. Acredito que o resultado financeiro negativo é o mais usual para empresas fora do segmento financeiro, pois o core da empresa é operacional e não financeiro. (Gostaria da confirmação de alguém mais experiente sobre isso).

Assim como resultado financeiro positivo nem sempre é uma coisa boa, pois a empresa pode estar deixando de utilizar o capital para se desenvolver e somente aplicando em renda fixa por exemplo, e se uma empresa com atividade-fim operacional está fazendo isso, é melhor você mesmo aplicar na renda fixa. (se não me engano esse foi o exemplo dado na aula), vale salientar que isso não se aplica a empresas do setor financeiro, visto que a atividade-fim é justamente emprestar dinheiro e receber juros maiores.

Recomendo também dar uma olhada/estudada em Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) para você entender melhor o que foi explicado acima.

Deixo também uma tabela ilustrativa de como é a disposição de um DRE.

spacer.png

Editado por Gustavo Dutra Almeida
  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Christina M B disse:

Pessoal, eu estou estudando como analisar indicadores e o que eles significam. Tem uma parte da aula 6 - parte III do módulo 4 que fala sobre a questão do lucro. Daí em certo momento, logo no começo da aula, não lembro o minuto, mas é mais no começo mesmo, onde Raul ensina que ao subtrairmos o EBIT do lucro líquido, chegamos em um número que indica quanto que rendeu o "caixa" da empresa.

Bom dia @Christina M B. Entre a linha do Ebit ou lucro operacional estão os lançamentos referentes ao resultado financeiro da empresa e o IR. Entende- se por resultado financeiro o resultado dado da receita financeira (-) despesas financeiras. As receitas financeiras podem ser provenientes dos investimentos monetários como aplicações financeiras de curto, médio e longo prazo. Empresas que geram muito caixa podem oferecer um valor relevante proveniente dessas aplicações. Já as despesas financeiras são geradas principalmente pelos passivos onerosos. Isto é, os gastos que possuem algum compromisso de pagamento de juros com credores como empréstimos, financiamentos ou debêntures.Também podem estar presentes as variações cambiais no período, decorrentes do descasamento de moeda entre ativos e passivos. Além disso, a empresa pode realizar algumas operações no mercado futuro, como o hedge cambial, caso ela realize exportação ou importação.

Ja a geração de caixa da empresa encontramos através de outro demonstrativo financeiro que é o DFC (Demonstrativo de fluxo de caixa). Com o DFC podemos visualizar o quanto a empresa gerou de caixa na operação (Fluxo de caixa operacional), o quanto gastou com investimentos (fluxo de caixa de investimentos) e o quanto pagou ou recebeu via emprestimos ou distribuição para os acionistas (fluxo de caixa de financiamentos). O resultado final destes 3 fluxos mostrara se no periodo a empresa gerou ou drenou o seu caixa. O resultado final do caixa é o valor apreesentado no balanço patrimonial na linha refernte ao "Caixa"

Veja se estas explicações fazem sentido para voce. Vou deixar abaixo alguns prints do demonstrativo financeiro da ABEV3 que mostram estes lançamentos que citei

 

 

 

 

Captura de tela 2024-09-29 082538.png

Captura de tela 2024-09-29 082303.png

Captura de tela 2024-09-29 082319.png

  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 29/09/2024 at 02:50, Gustavo Dutra Almeida disse:

Olá Christina,

Vou tentar te explicar porém sou novo no curso, então se houver algum equívoco peço para os mais experientes me corrigirem.

O EBIT é o lucro antes das taxas e juros (juros que podem apresentar um resultado positivo ou negativo da empresa), o EBIT é também conhecido como lucro operacional, ou seja, o lucro advindo da atividade-fim da empresa, no caso da CMIG4 seria o lucro advindo dos negócios de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica, distribuição de gás natural e soluções energéticas.

O lucro líquido é calculado como = EBIT - taxas +/- juros (também chamado de resultado financeiro que são as receitas menos as despesas financeiras, pagamento/recebimento de juros), logo se a empresa tem um resultado financeiro negativo (pagando mais juros do que recebendo), o lucro líquido será menor que o EBIT como é o caso da CMIG4, se a empresa tivesse resultado financeiro positivo (recebendo mais juros do que pagando), o lucro líquido pode ser maior que o EBIT (dependendo das taxas), como é o caso analisado na aula.

Contudo, resultado financeiro negativo nem sempre é uma coisa ruim, pois a empresa pode estar pagando juros pois teve que pegar um crédito para se desenvolver. Acredito que o resultado financeiro negativo é o mais usual para empresas fora do segmento financeiro, pois o core da empresa é operacional e não financeiro. (Gostaria da confirmação de alguém mais experiente sobre isso).

Assim como resultado financeiro positivo nem sempre é uma coisa boa, pois a empresa pode estar deixando de utilizar o capital para se desenvolver e somente aplicando em renda fixa por exemplo, e se uma empresa com atividade-fim operacional está fazendo isso, é melhor você mesmo aplicar na renda fixa. (se não me engano esse foi o exemplo dado na aula), vale salientar que isso não se aplica a empresas do setor financeiro, visto que a atividade-fim é justamente emprestar dinheiro e receber juros maiores.

Recomendo também dar uma olhada/estudada em Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) para você entender melhor o que foi explicado acima.

Deixo também uma tabela ilustrativa de como é a disposição de um DRE.

spacer.png

Caríssimo Gustavo

 

Sua explicação foi ótima (a menos que eu não tenha entendido nada😵). Me deu um insight aqui e eu fui vasculhar o RI da CEMIG e vi que eles estão pagando as pessoas que aderiram a um programa de desligamento voluntário. Aí está uma despesa extra e não recorrente que pode estar contribuindo pra esse resultado que eu mencionei. Além disso, eles relatam aumento de despesas com serviços terceirizados para manutenção dos equipamentos. Bom, pra mim está fazendo sentido: eles continuam pagando os empregados que antes faziam os serviços e que estão saindo, mas como a operação não pode parar, precisam pagar os terceirizados que estão entrando no lugar daqueles do mesmo jeito. O que você acha? É possível ser essa a fonte da questão? 

Editado por Christina M B
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
58 minutes ago, Christina M B disse:

Caríssimo Gustavo

 

Sua explicação foi ótima (a menos que eu não tenha entendido nada😵). Me deu um insight aqui e eu fui vasculhar o RI da CEMIG e vi que eles estão pagando as pessoas que aderiram a um programa de desligamento voluntário. Aí está uma despesa extra e não recorrente que pode estar contribuindo pra esse resultado que eu mencionei. Além disso, eles relatam aumento de despesas com serviços terceirizados para manutenção dos equipamentos. Bom, pra mim está fazendo sentido: eles continuam pagando os empregados que antes faziam os serviços e que estão saindo, mas como a operação não pode parar, precisam pagar os terceirizados que estão entrando no lugar daqueles do mesmo jeito. O que você acha? É possível ser essa a fonte da questão? 

Boa tarde, @Christina M B !

Apenas agregando um pouquinho ao tema.

Sim, é uma possível causa não recorrente para o ativo. Como programa de desligamento voluntário acarreta em a empresa ter de arcar com custos de desligamento de pessoal, é normal que os custos aumente consideravelmente a depender do volume de desligamento.

Isso também pode abrir margens para um turn around da empresa que as vezes não é muito bem visto pelo mercado o que pode afetar inclusive sua cotações.

Apenas reforçando que passo aqui uma visão mais geral sem estar falando especificamente da CMIG que é um ativo que francamente não estudei pelo fato de não possui tag along. Logo, não é uma recomendação de compra ou venda.

 

Espero que ajude!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...