Jump to content
  • 0

SOBRE PARTE III DA AULA 6 - ANÁLISE DE AÇÕES - DO MÓDULO 4 - LUCRO


Christina M B

Pergunta

Pessoal, eu estou estudando como analisar indicadores e o que eles significam. Tem uma parte da aula 6 - parte III do módulo 4 que fala sobre a questão do lucro. Daí em certo momento, logo no começo da aula, não lembro o minuto, mas é mais no começo mesmo, onde Raul ensina que ao subtrairmos o EBIT do lucro líquido, chegamos em um número que indica quanto que rendeu o "caixa" da empresa. Eu entendi que é isso que indica, porque ele explicou isso logo após explicar o indicador "disponibilidade", que é o caixa. Ele estava usando como modelo a ITSA4 e eu estou acompanhando as aulas fazendo tudo que ele ensina usando a CMIG4 pra testar. Até então tudo ia bem e eu estava entendendo, até chegar nessa conta. Pra fazer essa conta ele usou a GRND3 e eu segui testando com Cemig. Só que o EBIT da CMIG4 subtraído de  seu lucro líquido deu um número negativo. Eu imaginei que talvez estivesse gastando dinheiro do caixa pra isso ter acontecido, mas a verdade é que não entendi. Alguém sabe me dizer o que isso significa? Obrigada 

ilustração.pdf

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Olá Christina,

Vou tentar te explicar porém sou novo no curso, então se houver algum equívoco peço para os mais experientes me corrigirem.

O EBIT é o lucro antes das taxas e juros (juros que podem apresentar um resultado positivo ou negativo da empresa), o EBIT é também conhecido como lucro operacional, ou seja, o lucro advindo da atividade-fim da empresa, no caso da CMIG4 seria o lucro advindo dos negócios de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica, distribuição de gás natural e soluções energéticas.